Pular para o conteúdo principal

Nacional Atletico Clube

O futebol brasileiro começou em 1894. Foi quando o paulista Charles Miller voltou da Inglaterra, onde foi estudar, com duas bolas de futebol, um livro de regras, um jogo de uniformes e a experiência de ter aprendido o esporte criado pelos ingleses durante os seus estudos na Banister Court School, de Southampton. Miller e outros ingleses radicados em São Paulo protagonizaram em 1895 o primeiro jogo de futebol no Brasil, entre os funcionários da Companhia de Gás e os da São Paulo Railway. A partida foi disputada na Várzea do Carmo, e os empregados da empresa ferroviária venceram por 4 a 2.

Em 16 de fevereiro de 1919, estes funcionários da São Paulo Railway organizaram um time de futebol, com o nome da própria companhia. Seus empregados aprenderam a praticar o futebol com os ingleses que gerenciavam a companhia, mas nunca eram admitidos nos clubes que estes criavam porque no começo o futebol só era permitido para uma elite restrita, no entanto os anos foram passando e o esporte foi ganhando espaço na classe operária. Contudo, o clube só viria a participar de um Campeonato Paulista em 1936, pela Liga Paulista de Futebol, quando obteria a nona colocação, entre 11 participantes. Em 1939, o SPR obteria sua melhor colocação em Campeonatos Paulistas: um honroso quarto lugar, atrás apenas de Corinthians, Palestra Itália (hoje Palmeiras) e Portuguesa, além de ter o terceiro melhor ataque. Seis anos depois, Passarinho seria o único jogador do time a conquistar a artilharia de um Paulistão, marcando 17 gols, a mesma marca de Servílio de Jesus, do Corinthians.

O nome do clube Inicialmente era São Paulo Railway Athletic Clube, mas a concessão de serviços da empresa no Brasil terminou em 1946, quando a estrada de ferro foi nacionalizada, e a agremiação teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão a bandeira da Inglaterra.

Em 1946, em uma partida realizada no estádio do Pacaembu contra o Clube de Regatas Flamengo (RJ), a equipe entrou em campo no primeiro tempo com a camisa do São Paulo Railway e, no intervalo, trocou o uniforme, e voltou para a segunda etapa ostentando o nome Nacional Atlético Clube.

No ano de 1935, ainda com seu antigo nome, ao lado de outros clubes da capital como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. No ano seguinte, participou de seu primeiro campeonato profissional, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

O Nacional se manteve na elite por quase duas décadas, até 1953, quando, por dois anos consecutivos, ficou fora das competições profissionais. O clube retornou às atividades em 1955, novamente na Primeira Divisão, onde permaneceu até 1959, data em que foi rebaixado à Segunda Divisão.

Mais uma década se passou e mesmo com a Lei do Acesso em vigor desde 1947, o Nacional não conseguia voltar à Primeira Divisão. Em 1971, o clube novamente esteve por dois anos longe das competições profissionais, retornando em 1974. Nesse meio tempo sagrou-se, em 1972, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 1975, ficou ausente mais uma vez dos gramados, retornando em 1976.

A partir daí o clube participou, até 2007, de todas as edições de competições estaduais profissionais. De 1976 até 1993 esteve na atual Série A2, quando acabou rebaixado à A3, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela segunda vez, em 1988. No ano seguinte, o Nacional conquistou seu primeiro título: Campeão Paulista da Série A3, retornando no ano seguinte à Série A2. Entretanto, em seu retorno não conseguiu se manter e foi, mais uma vez, rebaixado à A3.

Em 2000, conquistou novamente o título da Série A3 e, em 2005, quase chegou ao seu terceiro título de Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas acabou com o vice-campeonato da competição. Em 2007, fez campanha ruim e caiu para a Série A3 do Estadual.

Títulos

Campeonato Paulista - Série A3: 2 vezes (1994 e 2000).
Copa São Paulo de Futebol Jr.: 2 vezes (1972 e 1988).

Hino

Quantos jovens te procuram
Quantas esperanças tu deste
Tantos sonhos realizados
Quantos atletas fizestes
O que é ruim logo se acaba
O que é bom permanece

As cores do seu pendão
Nasceram de boas fontes
O branco representa a névoa
Que se abriga entre os montes
O azul, o brilho forte
Das cores do horizonte
O vermelho mostra a garra
Dos filhos dos imigrantes

Crescestes junto a São Paulo
Acompanhou seu progresso
Colaborou com a Lapa
Fortaleceu seu sucesso
Junto com a ferrovia
Inspiração Dia a Dia
Orgulho da zona Oeste

Às margens do Tietê
Onde passaram os Bandeirantes
Nascestes para dar exemplo
Para os esprtes mais brilhantes
No bairro onde nasceu
Permaneceu triunfante

Autor - Egydio Alves de Medeiros (2007)

Estádio

O estádio Nicolau Alayon (com capacidade para 17.000 pessoas), de propriedade do clube, é o único no Brasil a homenagear um estrangeiro. Alayon, uruguaio de Montevidéo, foi um dos mais entusiastas dirigentes do time da Água Branca.
No dia 14 de maio de 1938 inaugurou-se o seu estádio, com uma partida entre o SPR e o Corinthians. O jogo terminou com o placar de 2 a 1 para os visitantes.

Mascote

Diferente da maioria dos clubes brasileiros, a mascote do Nacional Atlético Clube não é um bicho. O “Ferroviário” nada mais é do que uma homenagem dos fundadores do clube aos trabalhadores da São Paulo Railway Company, empresa inglesa do ramo ferroviário que se instalou no Brasil no início do século passado.





Site
http://www.nacionalnac.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância