segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ubiratan Esporte Clube


Ubiratan Esporte Clube foi um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Fundado em 5 de Fevereiro de 1947. Seu uniforme era composto de camisa preta e amarela, calção preto e meias amarelas. Mandava seus jogos no estádio Fredis Salvidar com capacidade para trinta mil pessoas.

O Clube Ubiratan, um dos mais tradicionais do futebol de Mato Grosso do Sul, que completou 61 anos no mês de fevereiro deste ano e que já foi campeão estadual em 1.998 e bi-campeão em 1.999, e já disputou o campeonato brasileiro e Copa do Brasil inicia o sonho de resgate de sua história através da construção de uma nova sede, que inclusive fica ao lado da sede antiga, de 13.000 metros quadrados que por muito tempo ficou parada em função de uma dívida com a Receita Federal no valor de R$ 496.000,00. Nesse período o prédio antigo havia sido confiscado pela União, mas o Ubiratan recorreu da sentença e acabou reavendo o patrimônio. Porém a reativação da sede antiga é inviável no momento, bem como o valor da dívida, que é muito alto, o que levou a diretoria a decidir pelo investimento em parte do terreno que restou. O Ubiratan é conhecido como o time que revelou o zagueiro Antônio Carlos, que já defendeu a seleção brasileira, hoje joga no Santos Futebol Clube, mas já atuou no São Paulo, Palmeiras, Corinthians e vários outros clubes do exterior.

São mais de dois mil sócios proprietários que ficaram sem usufruir do Clube por mais de quatro anos. A piscina foi consumida pelo tempo. A sauna e os alojamentos também foram sendo destruídos por vândalos, bem como o salão de festas. Hoje o local é freqüentado por mendigos.

Para ele as obras significam muito para os douradenses. “Todo esse esforço tem um significado muito grande não só em termos de estrutura física, acho que o principal significado aí é o resgate da história deste clube que já deu tantas glórias ao torcedor douradense”, disse Joaquim.

Indagado sobre a possibilidade do Ubiratan se preparar para disputar novamente o campeonato estadual o presidente afirma que esta possibilidade por enquanto não existe. “Futebol profissional novamente só se houver interesse de grandes empresas em nos patrocinar, o nosso pensamento, no momento é oferecer algo para os sócios e investir nas categorias de base”, afirmou.

A diretoria não descarta a possibilidade de pedir ajuda a Antônio Carlos para que o Ubiratan possa renascer no cenário do futebol Sul-matogrossense.

Em 2008, vai disputar 4ª Taça Integração de Futebol Amador, promovida pela LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), uma das mais importantes competições do esporte amador, disputada por equipe de Dourados, distritos e cidades vizinhas como Fátima do Sul e Douradina.

Títulos
Campeão Sul-matogrossense: 1990-1998-1999.

Estádio

O Fredis Saldivar, conhecido também como Douradão, é um estádio localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Douradão é administrado pelo governo do estado e pela prefeitura de Dourados. Seu nome é uma homenagem á Fredis Saldivar, que doou o terreno onde o estadio foi construído. Atualmente é o maior estádio do interior de MS e o 2º maior só atrás do Morenão, em Campo Grande.

Inaugurado em 1986, o jogo inaugural foi em 12 de abril desse mesmo ano, quando o Ubiratan de Dourados venceu o Mixto de Cuiabá por 4-2. O primeiro gol foi marcado por Ademir Patrício do Ubiratan. A maior lotação do estádio está atualmente em 18.780, em um jogo ocorrido em 17 de julho de 1988 quando Ubiratan e Operário de Campo Grande empataram em 1-1.

Hino

Ubiratan imortal e brilhante
De Dourados és o leão forte e gigante

Não, não tem comparação
Tem união e amizade
A bola rolando tremulando a bandeira
Ubiratan hoje é realidade

Só muita gente feliz
Só glória e tradição
E para completar a nossa alegria
Ubiratan hoje é o campeão.

Mascote

Leão da Fronteira

site: http://www.ledaesportes.com.br/ubiratan.htm