Pular para o conteúdo principal

Figueirense Futebol Clube

A história do alvinegro está associada aos sonhos de um jovem desportista e seu grupo de amigos, que além de entusiastas do remo e do futebol, são motivados pelo desejo comum de criar um novo clube de futebol para a capital. No início do século XX esse jovem ousado, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses, justamente no momento em que o futebol de Florianópolis e região apresentava-se em declínio com o desaparecimento de algumas agremiações.

Foi da determinação e ideal de Jorge Albino Ramos que nasceu a idéia de fundar o Figueirense Futebol Clube. A única coisa que ele não previa na época, é que o recém fundado, mais tarde pudesse se tornar o mais vezes campeão do estado e uma das forças do futebol brasileiro. Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol, que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Os parceiros iniciais que formaram um seleto grupo, que tinha em comum, a paixão pelo futebol, foram: Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.

Com dia e hora marcada para o encontro, em maio de 1921, o grupo que se reunia para as costumeiras conversas sobre futebol, agora eram focadas na criação do novo clube de futebol para capital. Com o cenário da Praça XV de Novembro, os bate-papos do dia-a-dia regados ao delicioso cafezinho dos tradicionais bares do centro de Florianópolis, tinham na sua pauta decisões importantes como a escolha do nome para futura agremiação, suas cores,sede, nomes e cargos da primeira diretoria.

Já no início do mês de junho, João Savas Siridakis, mais conhecido como Janga, defendia a idéia de que o clube deveria chamar-se Figueirense. Defendia tal nome porque muitos dos encontros que tratavam da criação da nova agremiação, aconteciam na localidade da Figueira, situada nas imediações das ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências, local onde persistiu por muito tempo uma bela e robusta figueira que certamente também colaborou para a inspiração de Janga. Os parceiros da idéia definiram o dia 12 de junho como a data que marcaria a fundação da nova sociedade esportiva. Com a data da fundação, o próximo passo foi dado pelo Senhor Ulisses Carlos Tolentino, amigo dos idealizadores, que ofereceu sua residência localizada na rua Padre Roma, 27 para a realização do tão esperado encontro. Com data e local, o grupo logo tratou de ultimar os preparativos para a solenidade e cada um acabou ganhando sua função na histórica reunião, que tomaria as providências necessárias para a criação da nova agremiação.

O livro onde seria redigida a ata de fundação foi prontamente providenciado por Balbino Felisbino da Silva, cabendo a Jorge Ramos, Domingos Veloso e Janga convidarem os demais participantes do encontro além de, em conjunto com o anfitrião Ulisses Tolentino, estabelecer o horário das 19 horas para o início da reunião.

A formação da primeira diretoria aconteceu antecipadamente, com uma reunião preparatória no dia 11 de junho, na barbearia de Jorge Ramos, então situada na esquina das ruas Pedro Ivo com Conselheiro Mafra. Foi nessa mesma reunião, que aconteceu a adesão de João dos Passos Xavier ao grupo. Xavier, que após tomar conhecimento do movimento para fundação de uma equipe de futebol e das pessoas que lideravam tal intento, prontamente acolheu a idéia. O recém chegado João dos Passos Xavier, logo foi convidado pelo grupo para assumir uma posição de destaque, já que segundo decisão do grupo o cargo de presidente estava reservado a ele. Feito o convite a resposta foi afirmativa: " Aceito, porque nenhum figueirense pode deixar de acompanhar seus colegas em ocasiões precisas".

Depois de definidas as atribuições e de nomeado o futuro presidente, chega o tão esperado dia da reunião na residência de Ulisses Tolentino, que daria início a fundação do glorioso clube alvinegro. Com muita motivação e na hora marcada, por volta das 18h30min, os primeiros participantes chegam a reunião que contou com a presença dos Senhores: João dos Passos Xavier, Ulisses Carlos Tolentino, Heleodoro Ventura, Higino Ludovico da Silva, Jorge Albino Ramos, Balbino Felisbino da Silva, Domingos Felisbino da Silva, Bruno Ventura, Jorge Araújo Figueiredo, Domingos Joaquim Veloso, João Savas Siridakis, Carlito Honório Silveira da Silva, Leopoldo Silva, Raimundo Nascimento, Pedro Xavier, João S. Manoel Xavier, Alberto Moritz, Delgídio Dutra Filho, Agenor Póvoas, Joaquim Manoel Fraga, Pedro Francisco Neves e Walfredo Silva.

O domingo de outono do dia 12 de junho, fica então marcado na história do Figueirense, pelo acontecimento da reunião que deu início à fundação da sociedade que tomou o nome de FIGUEIRENSE FOOT BOOL CLUB.

Depois de empossada a diretoria, o presidente eleito pelo grupo João dos Passos Xavier, fez o uso da palavra, ressaltando a dedicação do Senhor Jorge Albino Ramos em liderar o movimento para a fundação do Figueirense F.C., no momento em que o futebol em Florianópolis apresentava-se em decadência com o desaparecimento do Grêmio Anita Garibaldi. Na oportunidade, agradeceu ao Senhor Ulisses Carlos Tolentino por ter liberado as dependências de sua residência, enaltecendo a presença de numeroso grupo de simpatizantes.

Os anos 30 foram os mais gloriosos da história do Furacão e ficou marcado pelo maior número de conquistas estaduais em uma única década, cinco. O primeiro título conquistado pelo clube veio em 1932 e foram seguidos por outros quatro triunfos - 1935, 1936, 1937 e 1939 -, elevando o alvinegro a um dos principais times do Estado logo nos seus primeiros anos de existência.

A década de 1940, apesar de registrar apenas um título estadual em 1941, marcou as primeiras obras de infra-estrutura, visando melhorias no clube. A sede administrativa foi definitivamente instalada no centro de Florianópolis e começou a construção do estádio da Máquina do Estreito, o Orlando Scarpelli, em homenagem a um antigo presidente homônimo.

As décadas seguintes marcaram um período sem títulos estaduais, com apenas conquistas em campeonatos amadores e da cidade, devido à falta de recursos, por conta das obras de ampliação do patrimônio alvinegro e de sua praça de esportes.

No entanto, nos anos 70 o Figueira voltou a brilhar no cenário estadual e deu os primeiros passos no âmbito nacional. Em 1972 a equipe conquistou novamente o título do Campeonato Catarinense. Em 1973 foram concluídas as obras do estádio alvinegro e este ano entrou para a história do Figueira por registrar a estréia do time no Campeonato Brasileiro, se tornando o primeiro clube catarinense a disputar a primeira divisão do país.

No ano seguinte, em 1974, mais uma conquista regional e, em 1975, o time fez sua primeira boa campanha na elite do futebol brasileiro, terminando a competição na 21ª posição entre 42 equipes participantes.

Com o período de vacas magras na década de 80 e no começo de 90, o clube voltou a conquistar títulos apenas em 1995, mas em grande estilo. Nesta temporada, o alvinegro venceu sua primeira competição internacional, a Copa Mercosul, ainda em fase de aprimoramento, com apenas nove equipes participantes. Na final, o time bateu o Joinville e ergueu a taça.

No início do século 21, o Figueirense voltou a ser soberano no cenário catarinense e retomou o domínio regional, após vencer o estadual de 2002, 2003 e 2004, repetindo o tricampeonato da década de 30. Em 2006, mais um título em Santa Catarina, mas este foi especial tanto para dirigentes, torcedores e jogadores, pois fez do clube o maior campeão do Estado com 14 conquistas. Em 2008, o Figueira conquistou o seu 15º título estadual ao derrotar o Criciúma na grande final.

Em âmbito nacional o Figueira também fez boas campanhas e em 2001 foi vice-campeão brasileiro da Série B, garantindo uma vaga na elite do futebol do país em 2002. Dois anos depois, em 2004, outro feito entrou para história do clube. Após o bom desempenho no Brasileirão de 2003, onde terminou na 11ª posição, os catarinenses conquistaram uma das vagas na Copa Sul-Americana e, no ano seguinte, voltaram a participar de competições internacionais.

Em 2007, o alvinegro catarinense esteve perto de ganhar seu primeiro título nacional, mas acabou derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 na combinação dos dois jogos da decisão da Copa do Brasil (1 a 0 para os cariocas na primeira partida e 1 a 1 na segunda). Com a derrota, o Figueira perdeu também a oportunidade de disputar pela primeira vez em sua história a Copa Libertadores da América, o mais importante torneio de clubes do continente.

Depois de seis anos na Série A, em 2008 é rebaixado para Série B em 2009.

Estádio

O Estádio Orlando Scarpelli, próprio do Figueirense Futebol Clube, está localizado no bairro mais populoso e de fácil acesso da região metropolitana de Florianópolis, considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Os bairros adjacentes ao estádio, na região continental da capital (Abraão, Bom Abrigo, Capoeiras, Coqueiros, Estreito e Itaguaçú) perfazem sozinhos cerca de 12% da população metropolitana. Somados à população da região central e demais bairros da Ilha de Santa Catarina, asseguram uma população circunvizinha equivalente a 35% da região metropolitana.

O Estádio encontra-se localizado a apenas 1 km do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar e do Hospital Florianópolis. Desde 1999 vem sendo constantemente reformado e novas instalações foram agregadas ao patrimônio do Clube. Novos vestiários para as divisões de base, alambrados renovados, implantação de catracas eletrônicas com cartões indutivos de acesso, novos banheiros, reforma dos bares, modernização do sistema de iluminação, novas casamatas, colocação de 20 mil cadeiras numeradas em todos os setores, novo gramado com sistema automatizado de irrigação e drenagem, são algumas das obras efetuadas.

Títulos

Campeonato Catarinense: 15 vezes (1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008).

Copa Santa Catarina: 2 vezes (1990 e 1996).

Torneio Mercosul (BRA): 1995.

Copa São Paulo de Futebol Jr.: 2008.


Hino Oficial Figueirense Futebol Clube

Avante FIGUEIRENSE
Pra frente Furacão
S'embora esquadrão de aço

És tesouro do meu coração
Tua torcida é garra, é empolgação

Vejo em ti pujança

De um grande esquadrão
Por ti torcemos

Por isso somos alvinegros

A força do Scarpellão
Por ti torcemos

Por ti vibramos

FIGUEIRENSE
És o nosso campeão

Hino Torcida Figueirense Futebol Clube
Vencer ... vencer ... vencer ....
Figueira ... Figueira ...

A tua glória é lutar

E a tua vitória

Tanta alegria nos dá
Tu és o mais querido

És um colosso, é forte de fato ...

Vamos, meu Figueirense

Vencer este campeonato
Tua bandeira quero ver tremular

Com as cores preto e branco sempre a triunfar

E a tua força, mostre no gramado

Meu FIGUEIRENSE adorado
Teu patrimônio é um mundo de riquezas

Com obras de emérito valor

Tens a torcida mais fiel do nosso Estado

Figueira, eu te amo com fervor

Mascote

A mascote do time catarinense é o Figueirinha. Escolhido em 2002, o personagem tem tudo a ver com o nome e o símbolo do clube, a Figueira, presente no centro do escudo da agremiação.


Mascote do Figueirense

A figura faz enorme sucesso com os torcedores mais jovens do time e está presente em campanhas voltadas para esse tipo de público, além de iniciativas de conscientização e meio ambiente.

Site

http://www.figueirense.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância