Pular para o conteúdo principal

Ipatinga Futebol Clube

O Ipatinga foi fundado em 21 de maio de 1998, pelo empresário Itair Machado. O fundador decidiu criar um time para a cidade pelo fato de Ipatinga possuir o terceiro maior estádio de Minas Gerais, o Ipatingão, mas não ter nenhuma equipe para aproveitar a boa estrutura.

Machado tinha na cabeça o projeto do Ipatinga Futebol Clube, mas não tinha meios de levar à frente a sua idéia. Então o empresário, ex-atleta de Atlético-MG e Cruzeiro, saiu do time que patrocinava, o Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, cidade vizinha a Ipatinga, e foi em busca de parceiros que pudessem ajudar na fundação da agremiação.

O principal colaborador do projeto foi o presidente do Novo Cruzeiro Futebol Clube, Gercy Mathias, time de futebol amador da cidade de Ipatinga. Além dele, Itair Machado ainda contou com o apoio de Cosme Mattos, um antigo esportista de Ipatinga, Dr. Rinaldo Campos Soares, presidente do Sistema Usiminas, Dr. Ronaldo Monteiro de Souza, presidente do Usisaúde, e Francisco Carlos Delfino, prefeito de Ipatinga.

Para finalmente dar vida ao projeto Ipatinga Futebol Clube, Itair Machado conseguiu registrar o Novo Cruzeiro Futebol Clube na Federação Mineira de Futebol com o nome de Ipatinga Futebol Clube. Em 21 de maio de 1998, nascia então o Tigre do Vale do Aço, que passou a defender as cores da cidade, vermelho, azul, verde e branco.

O clube apresentou um crescimento rápido e já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistou o título de Campeão Mineiro superando os tradicionais clubes mineiros: Cruzeiro e Atlético.

Para confirmar que seu aparecimento não era efêmero, quase repetiu o título em 2006, ficando com o vice-campeonato.

A força do Clube voltaria a ser sentida na Copa do Brasil, o segundo título mais importante do país. Ainda no ano de 2006 o Ipatinga chegou às semifinais do campeonato depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos (equipes que se sagraram campeãs dos dois torneios estaduais mais importantes do país naquele ano: Carioca e Paulista).

Já era um grande feito para um time recém-criado, mas a equipe do Ipatinga só foi eliminada por um empate e uma vitória do Flamengo, time que, contra o Vasco, se tornou campeão.

Após as belas campanhas no primeiro semestre, o Ipatinga se credenciou como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro Série C, torneio que concedeu ao Tigre o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

No ano em que disputou a série B pela primeira vez, o Ipatinga garantiu uma vaga na elite do futebol brasileiro. O Tigre fez uma bela campanha e conquistou o vice-campeonato. Com atuações de encher os olhos, o Ipatinga encantou a todos e conseguiu um grande feito: Venceu seis partida seguidas na competição e ainda fez com que o atacante Alessandro fosse o artilheiro da segunda divisão, com 25 gols.

Infelizmente o Ipatinga não foi bem no Campeonato Mineiro de 2008 e, ao lado do Democrata, foi rebaixado e disputará a segunda divisão do Campeonato Mineiro em 2009. No segundo semestre, continuando com seu ano fatídico, terminou na última colocação do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado também para Série B em 2009.


Títulos

2000
Campeão Mineiro do Interior

2004
Campeão da Taça Minas Gerais

2005
Campeão Mineiro do Interior
Campeão Mineiro

2006
Campeão Mineiro do Interior
Vice-Campeão Mineiro
Semifinalista e Terceiro Colocado da Copa do Brasil 2007
Vice-campeão Brasileiro da série B

Estádio

Para sediar seus jogos, o Ipatinga conta com o estádio Epaminondas Mendes Brito, mais conhecido como Ipatingão. O estádio é o terceiro maior do estado de Minas Gerais.

Com sua infra-estrutura, o Ipatingão atrai a atenção de outros grandes clubes mineiros, que têm transferido para Ipatinga, alguns de seus jogos em competições nacionais e internacionais. O estádio já sediou clássicos de campeonatos como o Mineiro, Copa Sul Minas, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Mercosul e Libertadores da América, com transmissão ao vivo por redes de rádio e televisão.

Nome: Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito ( Ipatingão )
Inauguração: 13 de Novembro de 1982
Capacidade de público: 24.500 pessoas

Hino

Com muita raça e glória,
jogando com emoção,
estou falando do Ipatinga,
o time do
meu coração.
Um Tigre com garras de aço,
pronto pra atacar,
representando o Vale do Aço,
em território nacional.

O Ipatinga é fruto desse chão,
o Ipatinga, orgulho dessa nação,
com muita garra e pronta pra vencer,
com a força de tigre,
nunca vamos morrer.

Eu sou Ipatinga com raça e muito amor, onde o Ipatinga for, com muito orgulho eu vou. Em busca de novas vitórias, histórias pra contar, Posso bater no meu peito, Por ter motivos de me orgulhar.

Mascote

A mascote do Ipatinga é o tigre. O animal foi definido como um dos símbolos do clube após uma votação feita na cidade em 1º de junho de 1998. O tigre venceu a votação com mais de 50% dos votos, deixando a águia, segunda colocada, com apenas 25% da preferência.


Site

http://www.ipatingafc.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...