sábado, 4 de julho de 2009

Democrata Futebol Clube

O Democrata Futebol Clube foi fundado em 14 de junho de 1914, na cidade mineira de Sete Lagoas. A iniciativa da criação de um clube na cidade foi tomada apenas cinco dias antes de sua fundação. No dia 9 de junho daquele mesmo ano, alguns amantes do esporte se reuniram no bar mais famoso da cidade, o Bar Chique.

As reuniões aconteceram no local até o dia 13 de junho, quando os mentores da idéia conseguiram angariar uma grande quantidade de simpatizantes à causa. No dia seguinte os fundadores decidiram não fazer mais a reunião no bar.

Foi aí que apareceu a figura de Bernardo Figueiredo, conhecido como Paizinho, maestro de uma banda da cidade conhecida como União dos Artistas, que ofereceu a sala de sua casa para que os homens se reunissem.

Naquele 14 de junho de 1914, 21 homens participaram da reunião de fundação do Democrata Futebol Clube. Entre eles estava o primeiro presidente do clube, Francisco Wanderlei Azeredo. O nome da agremiação foi escolhido pelo fato de os próprios fundadores se considerarem democratas.

Logo após a reunião de fundação do clube, Modestino Andrade arrecadou fundos para comprar o primeiro jogo de camisas. A arrecadação foi rápida e Andrade já fez a encomenda, por telegrama, em uma loja especializada do Rio de Janeiro, no mesmo dia. No dia 25 de junho de 1914 as camisas chegaram a Sete Lagoas. Já naquela época o uniforme era listrado em branco e vermelho.

A fase mais brilhante da história do Democrata ocorreu do ano de 1955 até 1963. Em 1955, após uma campanha brilhante no Campeonato Mineiro daquele ano, o clube da cidade de Sete Lagoas chegou à final, mas foi derrotado pelo Atlético-MG.

Dois anos depois, em 1957, o Democrata chegou novamente à final e, mais uma vez, contra um clube da capital Belo Horizonte. O adversário era o América, e o Jacaré acabou perdendo para o Coelho e ficando com o vice mais uma vez.

Em 1963, o Democrata disputou mais uma decisão estadual. Novamente o rival era o Atlético-MG, que acabou saindo com a vitória e com o título daquele ano, deixando o Democrata com o vice pela terceira vez.

A partir daí o clube passou a se revezar entre o Módulo 1 e o Módulo 2 do Campeonato Mineiro. E foi na segunda divisão da competição que o Democrata conquistou seu primeiro título. Em 1982, o time de Sete Lagoas venceu o Módulo 2 do Campeonato Mineiro de forma invicta.

Nos últimos anos, o Democrata alternou entre a primeira e segunda divisão do Campeonato Mineiro. O último acesso conquistado pelo Jacaré foi em 2004.

Infelizmente o Democrata não foi bem no Campeonato Mineiro de 2008 e, ao lado do Ipatinga, foi rebaixado e disputará a segunda divisão do Mineiro em 2009.

Estádio

O Estádio Joaquim Henrique Nogueira (ou Nogueirão),também chamado de Arena do Jacaré, é um estádio em Sete Lagoas, Minas Gerais com capacidade para vinte mil espectadores, desses vinte mil, dois mil sentados(cadeiras). O estádio recebeu esse nome pois foi o fazendeiro e membro e umas das mais tradicinais famílias Joaquim Henrique Nogueira doou o terreno onde o estádio foi contruído. Possui quarenta e quatro banheiros, seis vestiários e dezenove cabines para imprensa.

Antigamente o Democrata usava o estádio José Duarte de Paiva com capacidade para 2mil pessoas. Com a posse de Humberto Timo em 2003, o antigo sonho se tornou realidade.Hoje, o Democrata tem um dos melhores estádio do estado de Minas Gerais.

Foi inaugurado em 28 de janeiro de 2006 na vitória de 3x0 sobre o Atlético Mineiro.O primeiro gol foi marcado pelo jogador do Democrata, Paulo Cesar aos 15 minutos do primeiro tempo desde jogo. O Jogo com maior público foi Democrata Futebol Clube X Clube Atlético Mineiro, válido pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro de 2008 , o resultado deste jogo foi 1x0(Gol de Tuta) para o Democrata. O público foi de 20.500 pessoas.

Hino

Nosso estandarte alvi-rubro é um show Tremula uma bandeira em cada esquina Explode o coração a cada grito de gol Que o brilho do sucesso ilumina De olho no gramado vendo o time jogar Um grito de vitória pelo ar Delira meu povo, sorrindo de novo É o Jacaré fazendo a rede balançar Tocou de primeira, jogando um bolão Em cada lance o jogo tem sabor de decisão Levanta galera, vem participar É nosso Democrata que chegou pra abalar Tocou de primeira, jogando um bolão É o grande Democrata, muita raça e tradição Molhando a camisa, com todo suor Buscando a cada dia um futuro melhor

Mascote

A mascote do Democrata de Sete Lagoas é o jacaré. O animal foi escolhido como símbolo do clube por sua agilidade característica e também por ser visto freqüentemente nas lagoas da cidade natal do Democrata Futebol Clube.