Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube Bahia

No dia 8/12/1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex-Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.


- O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.

- No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembléia é presidida por Otávio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.

- Naquela reunião, são definidas as cores da Bahia para o novo clube – uniforme com a camisa branca e o calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otávio Carvalho é nomeado presidente provisoriamente.

1931

- O Esporte Clube Bahia é fundado, sob o slogan "Nascido para vencer", no dia 1º de janeiro de 1931, em reunião realizada na casa nº 57 da Rua Carlos Gomes, em Salvador.

- Grupo de fundadores do Bahia é formado em sua maioria por ex-jogadores da Aab e do Bahiano, sem participação na diretoria dos mesmos, considerados integrantes da "pequena-burgresia" soteropolitana da época. Eram profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, micro-empresários e estudantes. O que confirma a tese de que o Bahia, desde o princípio, não era um time de grã-finos e tinha sim mais afinidade com as camadas populares.

- Baseado no distintivo do Corinthians Paulista e valorizando a bandeira do estado, distintivo do Bahia é desenvolvido por Raimundo Magalhães.

- Estatutos são aprovados e a primeira diretoria oficial é eleita, por aclamação. O médico Waldemar Costa é o primeiro presidente do Bahia.

- Em 16/01 são publicados no Diário Oficial da Bahia os estatutos do Tricolor, que passar a existir legalmente.

- Em 20/02, o Bahia é filiado à Liga Bahiana de Desportos Terrestres, atual Federação Bahiana de Futebol.

- Em 22/02, um domingo, Bahia realiza seu primeiro treino, no Campo da AAB, na Quinta da Barra, em Salvador.

- Em 01/03, Tricolor entra em campo pela primeira vez e confirma slogan "nascido para vencer". A vítima foi o Ypiranga, por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany. O goleiro Teixeira Gomes ainda defende um pênalti cobrado pelo ypiranguense Hipólito. Válida pelo Torneio Início do Estadual, a partida tem apenas 20 minutos de duração.

- Coube a Bayma, aos dois minutos da etapa inicial, a honra de marcar o primeiro gol com a camisa do Bahia. Fato interessante é que o jogador é sobrinho de Zuza Ferreira, que trouxe o futebol para o Estado.

- No primeiro jogo, o Bahia joga com a seguinte formação – Teixeira Gomes; Leônidas e Gueguê; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarrota e Pega-Pinto. O técnico é João Barbosa e o árbitro, Francelino de Castro.

- No mesmo dia 01/03, o Bahia conquista do primeiro título de sua história, o Torneio Início do Baianão de 1931. A taça vem com uma goleada no segundo jogo do dia, contra o Royal, por 3 a 0. Gols de Guarany (2) e Pega-Pnto.

- Em 22/03, Bahia estréia no Estadual. Com gols de Bayma Guarani e Rubem.

- Em abril, Tricolor faz seu primeiro jogo internacional, mas perde para o Sud América, do Uruguai.

- Em 11/10, o Bahia faz seu primeiro jogo intermunicipal, contra o Vitória de Ilhéus e vence por 5 a 4.

- Em 24/10, no primeiro jogo fora do estado, o Tricolor bate o Sergipe por 2 a 0. Um dia depois, 5 a 0 no Guarany/SE. Os dois jogos são em Aracaju.

- Em 25/10, mesmo longe de Salvador e sem precisar entrar em campo, o Bahia conquista o primeiro título de Campeão Baiano. A taça vem com a derrota do Botafogo para o Ypiranga, por 2 a 0, que impossibilita o
"fogão" de ultrapassar o Tricolor. Clube comemora o título com duas rodadas de antecedência para o fim do Estadual.

- Delegação faz a festa em Aracaju mesmo e é acompanhada pela população da cidade, que varou a madrugada contagiada pela alegria tricolor.

- Em 15/11, Bahia entra em campo contra o Ypiranga. Com o título garantido, a motivação é não perder no Campo da Graça para sagrar-se Campeão Invicto. Tricolor consegue empate em 2 a 2 aos 33 minutos, com
o gol de Milton Bahia e mantém invencibilidade.

1946

· Em março deste ano, um grupo de torcedores, liderados por Amado Bahia Monteiro, queria uma música para animar a torcida numa partida contra o rival Vitória-BA. No dia 14, eles procuraram Adroaldo Ribeiro Costa, que no dia seguinte sentou-se ao piano uma canção que se transformou no hino do clube, que sofreria diversas modificações até chegar ao que é hoje.

1951

· É inaugurada a Fonte Nova, ainda sem a estrutura que tem hoje (viria a passar por uma grande ampliação) mas, mesmo assim, um dos maiores estádios da época. Antes, o principal estádio de Salvador era o estádio da Graça.

1954

· Osório Vilas Boas assume a presidência do clube pela primeira vez. Osório viria a ser um dos maiores símbolos humanos do Bahia. Falece em 1999, aos 83 anos.

1957

· Considerado pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) o único clube brasileiro em condições de excursionar ao exterior, o Bahia arrumou as malas e foi à Europa. Depois de desembarcar em Londres, onde jogou a primeira partida, o Tricolor passou pela França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Suíça, Rússia e Tchecoslováquia.

1959

· Pela primeira vez é disputado um torneio reunindo clubes de todo o país e o Bahia conquista seu primeiro título nacional: a Taça Brasil. Na final, venceu o Santos, que jogou sem Pelé, contundido, por 3 a 1. Nesse jogo, o Tricolor ainda teve a honra de ser a primeira equipe nordestino a pisar no Maracanã. Além disso, o clube teve o artilheiro da competição: Léo, com oito gols.

· Pelo inédito título, o Esquadrão de Aço é o pioneiro, entre os clubes brasileiros, a disputar a Taça Libertadores da América. Não vai muito longe, porém.

1961

· Dois anos depois de ser campeão da Taça Brasil, o Tricolor chega novamente na final, desta vez invicto. Mais uma vez decidiu com o Santos, que terminou ficando com o título após um empate na Fonte Nova e uma goleada de 5 a 1 em território paulista.

1963

· Bahia e Santos fazem a final da Taça Brasil pela terceira vez em 5 anos. Invicto até então, o Tricolor não consegue superar o Peixe, que fica com o título após vencer as duas partidas finais.

1969

· Na véspera do embarque para o exílio em Londres, Caetano Veloso e Gilberto Gil fazem um show no Teatro Castro Alves. No encerramento, cantam o hino do Bahia. Toda a platéia canta junta, em pé.

1971

· Acontece o primeiro Campeonato Brasileiro. O Atlético Mineiro vence e o Bahia fica em 13º.

1972

· Paulo Maracajá assume o cargo de diretor de futebol. Era o início de uma era que durou 25 anos. Nesse intervalo de tempo o Bahia conquista 17 títulos baianos e 1 brasileiro.

1973-1979

· Nesse intervalo de tempo o Bahia conquista todos os Campeonatos Baianos. Foram sete consecutivos. Um recorde jamais alcançado. Os jogadores deste período são considerados os melhores que já passaram pelo clube. São eles: Douglas, Fito, Roberto Rebouças, Baiaco, Thirson, Jesum, Navarro, Jorge Campos, Gibira, entre outros..

1979

· Após 3 anos de construção, é inaugurado, na gestão de Paulo Maracajá, o Centro de Treinamento Osório Villas Boas. Construído por Antônio Pithon, o Fazendão, concentração e centro de treinamento do Bahia, era um dos mais modernos e completos da época.

1982

· O Bahia passa 52 jogos sem perder e quebra o recorde nacional de invencibilidade.

1988

· Mais de 120 mil pessoas lotam a Fonte Nova para ver Bahia 2x1 Fluminense, semifinal da Copa União, nome dado ao Brasileirão daquele ano. Um recorde de público que jamais seria alcançado.

· Em seguida, bate o Internacional e conquista o torneio de futebol mais importante do país. Além disso, o Tricolor é o primeiro time nordestino a sagrar-se Campeão Brasileiro. Sob o comando do técnico Evaristo de Macedo, Bobô, Paulo Rodrigues e Charles comandam o time que assusta e encanta toda uma nação. Foram 29 partidas, das quais venceram 13, empataram 11 e perderam cinco.

1990

· Charles, jogando pelo Bahia, se consagra artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 11 gols. O Tricolor termina em quarto. 1994

· Aos 46 minutos do 2º tempo, Raudinei marca um dos gols mais festejados pela Nação Tricolor em todos os tempos, dando o título de Campeão Baiano para o Tricolor, em cima do Vitória-BA.

· No segundo semestre, faz uma excelente campanha no Brasileirão, perdendo para o Palmeiras, campeão daquele ano. Foi o 6º colocado.

1998

· Amparado pela Lei Pelé, o Bahia, em parceria com o Banco Opportunity, é o primeiro clube do Brasil a colocar ações no mercado, tornando-se uma empresa, o Bahia S.A.

· Depois de três anos sem conquistar um título estadual, o Esquadrão de Aço volta a vencer o Campeonato Baiano, impedindo um inédio tetra do arqui-rival e dando início ao bicampeonato, que veio no ano seguinte. · Nem só de triunfos vive o Bahia. Pela primeira vez na sua história, o Tricolor disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro por ter realizado uma péssima campanha em 97. Foram 25 jogos, 6 triunfos, 8 empates e 11 derrotas, ficando na 23ª colocação com 26 pontos somados.

2000

· O Campeonato Brasileiro passa a ser organizado pelo Clube dos 13 e o Bahia volta à primeira divisão através de sua força política.

2001

· O Tricolor conquista o I Campeonato do Nordeste, enfrentando o Sport-PE na final.

· Em seguida, é Campeão Baiano, vencendo o título contra o Juazeiro. Nada menos que o 43º título estadual.

· Disputa a Copa dos Campeões e sai logo na primeira fase. Já no Brasileirão, faz uma boa campanha, classificando-se para às Oitavas-de-Final. Após empate dramático, é eliminado por ter feito menos pontos que o São Caetano. 2002

· O Tricolor faz boa campanha na Copa do Brasil, ficando entre os 8 melhores do país. Por um gol, o Bahia não passou pelo Atlético-MG. Em BH, perdeu por 2 a 1. Já no jogo de volta, na Fonte Nova, venceu por 4 a 3.

· Em seguida, conquista novamente o Campeonato do Nordeste, desbancando o Vitória-BA em pleno Barradão. O marco histórico é que este foi o 1º título de Bobô como técnico de futebol. Ademais, foi também o Bicampeonato tricolor na competição - a 6º conquista regional do clube.

· O Bahia ainda comemorava, quando teve que entrar no chamado "SuperCampeonato Baiano". Surpreendentemente, a equipe caiu bastante de produção e terminou o estadual com uma campanha decepcionante, em 3º lugar.

· Após a Copa do Mundo, o Esquadrão de Aço disputa a Copa dos Campeões. Na Primeira Fase, em Teresina, classifica-se em 2º lugar. Mas o sonho de voltar para Libertadores não dura muito. Nas Quartas-de-Final, em Belém, perde por 2 a 1 para o Paysandu e acaba eliminado.

· Começa o Brasileirão e com ele o sonho do TRI. Mas por muito pouco não acontece o pior. Com apenas um triunfo em 6 rodadas, o técnico Bobô é substituído por Candinho, que vai com o time até o final. Para se ter idéia da vexatória campanha, somente na última rodada é que escapamos do fantasma do rebaixamento. 2003

· A má fase continuou no início de 2003, quando o Tricolor "conseguiu o feito" de terminar o Estadual em 9º lugar. Candinho não resiste às sucessivas derrotas e o comando técnico da equipe fica interinamente com o auxiliar Gil Sergipano.

· Em seguida, a diretoria resolve apostar novamente no inexperiente Bobô, que leva o Bahia às Oitavas-de-Final da Copa do Brasil e é demitido logo na 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

· O velho Evaristo de Macedo chega e o time esboça uma reação. Depois de um tempo, porém, volta a decepcionar, sendo a goleada de 6 a 0 do Flamengo a gota d'água para a sua saída. Ainda passam pelo Esquadrão dois treinadores - Lula Pereira e Edinho Nazareth - e o fracasso que estava anunciado desde janeiro se concretiza com o humilhante rebaixamento da equipe.

Em 2004 montou um time muito bom para a segunda divisão, indo à última fase da competição como grande favorito, mas mais uma vez a má organização e desinteresse da diretoria evitaram a ascenção à elite do futebol brasileiro.

Em 2005 o Bahia foi juntamente com seu arqui-rival Vitória rebaixado a terceira divisao e tentou em 2006 reerguer sua história vencedora, sem sucesso.

Em 2007, finalmente o Bahia consegue subir mais um degrau rumo a primeira divisão, sendo vice-campeão e conquistando uma vaga para o acesso a Série B do Campeonato Brasileiro.

Títulos

Campeão Brasileiro
1988

Campeão da Taça Brasil
1959

Campeão Baiano 43 vezes
1931, 1933 e 1934 (Bicampeão), 1936, 1938, 1940, 1944 e 1945 (Bicampeão), 1947, 1948, 1949 e 1950 (Tetracampeão), 1952, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1961 e 1962 (Pentacampeão), 1967, 1970, 1971 (Bicampeão), 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979 (Hepta-Campeão), 1981, 1982, 1983 e 1984 (Tetracampeão), 1986, 1987 e 1988 (Tricampeão), 1991, 1993 e 1994 (Bicampeão), 1998 e 1999 (Bicampeão), 2001.

Campeão do Norte-Nordeste
1948, 1959, 1961 e 1963

Bicampeão do Nordeste
2001 e 2002

Hino


Arranjo: Agenor Gomes
Autor: Adroaldo Ribeiro Costa

Somos da Turma Tricolor,
Somos a voz do campeão,
Somos do povo o clamor,
Ninguém nos vence em vibração!

Vamos, avante, esquadrão!
Vamos, serás o vencedor!
Vamos, conquista mais um tento!
Bahia, Bahia, Bahia!
Ouve esta voz que é teu alento!
Bahia, Bahia, Bahia!

Mais um! Mais um, Bahia!
Mais um, mais um título de glória
!
Mais um! Mais um, Bahia!
É assim que se resume a tua história!

Alcunhas

Tricolor de Aço
Baêa
Esquadrão de Aço
Espanta Tabu
Tricolor da Boa Terra
Campeão dos Campeões
Bahiaço

Mascote

Super-Homem Tricolor. Criado em 1979 pelo cartunista Ziraldo a partir da expressão “Esquadrão de Aço”.

Site

http://www.esporteclubebahia.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância