Pular para o conteúdo principal

Botafogo Futebol Clube

Seis garotos - Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enoc - foram os fundadores do mais querido clube da Paraíba: o Botafogo. Depois de uma Assembléia de muitos palpites, a 28 de setembro de 1931, eles se decidiram por este nome e fizeram então, a primeira diretoria que foi composta pelos seguintes membros - presidente: Beraldo de Oliveira, vice-presidente: Manoel Feitosa, 1o secretário: Livonete Pessoa, 2o secretário: José de Melo, tesoureiro: Edson de Moura Machado e orador: Enoch Lins.

O palco de tão importante acontecimento foi uma modesta casa, a de no 45, da rua Borges da Fonseca, no bairro do Roger. Hoje, são passados 67 anos. E se o Botafogo cresceu, se ele representa tantas tradições, deve-se muito a uma colaboradora anônima: a senhora Sebastiana de Oliveira, mãe do então fundador e primeiro presidente do clube, Beraldo de Oliveira, que, com amor e carinho, cuidava do filho, do clube e de seus amigos, chegando a utilizar suas poucas economias para ajudar os meninos na compra de material esportivo e com outras despesas.

Mas se o Botafogo perdia, dona Sebastiana de Oliveira sentia mais que os garotos. Foi ela, portanto, a primeira grande torcedora, primeira grande sacrificada pelo clube. Seu exemplo foi seguido, sabendo-se que muitos outros sacrifícios não deixaram apagar a chama de Beraldo de Oliveira.

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2x2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

O resultado deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana, cujo presidente na época era o Dr. João Santa Cruz. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiroreforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do nosso futebol.

Além de Pagé, ou saudoso Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras, Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo, Tonico - Antônio de Abreu e Lima, que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região - Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo formou um timaço e tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque passou a ser uma equipe mais prestigiada e que seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.

De lá para cá, o Botafogo já viveu momentos de glórias, como também de decepções, amargando fases de declínio técnico e financeiro. Graças aos garotos da época, Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado, e Enock Lins, além dos abnegados de hoje, que o Botafogo está vivo. É um time que possui oitenta por cento dos torcedores da Capital e, porque não dizê-lo, que é o clube mais querido da Paraíba.

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.

Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras, Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo, Tonico - Antônio de Abreu e Lima, que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região - Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.

Nos anos 70, o industrial paulista José Flávio Pinheiro Lima mudou-se para João Pessoa e em pouco tempo assumiu a presidência do Botafogo. São-paulino fanático, acrescentou o vermelho nos estatutos, bandeiras e uniformes, para que o time paraibano ficasse mais parecido com o São Paulo.

CURIOSIDADE

Matador de Tri-campeões

Em 1982, o Botafogo-PB foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ e o Internacional-RS no Campeonato Brasileiro da Série A. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botinha.

De onde saiu o apelido "BELO"

A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Milésimo Gol de Pelé foi em João Pessoa

Segundo uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, publicada em maio de 1995, houve um erro na contagem do Gol 1000 de Pelé. Ele teria acontecido no amistoso contra o Botafogo - PB, em 14 de novembro de 1969, e não contra o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. É que eles encontraram um gol a mais de Pelé pelo sulamericano Militar de 1959 contra o Paraguai.

Títulos

CAMPEONATOS ESTADUAIS - 1936, 1937 (invicto), 1938, 1944, 1945, 1947, 1948, 1949 (invicto), 1953 (invicto), 1954, 1955, 1957 (invicto),1968, 1969, 1970 (invicto), 1975, 1976 (invicto),1977,1978, 1984, 1986, 1988, 1998, 1999, 2002 e 2003.

Hino

Botafogo Paraibano,

Você é o mais belo e glorioso
que enche de alegria o seu povo
Com tantas glórias e tantas vitórias

Branca, preta e vermelha

Do tricolor do contorno são as cores

Que vibram nas mãos dos torcedores

Em forma de lindas bandeiras
Vamos ganhar o jogo, sim

Vamos dar um olé

Encher os olhos desse povo tod
o
Que está lotando o Almeidão
O nosso tricolor é sempre Campeão

Porque nosso timão tem muito mais vigor.


Estádio


Estádio:

Governador José Américo de Almeida Filho

Nome Popular:

O Almeidão

Local:

João Pessoa-PB

Capacidade:

40.000

Inaugurado em:

09 de março de 1975

Confronto oficial:

Botafogo-PB 0 x 2 Botafogo-RJ

Primeiro gol:

Tiquinho (Bot-RJ). Aos 15 minutos


Mascote

Xerife




ou



Cachorro Xerife







Site


http://www.botafogopb.net

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância