segunda-feira, 5 de maio de 2014

Escola de Profissionais Atlético de Futebol e Clube

Fundada a 21 de janeiro de 1995, Esprof significa Escola Profissional de Futebol. A agremiação de Cabo Frio estreou na Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro, em 2003. Entre vinte e duas equipes, terminou na nona colocação. Na fase preliminar foi líder de seu grupo, superando o outro classificado, o Esporte Clube Taquaral e os eliminados Faissal Futebol Clube e Associação Esportiva XV de Novembro. Na fase seguinte é eliminado ao ficar em quarto na sua chave, atrás dos classificados Atlético Rio Futebol Clube, Independente Esportes Clube Macaé e Teresópolis Futebol Clube, ficando à frente dos também eliminados União Central Futebol Clube e Esporte Clube Taquaral.Em 2004, disputa novamente a Terceira Divisão. É eliminado na primeira fase ao figurar em quinto lugar, último, em seu grupo, atrás dos classificados Profute Futebol Clube e Independente Esportes Clube Macaé, e dos eliminados Rubro Social Esporte Clube e Quissamã Futebol Clube.
Em 2005, se licencia das competições profissionais. Volta apenas, em 2009, para a disputa do Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais, não conseguindo passar da primeira fase do campeonato, sendo precocemente eliminado, ao ficar em último na sua chave, atrás de Rio das Ostras Futebol Clube, Sampaio Corrêa Futebol e Esporte e Independente Esportes Clube Macaé.

O Esprof vem para a Série C de 2014 completando seu segundo ano longe de Cabo Frio. Em 2013, o clube teve novo presidente, Orlando Luís Brandão, que decidiu trocar a cidade de Cabo Frio por Duque de Caxias na Baixada Fluminense. No ano passado, a campanha foi modesta, ficando na fase inicial e terminando com uma honrosa 13ª colocação geral.

Em contrapartida ao fato de estar sediado e treinando em Xerém, o Esprof mandará seus jogos no estádio Hélio Rodrigues, em Itacuruçá, pertencente ao poder público de Mangaratiba.