Pular para o conteúdo principal

Fulham Football Club

Fundado em 1879, na região oeste de Londres, o Fulham Football Club é a equipe de futebol profissional mais antiga da capital do Reino Unido. Como alguns outros times do país, o clube tem, em seu surgimento, relação com a religiosidade, sendo os seus fundadores membros da Igreja Anglicana da Inglaterra (Church of England).

Além de sua fundação no século XIX, o estádio Craven Cottage, onde o clube disputa suas partidas como mandante, foi inaugurado em 1896. Outra marca histórica da qual a equipe londrina se orgulha: mais de cem anos mandando jogos no mesmo gramado.

Após 19 anos disputando ligas amadoras, o clube se profissionalizou em 1898, quando logo foi admitido na segunda divisão da liga do sul da Inglaterra (Southern League). Com os títulos das temporadas 1901/02 e 1902/03, a equipe conseguiu o acesso para a primeira divisão.

Passados quatro anos e com mais duas conquistas (1905/06 e 1906/07), agora na primeira divisão da liga regional, o clube garantiu o direito de ingressar na Liga Nacional (Football League), sendo admitido na segunda divisão.

Porém, o ingresso não trouxe muitas alegrias para os torcedores do Fulham. Foram mais de 90 anos amargando rebaixamentos para a terceira e quarta divisões, retornos à segunda, e raros acessos à elite (1949 e 1959) da Liga Nacional (atual Premier League).

Somente em 2001, após 122 anos de sua fundação, o clube conseguiu se firmar na primeira divisão do futebol do país. Crescimento este obtido graças à venda da entidade, em 1997, ao milionário egípcio Mohamed Al-Fayed, que nomeou uma nova diretoria e injetou milhões de dólares no clube. Começava ali a caminhada rumo à Premier League.

Totalmente reformulado, o clube se fortaleceu e passou a obter melhores colocações. Já em 1999 sagrou-se vencedor da segunda divisão. Dois anos depois, com o título da primeira divisão da Liga Nacional (Football League), na temporada de 2000/01, conseguiu o tão sonhado direito de retornar à elite do futebol inglês.

Mesmo não tendo feito campanhas vitoriosas na Premier League desde seu acesso em 2001, o clube conseguiu interromper a incômoda rotina de rebaixamentos, que atormentava o time londrino há quase 120 anos. Com a participação na temporada 2007/08, o Fulham completou seu sétimo ano sem ser rebaixado.

O Fulham fez uma boa temporada em 2009/2010, no Campeonato Inglês terminando em 12º, e conseguindo a façanha de ser o primeiro finalista inglês da Liga Europa (novo formato da Copa da UEFA). Na fase de grupos da Liga Europa terminou em 2º lugar com 11 pontos atrás da Roma e no mata-mata eliminou times de tradição como Shakhtar Donetsk vencendo o primeiro jogo por 2 a 1 e empatando na volta na Ucrânia por 1 a 1. Depois eliminou a Juventus de Turim perdendo o primeiro jogo no estádio Olímpico de Turim por 3 a 1 e vencendo na volta por 4 a 1. Em seguida eliminou 2 times alemães, Wolfsburg (atual campeão alemão) com 2 vitórias por 2 a 1 em casa no jogo de ida e 1 a 0 na Alemanha no jogo de volta, nas semi-finais enfrentou o Hamburgo, empate em 0 a 0 em Hamburgo, e vitória por 2 a 1 no estádio Craven Cottage, em um jogo dramático. Na decisão perdeu pro Atlético de Madrid na Arena de Hamburgo (mesmo estádio que enfrentara o Hamburgo), em um grande jogo, Diego Forlán do Atlético abriu o placar aos 32 minutos do 1º tempo, 5 minutos depois o Fulham chegou ao empate com Davies, mas Forlán, que mais tarde se consagraria como o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, em noite inspirada, aos 11 minutos do 2º tempo da Prorrogação fez 2 a 1 e decretou o título espanhol.


Títulos:

Football League First Division: 2001
Football League Third Division:1949 e 1999
Football League Fourth Division: 1932
Southern League First Division: 1905-06 e 1906-07
Southern League Second Division: 1902, 1903
London Challenge Cup: 1910
Intertoto Cup: 2001


Estádio

Craven Cottage é um estádio de futebol localizado no bairro de Fulham, em Londres, Inglaterra, as margens do Rio Tâmisa, em Bishops Park. É a casa do Fulham FC desde sua construção, em 1886, e atualmente possui capacidade para 25.500 torcedores, todos sentados. Entretanto já recebeu público recorde de 49.335 torcedores, em um jogo válido pela Segunda Divisão.
Após a tragédia de Hillsborough, em 1989, e o consequente 'Taylor Report', que previa novas regras para os estádios ingleses, o então presidente do Fulham tinha planos para a construção de um novo estádio. A pressão da torcida para a continuidade em Craven Cottage fez com que quando a equipe chegasse a Primeira Divisão ainda houvesse áreas em que os torcedores ficavam em pé, o que é proibido em tal competição.
Com isso a equipe teve que mandar seus jogos em Loftus Road, do rival Queens Park Rangers. A pressão da torcida para que a diretoria transformasse Craven Cottage em um estádio 'all seater', ao invés de construir um outro estádio, foi tamanha que alguns torcedores se recusavam a ir aos jogos em Loftus Road.
Depois de 1 temporada e meia a diretoria do Fulham finalmente começou as obras no estádio, que foi reaberto para a temporada 2004-05. Apesar de ter sua capacidade drasticamente reduzida, o Fulham pode voltar a mandar seus jogos no seu estádio, um dos menores da Primeira Divisão.



Mascote
A mascote do Fulham é um texugo chamado Billy (Billy The Badger). Ele está presente em todos os jogos no estádio Craven Cottage, em eventos do clube e obras sociais apoiadas pelo time londrino.

 Alcunhas  The Cottagers  ;  The LillywhitesThe Whites

Site


http://www.fulhamfc.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância