O Sabiá Futebol Clube surgiu a partir da idéia de um grupo de amigos desportistas, todos funcionários da Barros Construção Empreendimentos LTDA, que queriam fundar um time de futebol amador, então, no ano de 2007, começa a história do time "O SABIÁ".
Teve como sua primeira competição disputada, a Copa Itapecuru, por conta de critérios exigidos pela competição, entre eles, a exigência de filiação ao seu respectivo departamento, algo que a época, era dificultado pela burocracia e a demora para finalização do processo de filiação, se utilizou do nome "NACIONAL", clube já existente e devidamente filiado ao Departamento de Futebol do Bairro Castelo Branco, Nova Caxias, que atendia a todos os requisitos exigidos pela competição e assim o SABIÁ disputou seu primeiro torneio de futebol amador.
O primeiro título veio também nesta competição, onde "O SABIÁ" com o nome de NACIONAL, foi Campeão INVICTO em uma linda vitória sobre o time do Atlético, vencendo o jogo pelo placar de 3 x 2 em uma de suas grandes apresentações.
No ano seguinte, em 2008, veio a filiação ao Departamento de Futebol Matadouro Novo, já com seu legítmo nome "SABIÁ FUTEBOL CLUBE". A partir de então consolidou-se como clube e logo em seguida filiou-se à LIGA CAXIENSE DE FUTEBOL, dando-lhe direito de participar do mais importante campeonato local, o Campeonato Caxiense de Futebol.
Em 2011, o Sabiá obteve o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Maranhense.
Títulos
Campeão estadual da Série B - 2011
Estádio : Estádio Duque de Caxias, com capacidade para 3.500 torcedores.
Hino
Sou Sabiá
O time mais popular.
Sou campeão
Da princesa do sertão.
O time mais popular.
Sou campeão
Da princesa do sertão.
Fundado em 2007
Por um grupo de amigos
Para ser campeão!
Eis o tricolor mais forte;
Verde, branco e amarelo
Como é tão belo!
Saiu da poesia
Das palmeiras;
Do poeta Gonçalves dias
Pra vencer nos gramados
Com brilho e muita raça
Eu sou é Sabiá
Sou Sabiá
O time mais popular.
Sou campeão
Da princesa do sertão
Sabiá vai voar alto
E conquistar grandes vitoria
No maranhão.
Vamos lá Sabiá
Conquistar o céu de anil
Do meu Brasil.
Tua bandeira
E um manto sagrado
Que tremula,
Quando pisa no gramado
Cada gol, cada jogada
Faz a galera gritar;
Eu sou é Sabiá.