sexta-feira, 2 de maio de 2014

Montes Claros Futebol Clube

Depois de fazer parte das diretorias da AA Ateneu e do extinto União São Pedro entre os anos 80 e 90, o empresário do ramo de churrascarias Joevile Paulo Mocellin, o Ville, gaúcho radicado no Norte de Minas, uniu forças na cidade para a criação do Montes Claros FC. O Bicho, que ganhou o apelido em alusão à música de sucesso do cantor de axé Ricardo Chavez à época É o Bicho, foi fundado em 1992 totalmente inspirado no distintivo e nos uniformes do Grêmio de Porto Alegre, time do coração do mandatário A equipe sempre atuou no Estádio José Maria Melo, que pertence ao Cassimiro de Abreu. Em 1995, a equipe foi vice-campeã da Segundona Mineira. No ano seguinte, no Módulo II, a equipe sagrou-se vice-campeão e no ano seguinte ganhou o direito de participar da elite mineira. Disputou a elite mineira nos anos de 1997 e 98, quando, junto com o Nacional de Uberaba, foi rebaixado.

O clube estava inativo desde 2004, quando disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão daquela temporada. A sua última partida profissionalmente foi uma vitória diante do América de Teófilo Otoni, por 5 a 0, em Montes Claros.

Em 2013 , totalmente reformulado, com cerca de 80% do grupo formado por atletas de Montes Claros e do Norte de Minas, o Montes Claros Futebol Clube disputou o Mineiro da Segunda Divisão. Na primeira fase, numa chave que teve o rival Funorte, Valeriodoce, Arsenal, Coimbra, Novo Esporte e Trio Clube, conquistou a primeira colocação geral com 84% de aproveitamento. Foram nove vitórias em 12 jogos e mais três empates. Teve ainda o melhor ataque e a melhor defesa.
Classificado com pompas para o Hexagonal Final, o Montes Claros viveu altos e baixos a partir daí, principalmente pela troca sucessiva de treinadores mesmo com a boa fase. Ainda sim, o time teve forças para brigar até o final e na última rodada, com a vitória sobre a Unitri, em casa, por um a zero, conquistou o vice-campeonato e uma das vagas automáticas no acesso para o Módulo II 2014. 

Estádio 
Estádio José Maria Melo, conhecido como Campo do Cassimiro, situa-se na cidade de Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, a 420 quilômetros da capital (Belo Horizonte). Pertence à Associação Atlética Cassimiro de Abreu, um dos clubes amadores da cidade e que já esteve no futebol profissional. A capacidade é de 5.000 pessoas em arquibancadas e cadeiras. Possui sistema de iluminação.

Mascote Bicho-papão