Pular para o conteúdo principal

Ji-Paraná Futebol Clube

Há muito tempo...
Uma bola de capotão e um pequeno espaço próximo onde hoje é o teatro Dominguinhos, surgiu o primeiro campinho de futebol de Ji-Paraná que, na época, nem se chamava ainda vila de Rondônia. Isto aconteceu na década de 50. João Padeiro, que trabalhava com o Velho Sergipe, que ainda está vivo e mora duas casa abaixo do hotel Amiguinho, coordenou a primeira competição de futebol. Era o auge do garimpo de diamante no rio Machado.

As duas equipes eram formadas por garimpeiros, seringueiros e o pessoal que trabalha na central de rádio-telex onde hoje é o Museu das Comunicações Marechal Rondon.

Vila Nova e Vera Cruz
Anos mais tarde, já no final da década de 60, Vila de Rondônia tomava forma de lugarejo e as peladas – partidas de futebol aos finais de semana, eram constantes.

Copão da Amazônia
Na década de 70, Vila Nova e Vera Cruz eram, o que podemos chamar, de uma equipe de futebol. Jogo de camisa, local para treinar e até uns trocados pela participação de alguns jogadores na equipe. O sonho era poder participar do Copão da Amazônia – uma grande competição de futebol amador que reunia os estados da região Norte.

Rivais
Moto Clube, Ferroviário, Flamengo e Botafogo eram os clubes da capital. Nascia aí uma rivalidade com Ji-Paraná que também, durante muito tempo, teve uma rivalidade infernal com o futebol de Ouro Preto. Lá haviam equipes como o Bangu, Industrial e Aciop.

Futebol profissional
Na década de 80 foi o auge do Copão da Amazônia, que deixou de ser algo importante com a chegada do futebol profissional.

O Ji-Paraná foi fundado no dia 22 de abril de 1991. Logo em seus dois primeiros anos de existência, o Ji-Paraná conquistou 2 títulos do Campeonato Rondoniense. Arapongas, Joélson, Cezar, Jaú, Oliveira, Cebola, Anísio, Lindomar, Ademirzinho, Gersinho, Fábio, Da Costa e Itamar são jogadores que fizeram parte da primeira e segunda conquistas. Os técnicos da primeira conquista foram Toninho Pastor e Toninho Funari, que assumiu na fase final do primeiro estadual.

O golpe maior veio de dentro da própria cidade de Ji-Paraná, em 2005: sob os moldes do Sport Club Ulbra de Canoas, no Rio Grande do Sul, clube da Universidade Luterana do Brasil, era criado o S.C. Ulbra de Rondônia. Sem tradição ou torcida, a idéia era fazer com que o trabalho sério e alguma parceria inicial com o co-irmão citadino trouxesse resultados rápidos e, estes, investimentos. Foi um sucesso: em 2005, título da Segunda Divisão do Estado; em 2006 e 2007, bicampeonato rondoniense.

Enquanto, até por ajuda sua, com o empréstimo de jogadores, o pretenso rival tomava o trono que um dia fora seu, o Ji-Paraná decaía. Mais do que conquistar novos investimentos, a Ulbra também quebrou o monopólio do Jipa em conseguir o apoio da cidade, dividindo as coisas e criando uma situação fatal ao outrora único clube dali. Em dificuldades frente à nova realidade, o Ji-Paraná Futebol Clube chegou a um ponto impensável no ano passado: venceu apenas um jogo em 12 rodadas do Campeonato Rondoniense, acabou na lanterna, e foi rebaixado à segundona.

Em 2008, o Ji-Paraná disputa a segunda divisão e o Ulbra anuncia o fim do departamento de futebol.

Títulos

Estaduais: 1991/92/95/96/97/98/99 e 2001
Taça Rondônia Eucatur de Futebol: 2001.

Estádio

O Estádio Municipal José de Abreu Bianco, mais conhecido como Biancão. Foi construído na gestão do governador José de Abreu Bianco (1999-2002), e oficialmente inaugurado em 22 de junho de 2002. Capacidade 7.000

Hino:

"Nasceu azul da cor do céu,
nos orgulhamos antes de crescer
trazendo títulos e tantas batalhas,
ó meu jipão amo você no coração;
do estado de Rondônia é o grande campeão
sempre enchendo os nossos olhos;
acelerando nosso coração,
e com orgulho os jiparanaenses
cantam forte este refrão:
Jipa Jipa Jipa Jipa,
Eu te amo meu Jipão!
É o Galo de Rondônia
glorioso eterno vencedor humilde,
valente e guerreiro, orgulho do interior
Jipa Jipa Jipa Jipa,
Eu te amo meu Jipão!
Jipa Jipa Jipa Jipa,
Ji-Paraná é campeão".

Apelidos Galo da BR

Mascote Galo







site: http://www.baraketu.com/asp/jiparana/index.asp

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância