Pular para o conteúdo principal

Palmas Futebol e Regatas


O Palmas Futebol e Regatas surgiu da Sociedade Esportiva Canelas, que cedeu sua documentação, que já estava regularizada junto à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Com isso, o Palmas passou a ser o 1º time profissional na Capital, cuja fundação ocorreu no dia 31 de janeiro de 1997. A reunião, que oficializou a fundação do Palmas, aconteceu nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), na Capital, e contou com a presença de várias autoridades, empresários, simpatizantes e jogadores. O Governador Siqueira Campos, um dos grandes idealizadores do surgimento do Palmas, foi o primeiro desportista a assinar o livro-ata do clube.

Campo de terra

Quando o Palmas iniciou suas atividades em 1997, a Capital ainda não tinha um campo com capacidade para abrigar jogos do Campeonto Tocantinense. Para treinar os jogadores utilizavam o campo de terra da Arse 72 (706 Sul). As partidas oficiais pelo Campeonato Estadual e Brasileiro da Série C foram disputadas em Porto Nacional, Paraíso e Miranorte. Em 1998, o Palmas começou a mandar seus jogos na Morada do Sol, em Taquaralto e no campo da Arno 43 (407 Norte). Somente com a construção do Estádio Nilton Santos, a partir de 2000, é que o clube passou a ter um local mais adequado para as suas conquistas.Apesar de sua trajetória em fase inicial, o Palmas é o maior clube de Tocantins. O tricolor (azul, amarelo e branco), além do pentacampeonato, foi vice-campeão estadual duas vezes (1998 e 2002); em 2004 chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo XV de Novembro, e em 2003 terminou a Série C em sétimo lugar.

1º gol

A proeza de entrar para a história do clube como autor do primeiro gol oficial coube ao ex-atacante e, hoje supervisor de futebol, Belziran José de Souza. O gol aconteceu, no dia 30 de março de 1997, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional (TO), no jogo onde o Palmas foi derrotado pelo Interporto por 2 x 1.

Estádio Nilton Santos.

No dia 23 de agosto de 1997, foi lançado a pedra fundamental do Estádio Nilton Santos. Na ocasião, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes no evento, que contou com as participações do Governador Siqueira Campos, do presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) e também Senador do Tocantins, Leomar Quintanilha e do homenageado, o bicampeão mundial, Nilton Santos. O evento foirealizado pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (Setas), em parceria com a Federação Tocantinense de Futebol.

Primeiro gol no Nilton Santos

O atacante da Seleção Brasileira Sub-17, Malzone, foi o autor do primeiro gol no Estádio Nilton Santos, no empate de 2 x 2 com a Seleção Tocantinense Sub-20, em amistoso realizado no dia 12 de outubro de 2000, na inauguração do estádio.

Primeiro gol oficial

Já o primeiro gol, valendo por uma competição oficial, foi assinalado pelo meia Wesnalton, na vitória do Palmas 2 x 0 sobre o Gama (DF), pela Copa Centro-Oeste, no dia 18 de janeiro de 2001.

100º Jogo

O centésimo jogo oficial do Palmas aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2001, na cidade de Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Na ocasião, o Tricolor da Capital perdeu por 1 x 0 para o Gama (DF).

Estádio Nilton Santos

Capacidade 12.000 espectadores
Inauguração 12/10/2000
Seleção do Brasil sub17 2 x 2 Sel.Tocantins sub20
1° gol: Malzone (Brasil)

Titulos
Campeonato Tocantinense 2000, 2001, 2003, 2004, 2007
Campeonato Tocantinense de Juniores 2001 (Sub 21), 2001 (sub 20), 2002 (sub 20)

Mascote - Arara-Azul








site: http://www.palmasfr.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância