Pular para o conteúdo principal

Libermorro Futebol Clube

Acabava a Segunda Guerra Mundial em 1945, anos depois, entrementes, na capital era fundado um clube nas cores em verde e branco - 07/12/1947. Clube de um bairro formado essencialmente por filhos de migrantes nordestinos (cearenses) - O bairro do "Morro da Liberdade" ou "Bairro da Liberdade", localizado na Zona Sul de Manaus, pendendo ao sudeste, bem próximo ao Rio Negro.

Por muito tempo, até 1977, o maior "rival" do Libermorro era o Olaria, do mesmo bairro, que continuou no amadorismo. Em Ata de fundação do Clube, constam nomes de Beira-Mar, João Santos, João Grande, Pedro e João Francisco Oliveira que é considerado o fomentador dos Estatutos do clube verde.

O Libermorro, que tem esse nome único no Brasil só veio disputar o certame profissional em 1977. até 1976 "entrava em cena" sempre no Amadorismo dos campeonatos da FADA e depois da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

No ano de sua estréia no profissional o "Lili" não foi feliz nos resultados , mas manteve-se sempre presente guerreiramente nos confrontos contra os "grandes" nosanos vindouros.

O Libermorro, ou "Líder do Morro" em 1977 usava em seu uniforme o seguinte padrão: camisas brancas com listras diagonais verdes (idêntico à Tuna Luso de Belém-PA) , calções ora verde, ora branco e meiões brancos ou verdes.

A Partir dos anos 80, o Uniforme padrão era sempre a camisa verde com calções brancos e meias verdes ou brancas.

Quando o "Lili do Morro" ou "tigrão do Morro" voltou novamente ao futebol no ano 2000 (esteve ausente alternadamente algum tempo nos anos 90) mudou novamente seu equipamento: A camisa çom detalhes em verde, mas o calção - quadriculado em verde e branco (idéia do incansável Gilcimar Monteiro, diretor de futebol de então).

No ano 2000 o "time periquito do morro" chegou ao vice-campeonato do Torneio Início do Campeonato amazonense, derrotando nada mais, nada menos que o São Raimundo por 2 x 0 em 20 muntos de jogo. Na final, perdeu para o Nacional.

Retroagindo um pouco no tempo, o Libermorro fora campeão desse mesmo Torneiro Início em 1984, ano em que realizou o seu melhor campeonato amazonense, trazendo jogadores experientes de fora do estado e se fazendo mesclar com os locais, também experientes como Ângelo Ivoney (ex- Nacional) e Wílton "Cachaça" (grande lateral esquerdo do próprio bairro).

Como já foi dito, nesse Início dos anos 80 o Libermorro chegou a derrotar seguidamente a Rio Negro e Nacional (por 2 x 1), sempre com gols do lateral Ângelo, ex-Nacional. na lateral direita e na esquerda, sempre presente o bom jogador Wílton.

O Libermorro tem no "tigre" a sua mascote. Seu Hino foi gravado no ano 2001, de autoria de Daniel Sales.

Disputou a Série B Amazonense em 2008, perdendo todos os 12 jogos.

Hino

O verde é a cor da esperança
No gramado a sua força é total
Libermorro se agiganta
No futebol dessa Manaus

Remonta teu passado glorioso
Sob a luz divina triunfal
Cenário verde, fruto de um tesouro!
Na "Liberdade" surge o clube sem igual
Da fundação ao presente supremo
Serás lembrado como garra e emoção

Libermorro, Libermorro eu vou cantar (bis)
"Tigre do Morro" para sempre vou ti amar (bis)

Tua torcida - sempre temida
Ergue bem alto o nosso pavilhão
Nossa Manaus - Terra querida
De verde e branco saúda o campeão

Estádio

O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, é o maior estádio de futebol de Manaus, Amazonas, e, juntamente com o Estádio Ismael Benigno, atende a vários times do estado. O Vivaldão tem capacidade para 52.000 pessoas.

Site
http://www.libermorro.ufam.edu.br

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...