Pular para o conteúdo principal

América Futebol Clube

30 de abril de 1912 - NASCE O AMÉRICA FUTEBOL CLUBE - O Clube foi fundado por garotos da elite minera, em sua quase totalidade estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", onde as aulas eram dadas em inglês, por professores norte-americanos na maioria.

O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre os nomes estava "América Foot-ball Club", em homenagem aos Estados Unidos da América, dos quais os meninos eram fans, pelas histórias contadas por seus professores, apesar de vários deles, inclusive Afonso Silviano Brandão (sobrinho do "Presidente" de Minas Gerais, Bueno Brandão - os Estados possuiam Presidentes e não Governadortes na época) serem torcedores do América FBC do Rio de Janeiro.

O clube foi fundado em 30 de abril de 1912, mas o time de futebol já havia sido criado um ano antes na mesma data, mas este time, que não tinha nome, teve que ser desfeito por causa dos estudos intensos do segundo semestre, tendo durado pouco menos de seis meses. Porém os garotos se reuniram novamente e decidiram recriar o clube na mesma data, um ano depois.

A reunião de escolha do nome foi feita em maio, nos porões da casa de Adhemar de Meira. Foi usado o chapéu pertencente a Aureliano Lopes Magalhães, e o nome foi retirado pela pequena Alda Meira, que depois se tornaria uma das damas de nossa sociedade. As cores verde-branca foram escolhidas também por sorteio.

Sua diretoria já havia sido escolhida em uma reunião anterior na casa do senhor José Gonçalves, pai de um dos meninos, Secretário de Estado da Agricultura, além de ser um dos fundadores e o Primeiro Secretário do Sport Club (primeiro clube de futebol de Minas Gerais).

A primeira diretoria ficou assim:

Presidente: Afonso Silviano Brandão
Vice-presidente: Aureliano Lopes de Magalhães (o primeiro a falecer)
Secretário: Adhemar de Meira
Tesoureiro e Zelador: Oscar Gonçalves [por ser pão duro]

O clube foi fundado por crianças de 13/ 14 anos e disputava jogos com garotos de sua idade. Em setembro 1913 o Minas Geraes, fundado na mesma data se extinguiu, e o presidente de honra dos dois clubes, que era o Prefeito de Belo Horizonte resolveu ceder para o América o Patrimônio do Minas Geraes, um campo de futebol, com suas traves. Na mesma época, devido a uma desinteligência acontecida no Atlético Mineiro, todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time se afastaram, e pediram sua inscrição no América. Os meninos que torciam por aqueles atletas fizeram uma reunião para que os estatutos fossem mudados, houve discordância e vários dos fundadores americanos sairam, mas o clube se tornou time de adultos, somando os atletas de Atlético e Minas Geraes, e os meninos americanos formaram o segundo time. Em homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, se tornando tricolor desde 1913.

1916 a 1925 - DECACAMPEONATO - Fizeram parte da conquista do decacampeonato, naquela época, Geraldino de Carvalho - primeiro negro a fundar e a jogar em um time de futebol no Brasil; o político Otacílio Negrão de Lima e os médicos Mário Pena e Lucas Machado (fundador do Hospital São Lucas).

Quatro anos depois de ser concebido, o AMÉRICA começa a escrever sua história no futebol mundial. O time que vestia as mesmas cores de hoje - o verde, branco e preto - iniciou a maior série de títulos conquistados consecutivamente por um time em todo o planeta.


1933 - PROFISSONALIZAÇÃO - Neste ano, foi oficializado o profissionalismo no AMÉRICA, até então, toda prática esportiva era amadora. O clube protesta contra a implantação do profissionalismo e muda as cores de sua camisa para vermelho e branco, situação que perdurou por dez anos.

1943 a 1948 - RETOMADA DAS CORES DO DECA - A partir do ano de 1943, o América aceita o profissionalismo, retoma as cores que marcaram o decacampeonato e recomeça a investir no patrimônio do clube.

Em 1948, concluiu as obras de seu novo estádio - OTACÍLIO NEGRÃO DE LIMA - período marcado por grandes conquistas como o campeonato mineiro de 1.948, o Estádio da Alameda e o Torneio Quadrangular, que reunia o Vasco da Gama, campeão sul-americano daquele ano, o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 47.

1957 a 1971 - TRÍPLICE COROA - Em 1957, conquistou a tríplice coroa ao ganhar os títulos juvenil, aspirante e profissional. Em 1971, destacamos a vitória do campeonato estadual de forma invicta.

Década de 90 - CAMPEÃO BRASILEIRO (Série B) - Em 1993, o AMÉRICA conquista mais um título estadual, porém, o grande destaque desta década, é a conquista do Campeonato Brasileiro (Série B), que possibilitou ao AMÉRICA o seu retorno à divisão principal do futebol brasileiro.

2000 a 2005 - COPA SUL-MINAS - Em 2000, o AMÉRICA conquista o título da primeira Copa Sul-Minas. Nos anos 2000, ainda é destaque o Campeonato Mineiro e a Taça MG conquistados, respectivamente, em 2001 e 2005.

2006 a 2008CAMPEÃO MINEIRO (Módulo II) - Em um dos seus piores momentos do futebol, o América, único time que havia disputado todas as edições do Campeonato Mineiro, caiu para Módulo II do estadual em 2007. No ano seguinte, deu a volta por cima e conquistou o título do Campeonato Mineiro Módulo II, trazendo o clube alviverde de volta à elite do futebol estadual.

Estádio

O Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência é um estádio de futebol inaugurado em 25 de junho de 1950 em Belo Horizonte, Minas Gerais, com capacidade para 18.000 pessoas e arrendado pelo América Futebol Clube (MG), que manda os seus jogos neste estádio. O nome original é em homenagem a um presidente do Sete de Setembro.

Sua construção iniciou-se em 1947, para a Copa do Mundo de 1950 no Brasil, da qual foi palco de 3 partidas:

    25 de Junho: Iugoslávia 3 x 0 Suíça
  • 29 de Junho: Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra; esta partida é reconhecida como a maior zebra da história das Copas do Mundo, sendo inclusive tema de um longa-metragem
  • 2 de Julho: Uruguai 8 x 0 Bolívia

O Independência fica a 10 minutos do centro de Belo Horizonte, próximo ao metrô e possui fácil acesso a diversos pontos da capital.
Sob administração do América, o Independência é responsável por parte da receita do Clube. Essa renda é proveniente da publicidade estática do campo, da bilheteria e do aluguel para a realização de eventos e shows.
Originalmente o estádio pertencia ao Governo do estado de Minas Gerais, mas com a inauguração do Mineirão em 1965, passou a ser propriedade do clube Sete de Setembro (motivo do estádio ser popularmente conhecido como Independência, em função da data histórica), mas com a extinção deste clube, em 1989 o América arrendou o estádio, mantendo-o sob sua administração por um período de 30 anos, num regime de comodato.

Público recorde - 32.721 (27 de Janeiro de 1963) Seleção Mineira 1 x 0 Seleção da Guanabara

Hino
(Autor: Vicente Motta)

Mantendo nosso espírito esportivo
Social e Cultural
Vamos cantando o hino do América
Tão famoso e tradicional
E cantando nossa música querida
Vibrando com amor no coração
Enaltecemos assim a "nossa equipe"
O nosso América - "Decacampeão"...

As tuas cores são alvi-verde
Tua torcida feminina é demais
A tua classe aristocrata
É quem fulmina os teus rivais
América...és o maior
Teu futebol é sensacional
Cantamos para o mundo inteiro
Tu és a glóia do esporte nacional
América


Títulos

Campeonato Brasileiro da Série B: 1997.
Copa Sul-Minas: 2000.
Campeonato Mineiro: 15 vezes (1916, 1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1948, 1957, 1971, 1993 e 2001).
Campeonato Mineiro - Módulo II: 2008.
Taça Minas Gerais: 2005.

Mascote

O mascote do América Mineiro é um coelho (criação do cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira , por encomenda do jornal 'Folha de Minas, em 1943).



Site

www.americamineiro.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância