Pular para o conteúdo principal

Atlético Clube Paranavaí

O Atlético Clube Paranavaí, foi fundado em 14 de Março de 1946. É hoje uma das maiores paixões da cidade e região. Com mais de 50 anos participando das principais competições esportivas, tendo sido CAMPEÃO PARANAENSE DE FUTEBOL 2007, empolga o torcedor, levando aos estádios grandes públicos.

Desfruta de um dos principais patrimônios no interior do Estado: Estádio Waldemiro Wagner - O Felipão, de propriedade do município de Paranavaí - Paraná e com capacidade para 25 mil pessoas.
A arquitetura do estádio é uma réplica do Coliseum, de Los Angeles, e foi inaugurado pela Seleção Brasileira, em 1992, quando o Brasil derrotou a Costa Rica por 4x2.

Em 2003, o time fez jus à grandeza do estádio. Com um time que teve como base jogadores rodados no interior paranaense, como o meia Júlio e os atacantes Neizinho e Aléssio, o ACP foi o vice-campeão paranaense, perdendo apenas um jogo durante toda a campanha: o último, por 2 x 0, para o Coritiba, no Couto Pereira.
No dia seguinte à derrota na capital, Paranavaí recebeu o Vermelhinho como se a equipe tivesse erguido o troféu, como reconhecimento pela heróica campanha.

Em 2007 sua grande conquista: CAMPEÃO PARANANENSE DE FUTEBOL 2007. Conquistou o primeiro título estadual da primeira divisão, sem perder uma única partida no campeonato jogando contra os times da capital. Jogando contra os times da capital em 2007, o Vermelhinho (como é chamado carinhosamente pelos torcedores) tornou-se o primeiro time do interior a derrotar o “trio-de-ferro” composto por Atlético, Coritiba e Paraná, cinco vezes em uma só temporada, esta façanha inédita, não é superada por nenhum outro time do interior. Após empatar sem gols com o Paraná Clube, na Vila Capanema. Esse título foi o primeiro de uma equipe do interior do estado sobre uma equipe da capital desde que o extinto Grêmio Maringá sagrou-se campeão, em 1977, sobre o Coritiba.
O jogo final foi também o que teve o maior público do Campeonato. Neste jogo, o Paranavaí deu a volta olímpica, na Vila Capanema, diante de 23.775 pagantes

Números da campanha do campeão paranaense de 2007:
Jogos: 25
Vitórias: 10
Empates: 11
Derrotas: 4
Gols-pró: 42
Gols contra: 33
Campanha contra os times da capital:
1.ª fase
2 x 1 - Atlético Paranaense(casa)
3 x 2 - Paraná Clube (c)
2 x 2 - Coritiba (c)
2.ª fase
1 x 0 - Atlético Paranaense (c)
1 x 1 - Atlético Paranaense (fora)
Semifinal
3 x 2 - Coritiba (c)
1 x 1 - Coritiba (f)
Final
1 x 0 - Paraná Clube (c)
0 x 0 - Paraná Clube (f)
Retrospecto: 14 gols pró; 9 gols contra

Ao todo foram 9 jogos, sendo 5 vitórias e 4 empates estabelecendo varios recordes:
o vermelhinho tornou-se o primeiro do interior a derrotar o "trio-de-ferro" composto por Atlético, Coritiba e Paraná cinco vezes numa só temporada, e ainda nao perder nenhum jogo sequer, esta façanha inédita, não é superada por nenhum outro time do interior.

Estádio Waldemiro Wagner na Final 1º Jogo em Paranavaí – Público 23.677
ACP 01 x PARANÁ CLUBE 0

Vila Capanema – Curitiba – Paraná – Jogo da Final 2º jogo – Público 22.170
PARANÁ CLUBE 0 x ACP 0

Títulos

Campeonato Paranaense: 2007.
Vice-Campeonato Paranaense: 2003.
Campeonato Paranaense - Série Prata: 3 vezes (1967, 1983 e 1992).
Estádio

Estádio: Waldemiro Wagner (Felipão)
Endereço: Avenida Tancredo Neves, s/nº, Paranavaí-PR. CEP: 87.702-180.
Propriedade*: Prefeitura de Paranavaí
Inauguração: 23 de setembro de 1992
Capacidade: 25.000 mil lugares
Recorde: 24.825 (Paranavaí 1x0 Parana), 1º Jogo da Final em 29 de abril de 2007.

O Paranavaí pode não ter muitas conquistas na história, mas desfruta de um dos principais patrimônios no interior do Estado: o estádio Waldomiro Vagner - o Felipão, em homenagem ao antigo prefeito Rubens Felipe -, de propriedade do município e com capacidade para 25 mil pessoas. A arquitetura do estádio é uma réplica do Coliseum, de Los Angeles, e foi inaugurado pela Seleção Brasileira, em 1992, quando o Brasil derrotou a Costa Rica por 4x2.

Até hoje a Prefeitura de Paranavaí espera a oportunidade de entregar uma placa comemorativa ao ex-jogador Raí, por ele ter sido o autor do primeiro gol marcado no Felipão? Foi no amistoso em que a seleção do Brasil derrotou a da Costa Rica por 4 x 2, no dia 23 de setembro de 1992. O presente segue guardado na sede do governo municipal e é um troféu.

Hino

Rever sua camisa vermelha
é renovar a emoção
que vem do seu passado de conquistas
de sangue, suor e coração

E mostrar que dentro do meu peito
bate forte uma paixão
que vai pulsando vermelho, vermelho
ACP meu campeão.

Oh vermelhinho, vim só pra te ver
Oh vermelhinho gosto de você
por onde vais tu és porta bandeira
da nossa Paranavaí.

Sangue, sangue, pra vencer... vencer
sempre, sempre, vermelhinho eu hei de ser
A sua glória
irá resplandecer
sempre ...sempre, viva o nosso ACP.

Oh vermelhinho, vim só pra te ver
Oh vermelhinho gosto de você
por onde vais tu és porta bandeira
da nossa Paranavaí.

Sangue, sangue, pra vencer... vencer
sempre, sempre, vermelhinho eu hei de ser
A sua glória irá resplandecer
sempre ...sempre, viva o nosso ACP.

Mascote

Cayuazinho, mascote oficial do Atlético Clube Paranavaí , o nosso A.C.P., pode ser considerado um personagem genuinamente original de Paranavaí.

Idealizado em outubro de 2001 pelo cartunista e professor Paulo Bittencourt, morador desta cidade a mais de 30 anos, Cayuazinho exalta as duas maiores fontes de renda para a região provindas da agricultura, tanto no passado quanto no presente : o mascote é uma laranja que usa uma folha de café como pena. O solo predominante da região, o Arenito Cayua, é o responsavel pelo nome do personagem. Com a pintura vermelha no rosto e a bola sempre no pé, Cayuazinho demonstra o amor incomensurável que ele tem pelo esporte e pelo nosso querido Vermelhinho do Fim da Linha.

E Cayuazinho já provou que é "pe quente": no ano seguinte em que ele foi criado o A.C.P. subiu novamente para a primeira divisão do futebol paranaense.

Site

http://www.acpclube.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância