Pular para o conteúdo principal

Moto Club de São Luís

1937 - No dia 13 de setembro, foi fundado na casa do Sr. César Alexandre Aboud, de nº 486, na Rua da Paz, Centro da Cidade de São Luís do Maranhão, o "Cicle Moto de São Luís". A agremiação tinha a finalidade de promover os esportes de duas rodas: o motociclismo e o ciclismo. A primeira diretoria era composta por Capitão José de Ribamar Campos (Presidente), Capitão Aluísio de Andrade Moura (Vice-Presidente), Raimundo Baima (1º Secretário), Nagib Moucherek (2º Secretário) e Antenor Monroe (Tesoureiro)

1939 - É criado o Departamento de Futebol no Moto Club. No dia 17 de setembro, o Moto Club disputou sua primeira partida de futebol contra o Ateneu Teixeira Mendes, então campeão estudantil, e empatou em 1 a 1. Bibi marcou o primeiro gol motense. O time era composto por Wilson; Jaime e Adolfo; Pavão, Feliciano e Mozabá; Bibi, Elvitre, Leônidas, Ary e Bilau.

1940 - O Moto Club filiou-se à Federação Maranhense de Desportos e participou pela primeira vez do Campeonato Maranhense, terminando na quinta colocação.
Em outubro, com a ajuda do interventor do Estado do Maranhão, Dr. Paulo Martins de Souza Ramos, o Estádio de Santa Izabel, de propriedade do clube, teve condições de realizar partidas noturnas. O Rubro-Negro maranhense teve a primazia de disputar a primeira partida noturna na Cidade de São Luís. Em volta do Estádio foi construída uma pista para provas de motociclismo.

1943 Vice-campeão maranhense

1944 O Moto Club é campeão maranhense pela primeira vez

1946 Tri-campeão maranhense

1947 Tetra-campeão maranhense Campeão Norte/Nordeste

1948 Penta-campeão maranhense Moto conquista a Copa dos Campeões do Norte, equivalente a Copa Norte

1949 Hexa-campeão maranhense

1950 Hepta-campeão maranhense (recorde)

1955 Campeão maranhense

1959 Campeão maranhense

1960 Bi-campeão maranhense Vice-campeão da Taça Brasil Norte, equivalente a Copa Norte 8º Lugar na Taça Brasil, Elite do Futebol Brasileiro. O Moto Club disputou pela primeira vez uma competição oficial da Confederação Brasileira de Desportos (atualmente Confederação Brasileira de Futebol), denominada Taça Brasil, que reunia todos os campeões estaduais e classificava o campeão para a Taça Libertadores da América. O Rubro-Negro maranhense foi vice-campeão da zona norte e oitavo geral.

1961 Campeão do Troféu Deputado César Aboud, em Brasília-DF. Campeão do Torneio Quadrangular de São Luís 14º Lugar na Taça Brasil, Elite do Futebol Brasileiro.

1966 Campeão maranhense

1967 Bi-campeão maranhense 19º Lugar na Taça Brasil, Elite do Futebol Brasileiro.

1968 Tri-campeão maranhense Jogando com o seguinte time: Vila Nova; Neguinho, Alzimar, Almir da Guia e Corrêa; Gojoba e Ananias; Zezico, Amaury, Pelezinho e Raxa; João Bala e Santana. O Moto conquista a Taça Brasil Norte, equivalente a Copa Norte, sendo a segunda conquista do Papão. 7º Lugar na Taça Brasil, Elite do Futebol Brasileiro. 18º Lugar na Copa Norte/Nordeste. Nesse ano, o Moto Club ganhou o apelido de "Papão do Norte", pois venceu todos os campeões do Norte do País em suas excursões. O time motense já tinha o apelido de "Rubro-Negro da Fabril" em alusão ao nome do Parque Industrial de propriedade da família Aboud, que por muito tempo dirigiu o Moto Club.

1970 26º Lugar na Copa Norte/Nordeste. 1972 Campeão invicto do Torneio Maranhão-Pará, competição em que o Moto Club enfrentou o Sampaio Corrêa, Paysandu e Remo. 9º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1973 O Moto participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro - Série A, estando na elite do futebol brasileiro. o Papão terminou a competição na 39ª Posição. 39º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1974 Campeão maranhense

1975 41º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1977 Campeão maranhense Jogando com o seguinte time: Sinilson; Célio, Irineu, Vivico e Gaspar; Gilberto, Tião e Edmilson Leite; Caio, Toninho do Abaeté e Paulo César. Jogaram ainda Bento, Alberto, Hudson, Bitônio, Breno, Rogério e Lima.

1978 Vice-campeão maranhense 54º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1979 76º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1980 33º Lugar na Taça de Prata, equivalente ao Campeonato Brasileiro Série B.

