Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube Flamengo

O Esporte Clube Flamengo foi fundado em 08 de dezembro de 1937 por Raimundo de Arêa Leão, que mais tarde se tornaria Senador da República. O clube foi obviamente inspirado no Clube de Regatas do Flamengo, já uma grande equipe na então capital federal Rio de Janeiro, do qual Leão era torcedor fanático.

Quatro dias depois o Flamengo fazia sua estréia, diante do Militar, utilizando um jogo de uniformes que fora enviado pelo próprio rubro-negro carioca. Resultado? Derrota de 11x0. Leão ficou tão enfurecido que pôs fogo na camisa do clube, e teve que solicitar um novo jogo de uniformes ao Flamengo "original" dias depois.

Um campeão na era do Amadorismo
O Flamengo conqustou os Campeonatos Piauienses de 1942, 1943, 1944 e 1947, intercalando as conquistas com mais um homônimo de clube grande, o Botafogo Esporte Clube de Teresina, capital do estado. O título de 1947 acabou sendo o último antes de um grande jejum: 17 anos sem conquistas. A seca do Flamengo só foi quebrada em 1964 com seu título estadual, seguido do bicampeonato em 1965. O grande responsável deste jejum rubro-negro foi o seu rival tricolor, o Ríver. Fundado em 1946, o Ríver ganhou seu primeiro título em 1948 e entre 1950 e 1963, conquistou 13 dos 14 Campeonatos Piauienses realizados. O Flamengo ganhava um rival e o clássico passou a se chamar "Rivengo".

Óbvio que o Ríver se tornou a grande pedra no caminho do Flamengo por todos esses anos anos, e o responsável pelo bicampeonato e recuperação rubro-negros não poderia ter sido outro: Jesus! O presidente Jesus Elias Tajra assumiu o clube em 1963 e arquitetou a equipe que conquistou os títulos de 64 e 65, e também não permitiu que novos jejuns fossem estabelecidos: os títulos do Flamengo voltaram a acontecer ao longo da década seguinte: 1970, 1971, 1976 e 1979.

As conquistas permitiram ao Flamengo ganhar projeção nacional, participando da extinta Taça Brasil em 1965 e 1966 e dos Campeonatos Brasileiros em 1976, 1977 e 1978. Para muitos, Jesus Tajra e o Flamengo, quebrando a hegemonia do Ríver, deram também uma nova cara ao futebol piauiense.

A decadência
As décadas de 1980 se seguiram, com títulos intercalados em 1984 e o segundo tri-campeonato da história do clube, em 1986/87/88, além de participações nos Campeonatos Brasileiros de 1980 e 1985. O Flamengo nunca passou do 36º posto na competição nacional - este, por sinal, foi conquistado justamente em 1985, derradeira participação do clube no Campeonato. A fórmula de disputa da competição mudou e os campeonatos estaduais deixaram de ser o critério de classificação - e, mesmo que fossem... o Flamengo voltou a amargar novo jejum. Nada de títulos por toda a década de 1990, dando início à decadência de um dos mais tradicionais clubes do Piauí. O Piauiense de 1988 foi o último que o Flamengo conquistou em mais um longo período de escassez: 15 anos em branco. Nesse período, o rubro-negro viu seu rival Ríver ganhar novos adversários, como o Parnahyba Sport Club, a Sociedade Esportiva Picos, o 4 de Julho Esporte Clube e a Associação Atlética Cori-Sabbá.

Em 2003 o Flamengo conquistou seu último título estadual, saindo do jejum de 15 anos. Também foi o último alento de vida do rubro-negro.

Em 2007, foi rebaixado para a segunda divisão estadual. Através de uma manobra inédita, o certame da segunda divisão foi disputado no mesmo ano. Porém, o clube, detentor de 15 títulos estaduais, permaneceu na segundona estadual devido a uma campanha irregular na competição.
Em 2008, conquista o retorno à divisão principal do futebol piauiense, o título da Copa Piauí e a conquista da vaga como representante do Piauí na Copa do Brasil 2009.

Estádio

Gov. Alberto Silva (Albertão) - 60.000 - pessoas e Lindolfo Monteiro - 8.000 pessoas.

Títulos


Campeão piauiense 1939, 1942, 1944,1945,1946, 1964,1965, 1970,1971, 1976, 1979, 1984, 1986, 1987, 1988 e 2003.

Hino
Flamengo, a tua glória é lutar.
Flamengo é o campeão dos campeões

Flamengo é o mais querido da cidade

Flamengo vive em nossos corações

Flamengo é o mais querido da cidade

Flamengo vive em nossos corações.


Eu sou Flamengo

Sou rubro-negro com amor

Eu sou Flamengo

Em qualquer lugar eu sou

Que
m é Flamengo pode dizer
Vencer, vencer, vencer

Juro por Deu
s que sou
Flamengo até morrer.


Salve 8 de dezembro de 37

Foi nessa data que o Flamengo nasceu

Salve a fiel, salve o povão

Salve o Mais Querido do nosso torrão

Salve a fiel, salve o povão

Salve o Mais Querido do nosso torrão.

Flamengo tem mania de ganhar

Flamengo é raça, arte e emoção

Vermelho e preto são as cores mais queridas

Mengo tu és meu e eu sou teu por toda a vida.

Mascote








Raposa


site


http://www.flamengopi.tk/


Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância