Pular para o conteúdo principal

Fenerbahçe Spor Kulübü

Fenerbahçe Spor Kulübü é um clube de futebol turco de Istambul. Fundado em 1907, é um dos mais notáveis clubes de futebol turco. Vencedor do campeonato nacional por dezoito vezes, o Fenerbahçe assume uma reputação mundialmente conhecida e respeitada. Seu estádio, o Fenerbahçe Şükrü Saracoğlu, situa-se na parte asiática da cidade.
O Fenerbahçe foi fundado há mais de um século na provícia de Kadiköy, İstanbul. Os fundadores foram Sr. Nurizade Ziya Songülen, Sr. Ayetullah e Sr. Necip Okaner. Esta fundação foi mantida na clandestinidade, para que o acesso fosse restrito e para que não houvesse nenhum problema com a restrita legislação Otomana. Tão restrita que era, o Sultão Abdulhamit Segundo, proibiu que a juventude turca de ingressar no clube, para que não jogassem futebol, o esporte de famílias inglesas, cujas as partidas eram assistidas com inveja.
Após o primeiro encontro os fundadores elegeram o Sr. Nurizade Ziya Songülen como o primeiro presidente. Ayetullah seria o secretário e Sr. Necip Okaner assumiu como capitão geral. O primeiro emblema do clube era um farol, que era exibido no chapéu do Fenerbahçe, sendo as primeiras cores do clube branco e amarelo: cor das flores de narciso que florescem por toda península Fenerbahçe. O emblema e as cores mudaram em 1910, quando foi redesenhado por Hikmet Topuz e as cores trocadas para o amarelo e azul escuro.
Até que a legislação fosse mudada em 1908, as atividades do Fenerbahçe ocorriam em absoluto segredo. Após essa data, no entanto, uma nova lei solicitava que os clubes tinham que ser registrados para entrarem na legalidade. A partir dessa data, o clube assumiu seu lugar entre os melhores clubes da Turquia e obteve cada vez mais sucesso.

Títulos 

Campeonato Turco  1933, 1935, 1944;  1936-37, 1939-40, 1942-43, 1944-45, 1945-46, 1949-50 1959, 1960-61, 1963-64, 1964-65, 1967-68, 1969-70, 1973-74, 1974-75, 1977-78, 1982-83 , 1984-85, 1988-89, 1995-96, 2000-01, 2003-04, 2004-05, 2006-07, 2010-11, 2013-14


Estádio

Sukru Saracoglu.
O estádio do Fenerbahçe, o Sukru Saracoglu, torna-se rapidamente uma das maiores arenas da Europa. 
O estádio Sukru Saracoglu vive um completo processo de reconstrução que envolve cada localização que vem sendo reconstruída uma após a outra. Até agora, o setor "Açik" (localizado atrás das goleiras) e o setor "Maraton" estão sendo reconstruídos. 
Este estilo de estádio jamais existiu na Turquia, já que os setores ficam geralmente separados do campo por uma pista atlética. O último setor que foi completado foi o Maraton. A seção VIP tem capacidade para 11 mil espectadores. Este setor inclui "Escritórios", que são todas alugadas pelo clube. Estes locais, equipados com TV, Internet, estações de trabalho, instalações para recepções e muitos outros luxos, são os primeiros deste tipo na Turquia.
A capacidade total atual do estádio é para um público de 52 mil pessoas. Quando toda a construção estiver completa, crescerá para 62 mil lugares.
Apelido Sarı Kanaryalar - Canários Amarelos
Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância