Pular para o conteúdo principal

Cametá Sport Club

Em meados de 2007, um grupo de empresários cametaenses liderado por Fernando Camarinha, Orlando Peixoto e Antônio Sassim, interessados em fundar um clube de futebol na cidade, promovem uma reunião. Sem experiência no ramo e também sem o dinheiro necessário para regularizar uma equipe profissional, o grupo fecha um acordo com o Clube Atlético Vila Rica, de Belém, criando o Vila Rica/Cametá. Apesar de utilizar o nome do Cachorro doido, os jogadores e a comissão técnica eram todos novos, e o time se mudou para a Cidade do Carnaval.

A parceria começou a render frutos imediatamente. No mesmo ano, a equipe comandada por Fran Costa já foi campeão da segunda divisão estadual, vencendo cinco dos seis jogos disputados. Em 2008, venceram também a primeira fase do Parazão, o chamado torneio de acesso à fase principal, de forma invicta, com seis vitórias e dois empates. Ficou na frente de clubes favoritos, como Águia de Marabá, São Raimundo e Castanhal. Na elite do futebol paraense, o Vila Rica/Cametá não fez feio e, por pouco, não se classificou para as semifinais. Terminou o primeiro turno na 5º colocação empatado em pontos com o Águia, mas ficando atrás nos critérios de desempate. Não conseguiu manter o mesmo nível no segundo turno e terminou a competição em 6º lugar no quadro geral.

Ao término do Parazão 2008, o Cametá conseguiu sua independência. O clube encerrou sua parceira com o Vila Rica e, no dia 27 de junho de 2008, Cametá tinha, oficialmente, seu primeiro clube de futebol profissional, que adotou as cores da bandeira do munícipio para o novo uniforme. Seu primeiro presidente foi Fernando Camarinha. Fran Costa, que era técnico do Vila Rica/Cametá, foi contratado para dar continuidade ao trabalho. Junto com ele, vieram cerca de 10 jogadores – entre eles Américo, Tonhão, Sousa, Jaílson e Soares.

Porém, no ano seguinte, como era um novo clube, teve que começar do zero: disputou novamente a segundinha. Apesar de ter terminado na 3º colocação (só os dois primeiros sobem), a sorte estava do lado do Cametá. O Santa Rosa, vice-campeão, desistiu de disputar a primeira divisão, entregando a vaga ao Mapará.

Em 2010, o Cametá começou com tudo. Foi, de cara, campeão invicto da seletiva para a divisão de elite do Estado; ganhou seis e empatou três dos nove jogos que disputou. Na segunda fase, conseguiu se classificar para a semifinal do segundo turno, mas foi eliminado pelo Águia de Marabá. No geral, terminou o torneio em 4º lugar e garantiu classificação para a série D do ano. Porém, foi eliminado ainda na primeira fase.
Ainda em crescente evolução, o Mapará não estava para brincadeiras em 2011. O clube manteve a base do ano anterior e contratou o meia Robinho e o atacante Leandro Cearense, peças chaves no excelente desempenho do time durante o Parazão. Chegou à final dos dois turnos, mas não conseguiu levar para casa nenhuma das taças – perdeu as duas finais para Paysandu e Independente. Mas teve o artilheiro da competição, o atacante Leandro Cearense, com 21 gols.

O ano de 2012 foi o ano da confirmação do Cametá como uma das forças futebolísticas do Pará. Sem o técnico Fran Costa, que foi para o Independente, a direção apostou suas fichas no inexperiente Cacaio. O ex-jogador, aos poucos, foi mostrando que também leva jeito fora dos gramados. Manteve-se no topo durante todo o primeiro turno, revezando a liderança do Parazão com Clube do Remo e Águia de Marabá. Nas finais, a equipe despachou  Tuna Luso após uma virada impressionante – perdeu o jogo de ida por 4 a 1, mas conseguiu a classificação após vencer, em casa, por 3 a 0. Na final, o time atropelou o Águia no primeiro jogo, fazendo 4 a 1 nos marabaenses. No jogo de volta, quase viu o troféu escapando pelas mãos após ver o azulão abrir 3 a 0 no estádio Zinho de Oliveira. Porém, o meia Ratinho fez o gol, um golaço, diga-se, salvador que garantiu o troféu mais importante da história do Mapará até então. Os números são impressionantes: desde que chegou a primeira divisão, em 2010, o clube acumula três finais de turno consecutivas.

Em 2012, quando o Cametá conquistou o título do Campeonato Paraense em cima do Clube do Remo, começa a se formar grande rivalidade entre os clubes, com jogos bem disputados e grandes exibições, como na goleada do Cametá sobre o Remo em 2011 nas semifinais do Primeiro turno com o jogo terminado 4 a 1 no Parque do Bacurau ,Além dos jogos das finais de 2012,a reposta veio em 2014 nas semifinais do primeiro turno onde o Remo com grandes nomes goleia o Cametá pelo mesmo placar de 4 a 1 em pleno Mangueirão.
Na Copa do Brasil 2013, foi eliminado em partida única, após derrota por 7 x 0 contra o Atlético Goianiense, disputada no Parque do Bacurau.

Títulos

Campeão Paraense 2012

Estádio

Estádio Orfelino Martins Valente mais conhecido como Parque do Bacurau é um estádio de futebol de Cametá (Pará) que atende ao Cametá Sport Club. Sua capacidade é de 5 mil pessoas.

Hino

Cametá, nosso timaço
Minha eterna paixão
Nunca vou te abandonar
Tudo por ti eu faço (2X)
A minha terra tem orgulho de ti
Teu torcedor vibra contigo até o fim
Vou te apoiar toda hora
Time querido
Me leva mais uma vitória
É o tricolor de Cametá
É a glória dos campos do Pará
Nasceu no parque um vebcedor
Um grito de raça traz alegria e muito amor
A minha terra tem orgulho de ti
Teu torcedor vibra contigo até o fim
Vou te apoiar toda hora
Time querido
Me leva mais uma vitória
É o tricolor de Cametá
É a glória dos Campos do Pará
Nasceu no parque um vencedor
Um grito de raça traz alegria e muito amor
É o tricolor de Cametá
É a glória dos campos do Pará
Nasceu no parque um vencedorUm grito de raça traz alegria e muito amor.

Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância