Pular para o conteúdo principal

Associação Atlética Francana

A Associação Atlética Francana foi fundada no dia 12 de outubro de 1912 por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva.

O terreno onde até hoje funciona a sede social do clube foi doado no final dos anos 1910 pelo Cel. Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico".
O Estádio da Bela Vista foi inaugurado em 1922 e foi onde a Francana sediou as partidas até 1969, quando foi construído o Estádio Municipal, que leva o nome do médico José Lancha Filho, então prefeito de Franca e que em 2005 assumiu a presidência do clube. O estádio "Nhô Chico", como é conhecido o Estádio da Bela Vista, atualmente não é utilizado para comportar partidas de futebol, pois não tem estrutura para suportar tal evento, no entanto, sua fachada faz parte do patrimônio histórico da cidade de Franca e não pode ser modificada.

Em campo, o primeiro título da "Veterana" foi de campeão da Alta Mogiana, em 1923, quando derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto em duas vitórias em dois jogos emocionantes: 2 a 1 em Franca e 3 a 2 em pleno Estádio Luís Pereira, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto.

Em 1948, a Francana começou a sua trajetória no futebol profissional no primeiro campeonato da Divisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol. O time era memorável: Marreco; Antero e Amauri; Tutti, Gonçalves e Eca; Tim, Tidão, Tonho Rosa, Luisinho e Canhotinho. No primeiro campeonato, ficou em terceiro lugar. Quem subiu foi o XV de Piracicaba.

Após várias tentativas, finalmente a Francana obteve o acesso para o Campeonato Paulista. No dia 4 de dezembro de 1977, a Veterana derrotou o Araçatuba por 2 a 0, com gols de Zé Antônio e Antenor. O time esmeraldino era formado por Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém. No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.

A Francana disputou os Campeonatos Paulistas de 1978 até 1982, quando foi rebaixada. Neste período, destacam-se vitórias históricas contra o São Paulo (2 a 0), em pleno Pacaembu, em 1978. No ano seguinte, também no Pacaembu, a Veterana venceu o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores corintianos atônitos, no dia 22 de agosto de 1979. A última participação na Primeira Divisão foi no dia 8 de dezembro de 1982, na vitória por 3 a 1 contra o Santos em plena Vila Belmiro. Atualmente, a Francana disputa o Campeonato Paulista da Série A-3, depois do rebaixamento em 2005.

A Francana conseguiu o acesso para a série A-1 em 1977, após vitória sobre o Araçatuba por 2 a 0. O clube permaneceu 5 anos na elite do futebol paulista, rebaixando então em 1982. Foi rebaixada em 2005, para a série A-3, onde se situa até hoje. O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1996, caiu na semi-final do Campeonato Brasileiro da Série C, perdendo para o Sampaio Corrêa.

Estádio
Estádio Municipal José Lancha Filho
Endereço: Av
Lázaro Souza Campos – 750
Capacidade 15100
Inauguração 09/07/1969 - Corinthians 2 X 0 Francana


Hino da Associação Atlética Francana
(Emílio Marques)

Não há que ver
É tão querida
Da nossa terra a Associação
Sempre altaneira
E sempre unida
Com o adversário viverá
Em plena união

E com ardor
Defenderemos nosso
Glorioso pavilhão
O verde e o branco sempre traremos
Bem guardados no coração.

Com amor vamos cantar
Um hino cheio de glória
Á Associação vamos levar
Os louros da vitória
Vencedores ou vencidos
Seremos sempre leais
De todos mui queridos
E não tememos nossos rivais

Mascote
A rivalidade entre equipes do interior paulista é tão forte que um simples jogo pode mudar totalmente o rumo de suas histórias. A mascote da Francana surgiu assim, de uma vitória contra o rival Catanduvense, da cidade de Catanduva, conhecida como “Cidade Feitiço”. A vitória marcou tanto para a equipe da cidade de Franca que até a mascote do clube virou uma “Feiticeira”.




site : blogdaveterana.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância