Pular para o conteúdo principal

Associação Olímpica de Itabaiana


Data da década de 20 o ponto de partida do futebol em Itabaiana com o Santa Cruz e o Brasil. Em 10 de julho de 1938 era fundado o Botafogo Sport Clube que seria mais tarde, na década de 50, transformado em Itabaiana Esporte Clube. O seu primeiro titulo veio em 1953 ainda como amador. Em 1960, o profissionalismo chega ao futebol sergipano, ocasião em que se consolidavam definitivamente os grandes clubes; Itabaiana, Sergipe e Confiança. O primeiro titulo de campeão sergipano de profissionais viria no ano de 1969 no antigo estádio Etelvino Mendonça. Esse momento da historia do time foi de fundamental importância, por ter provocado uma “febre” de auto-estima e orgulho nos itabaianenses, marcando para sempre o inicio de uma paixão clube/torcida.

A conquista mais importante do futebol sergipano viria em 1971, quando o Itabaiana conquistaria o titulo de campeão do Nordeste e vice do Norte-Nordeste, feito este que promoveu um aumento no quadro social do clube para 1150 associados, que na época era um número bastante relevante. Ainda em 1971, mais precisamente no dia 5 de março, era inaugurado o estádio Presidente Médici com a partida entre Itabaiana e Grêmio de Futebol Porto Alegrense que empataram nessa ocasião por 0x0, tornando assim este estádio definitivamente a casa do time e da torcida tricolor. Disputas memoráveis ocorreram posteriormente, envolvendo os clubes da capital, Sergipe e Confiança, e o nosso itabaiana, aumentando assim cada vez mais antigas rivalidades interior/capital.

O segundo titulo estadual seria conquistado no ano de 1973, em pleno estádio Lourival Batista, na capital. Mas foi entre o final da década de 70 e inicio da década de 80 (1978, 79, 80, 81 e 82) que o Itabaiana consolidaria sua hegemonia no futebol do Estado, conquistando um inédito pentacampeonato, tendo como responsável direto por tal feito histórico o Sr. Jose Queiroz da Costa, eterno patrono da equipe, que não medira esforços para obter tais conquistas. Um jejum de 15 anos ocorreu até o próximo titulo em 1997, quando o Itabaiana derrotou o Confiança, mais uma vez no Batistão. Em casa, no estádio Presidente Médici, o primeiro titulo de campeão sergipano seria conquistado em 2005, numa vitória sobre o rival do interior, a Lagartense, momento esse que coroaria um trabalho de renovação, realizado pelo presidente Alberto Nogueira, que, juntamente com sua renovada e atuante diretoria, conquistou ainda a Copa Governador do Estado de 2006 e 2007.

Títulos
Estaduais
Campeão -1969, 1973, 1978, 79, 80, 81, 82 (titulo dividido com o Sergipe), 1997 e 2005.

Copa Governador do Estado
Campeão -
2006,2007

Regionais
Campeão do Nordeste e vice do Norte-Nordeste 1971-Principal conquista do futebol sergipano.

Estádio
O estádio Presidente Médici com capacidade de quatorze mil pessoas é onde o Itabaiana manda seus jogos. Foi inaugurado em 7 de março de 1971 num jogo contra o Grêmio.( 0 X 0) Uma curiosidade digna de nota é que o Itabaiana conseguiu ganhar apenas um titulo dentro dessa praça desportiva, exatamente o título estadual do ano de 2005.

Hino
Autores: Alberto Carvalho e José Osvaldo Carvalho

Descendo a serra

jogando uma bola

com alma e paixão

três cores na faixa

alegria do povo

é o seu campeão

em casa ou distante

o ator é o mesmo

no campo de ação

na vitória ou derrota

a disputa com luta

e o abraço do irmão

somos Itabaiana

Cidade celeiro

que vibra no esporte

com o seu Tremendão

Mascote

A Cebola, devido a grande produção local e o Tremendão da Serra que foi criado por um radialista local inspirado no cantor Erasmo Carlos.








site: http://www.aoitabaiana.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância