sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Associação Olímpica de Itabaiana


Data da década de 20 o ponto de partida do futebol em Itabaiana com o Santa Cruz e o Brasil. Em 10 de julho de 1938 era fundado o Botafogo Sport Clube que seria mais tarde, na década de 50, transformado em Itabaiana Esporte Clube. O seu primeiro titulo veio em 1953 ainda como amador. Em 1960, o profissionalismo chega ao futebol sergipano, ocasião em que se consolidavam definitivamente os grandes clubes; Itabaiana, Sergipe e Confiança. O primeiro titulo de campeão sergipano de profissionais viria no ano de 1969 no antigo estádio Etelvino Mendonça. Esse momento da historia do time foi de fundamental importância, por ter provocado uma “febre” de auto-estima e orgulho nos itabaianenses, marcando para sempre o inicio de uma paixão clube/torcida.

A conquista mais importante do futebol sergipano viria em 1971, quando o Itabaiana conquistaria o titulo de campeão do Nordeste e vice do Norte-Nordeste, feito este que promoveu um aumento no quadro social do clube para 1150 associados, que na época era um número bastante relevante. Ainda em 1971, mais precisamente no dia 5 de março, era inaugurado o estádio Presidente Médici com a partida entre Itabaiana e Grêmio de Futebol Porto Alegrense que empataram nessa ocasião por 0x0, tornando assim este estádio definitivamente a casa do time e da torcida tricolor. Disputas memoráveis ocorreram posteriormente, envolvendo os clubes da capital, Sergipe e Confiança, e o nosso itabaiana, aumentando assim cada vez mais antigas rivalidades interior/capital.

O segundo titulo estadual seria conquistado no ano de 1973, em pleno estádio Lourival Batista, na capital. Mas foi entre o final da década de 70 e inicio da década de 80 (1978, 79, 80, 81 e 82) que o Itabaiana consolidaria sua hegemonia no futebol do Estado, conquistando um inédito pentacampeonato, tendo como responsável direto por tal feito histórico o Sr. Jose Queiroz da Costa, eterno patrono da equipe, que não medira esforços para obter tais conquistas. Um jejum de 15 anos ocorreu até o próximo titulo em 1997, quando o Itabaiana derrotou o Confiança, mais uma vez no Batistão. Em casa, no estádio Presidente Médici, o primeiro titulo de campeão sergipano seria conquistado em 2005, numa vitória sobre o rival do interior, a Lagartense, momento esse que coroaria um trabalho de renovação, realizado pelo presidente Alberto Nogueira, que, juntamente com sua renovada e atuante diretoria, conquistou ainda a Copa Governador do Estado de 2006 e 2007.

Títulos
Estaduais
Campeão -1969, 1973, 1978, 79, 80, 81, 82 (titulo dividido com o Sergipe), 1997 e 2005.

Copa Governador do Estado
Campeão -
2006,2007

Regionais
Campeão do Nordeste e vice do Norte-Nordeste 1971-Principal conquista do futebol sergipano.

Estádio
O estádio Presidente Médici com capacidade de quatorze mil pessoas é onde o Itabaiana manda seus jogos. Foi inaugurado em 7 de março de 1971 num jogo contra o Grêmio.( 0 X 0) Uma curiosidade digna de nota é que o Itabaiana conseguiu ganhar apenas um titulo dentro dessa praça desportiva, exatamente o título estadual do ano de 2005.

Hino
Autores: Alberto Carvalho e José Osvaldo Carvalho

Descendo a serra

jogando uma bola

com alma e paixão

três cores na faixa

alegria do povo

é o seu campeão

em casa ou distante

o ator é o mesmo

no campo de ação

na vitória ou derrota

a disputa com luta

e o abraço do irmão

somos Itabaiana

Cidade celeiro

que vibra no esporte

com o seu Tremendão

Mascote

A Cebola, devido a grande produção local e o Tremendão da Serra que foi criado por um radialista local inspirado no cantor Erasmo Carlos.








site: http://www.aoitabaiana.com.br