1981 Campeão maranhense Campeão da Taça Cidade de São Luís, vencendo 6 vezes, empatando uma e perdendo apenas um jogo. O Moto Club disputou a "Taça Bronze", uma espécie de Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. 15º Lugar na Taça de Bronze, equivalente ao Campeonato Brasileiro Série C.

1982 Bi-campeão maranhense O Moto disputa pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da primeira divisão. 28º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1983 Tri-campeão maranhense Campeão da Taça Cidade de São Luís 39º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1984 37º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1985 Vice-campeão maranhense 21º Lugar na Taça de Prata, equivalente ao Campeonato Brasileiro Série B.

1986 Este foi o último ano em que o Moto Club fez parte da elite do futebol brasileiro, na competição então chamada de "Copa Brasil" e o Rubro-Negro maranhense terminou em 55º lugar. 55º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

1987 7º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

1988 Campeão maranhense de juniores

1989 Campeão maranhense 20º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1990 Vice-campeão maranhense Vice-campeão da Taça Cidade de São Luís Campeão maranhense de juniores 23º Lugar na Copa do Brasil. 8º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1991 Vice-campeão maranhense 57º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B. O Papão do Norte foi rebaixado para a Série C, que vigora até hoje como sendo a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

1992 9º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

1993 Campeão do torneio classificatório para a série B, grupo MA/PI, obtendo acesso para a série B de 1994. Campeão da Taça Cidade de São Luís.

1994 12º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1995 17º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1996 8º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

1997 Campeão Taça Cidade de Teresina Vice-campeão maranhense 23º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B. Moto Club foi rebaixado para a Série C, após terminar na ante-penúltima colocação na Série B do Campeonato Brasileiro.

1998 9º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

1999 11º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C. 37º Lugar na Copa do Brasil.

2000 Campeão maranhense 7º Lugar na Copa João Havelange (Módulo Verde)

2001 Bi-campeão maranhense 8º Lugar na Copa Norte. 50º Lugar na Copa do Brasil. 65º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

2002 5º Lugar na Copa Norte. 60º Lugar na Copa do Brasil.

2003 Campeão da Taça Cidade de São Luís 28º Lugar na Copa do Brasil. No dia 14 de setembro, o Centro de Treinamento do Moto Club de São Luís, denominado "Dr. José Pereira dos Santos" foi oficialmente inaugurado. O CT está situado na Rua Ubatuba nº 55, Ubatuba, São José de Ribamar-MA e conta com dois campos de futebol de medidas oficiais. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de "Hamilton Sadias Campos", o maior artilheiro de todos os tempos do Moto Club de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de "Baezinho". Além dos campos, o CT tem vestiário, rouparia, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões e departamento médico.

2004 Campeão maranhense, vencendo os dois turnos. Bi-Campeão da Taça Cidade de São Luís 20º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

2005 Vice-Campeão maranhense 32º Lugar na Copa do Brasil. 19º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

2006 Campeão Maranhense 49º Lugar na Copa do Brasil.

2007 52º Lugar na Copa do Brasil.

2008 Campeão Maranhense

Estádio

O Estádio Municipal Nhozinho Santos foi inaugurado em 1 de outubro de 1950 em São Luís, Maranhão, Brasil, com capacidade máxima de 21 mil pessoas. O estádio é de propriedade da Prefeitura Municipal de São Luís do Maranhão. Seu nome é em homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, pelas mãos do qual ocorreu o nascimento das atividades esportivas em Maranhão.

O Nhozinho Santos foi inaugurado em 1 de outubro de 1950.
O jogo inaugural foi entre o Sampaio Corrêa e o Paysandu, e o Sampaio venceu por 2x1. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo jogador Hélio (Paysandu), aos 25 do 1. tempo
O recorde de lotação do estádio é de 24.865 pessoas em 26 de março de 1980, quando o MAC empatou com o Vasco da Gama em 0x0.

Hino
Letra e Música: Murilo Travassos

Moto Club de tantas tradições
Colocado entre os gra
ndes vencedores
Teu nome vive em nossos corações
E nos lábios de muitos torcedores
Campeão de mil feitos gloriosos
De heroísmo sem par e de coragem
Recebe agora mesmo nesse instante
A nossa mais esplendida homenagem
Oh! Moto surpreendente
Time de fibra e de garra
Quando te lanças à frente
Nenhuma defesa te barra
Nos gramados daqui ou de outro Estado
Honra o Moto o valor da nossa gente
Grande foi em todo seu passado
Ainda maior agora em seu presente
Nosso lema é vencer de ânimo forte
Com justa fama de Papão do Norte
Marchemos nesse ins
tante para a glória
Na conquista de mais uma vitória
Oh! Moto, surpreendente, time de fibra e de garra
Quando te lanças à frente
Nenhuma defesa te barra.

Mascote
Motoqueiro











Site
http://br.geocities.com/motoclubma/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância