Pular para o conteúdo principal

Ituano Futebol Clube



Fundado a 24 de maio de 1947, com o nome de Associação Atlética Sorocabana, o Ituano Futebol Clube antes de firma-se com esse nome, ainda foi, Clube Atlético Ituano e Ferroviário Atlético Ituano. Os nomes mudaram, mas a determinação, garra e disposição dos atletas e dirigentes que vestiram a camisa ou trabalharam pelo Galo são exemplo de amor ao clube. Em seus primórdios a grande conquista aconteceu quando, já em 1956, o clube sagrou-se bicampeão da Terceira Divisão de Profissionais, 1954/55.

A partir de 1977, com o nome de Ferroviário Atlético Ituano (FAI), o clube passou a dar maior atenção ao profissionalismo e em 1978 voltou a disputar o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Em 1982, sob nova reestruturação feita pela Federação Paulista de Futebol o clube passou a integrar a Segunda Divisão. Nesta época o time já havia deixado de ser tricolor para assumir o rubro-negro e o Galo era seu mascote.

O ano de 1984 inicia-se nova fase com a conquista de campeão da fase classificatória da Segunda Divisão. Em 1989 o time conquistou o Campeonato Paulista da Divisão Especial, o que lhe rendeu o acesso à elite do futebol paulista: Primeira Divisão –Série A1. A partir de 1990, já entre os “grandes” do futebol paulista o clube passa a se chamar Ituano Futebol Clube. Em 1993 o time foi rebaixado para a Série A-2, em 1997 volta à A-1 e em 1999 volta a cair para A-2.

Maio de 1999 marca a terceirização do futebol do Ituano à uma empresa que consegue alguns expressivos resultados como o Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 2002, Campeonato Brasileiro da Série C em 2003 e o direito de disputar a Copa do Brasil.

Ao final de 2006 a Diretoria do Ituano Futebol Clube reassume o comando do futebol com um trabalho sério e profissional visando manter-se na elite do futebol Paulista, o que foi conseguido. Porém no Brasileiro B o clube enfrentou uma série de problemas que culminou com a queda para a Série C de 2008. No final de 2007 acontece a eleição para a nova Diretoria, assumindo a presidência Fernando Francisco Vieira, o Major Vieira que inicia grande reformulação, conseguindo firmar uma parceria do clube com a Traffic Marketing Esportivo, iniciando novos tempos para o Ituano Futebol Clube. Porém é rebaixado para Série C.

Estádio

O Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior é o palco das apresentações do Ituano Futebol Clube desde 1954, quando foi inaugurado. Atualmente o estádio comporta 18 mil expectadores e seu campo tem 100m x 70m de dimensão.

O Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior fica na Praça Washington Luis, s/n.º - Vila Nova.

Hino

(Carlos Roberto de Jesus Polastro)

Galo rubro negro altaneiro
Forte, valente e audaz
És um gigante guerreiro
Ituano
, você é demais

Vencedor, sempre em frente
Não há ninguém como tu
Joga essa bola na rede

Ah, ru
bro negro de Itu
Olê Olá pode o mundo se acabar
Olê Olê vamos sempre com você
Não h
á ninguém como tu
Ah, rubro negro de Itu

Ituano, Ituano, Ituano...
Que coisa linda, és o maioral!
Dentro de campo, um só pensamento
Outra
vitória, seu lema é ganhar

Sua bandeira balança
Distinto e amado brasão
A grande massa proclama
Ituan
o, és o grande campeão!

Mascote

A mascote do Ituano surgiu na década de 50, após uma vitória do time contra seu maior rival, a Associação Atlética Sorocabana. A partida, como todas as outras, paralisou a cidade e, com a vitória do Rubro-Negro contra o adversário superior tecnicamente, a torcida apelidou a equipe de Galo de Itu, por sua força e pelo modo como brigou, semelhante ao do animal.­

Site

http://www.ituanofc.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância