Pular para o conteúdo principal

Tottenham Hotspur Football Club

O surgimento do Tottenham foi uma idéia dos garotos da escola Hotspur Cricket Club, de Londres. Isso aconteceu em 1882, quando o time nasceu e ganhou o nome de Hotspur FC.

As primeiras diretrizes importantes da história da agremiação, porém, foram tomadas na temporada seguinte. A cor azul clara foi adotada como a oficial, e a equipe passou a atuar no campo conhecido como Tottenham. Com isso, a diretoria uniu o nome oficial com o nome do local. Foi aí que surgiu o Tottenham Hotspur Football and Athletic Club, em 1884.

Nos gramados, o clube foi criando uma rivalidade que até hoje é vista como uma das maiores em toda a Inglaterra. Em 1887, enfrentou pela primeira vez o Arsenal, time que tinha sede próxima do Tottenham. No primeiro confronto, os Spurs (apelido do Tottenham) venciam por 2 a 1 quando a partida foi interrompida por falta de iluminação.

Em 1895, o clube adotou o profissionalismo e foi disputar o recém-criado Campeonato Inglês. Quatro anos depois, mais um passo importante em termos de estrutura foi dado. O Tottenham inaugurou o estádio Gilpin Park, que hoje é conhecido como White Hart Lane.

Tudo isso colaborou para que a equipe conseguisse seu primeiro grande resultado dentro de campo. Mesmo sem estar na primeira divisão do Campeonato Inglês, o Tottenham venceu a Copa da Inglaterra de 1901.

A glória, porém, não garantiu a participação do clube na divisão de elite do futebol local. Isso só veio a acontecer no fim da década, mais precisamente em 1908/09. Foram, então, seis anos consecutivos entre os melhores, até que, em 1914/15, caiu novamente para a divisão de acesso.

A paralisação devido à Primeira Guerra Mundial deixou o Tottenham cinco anos longe da elite. A volta só aconteceu no ano 1919/20. Na temporada seguinte, mais um título na Copa da Inglaterra. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Wolverhampton , o time conquistou seu segundo troféu na competição.

Até o fim dos anos 1920, no entanto, o Tottenham mais uma vez se alternaria nas divisões. Depois de queda em 1927/28, voltou em 1932/33, para cair novamente em 1934/35. Seria, então, o início de um dos períodos mais complicados da história da agremiação, que só voltaria a jogar entre os melhores em 1949/50.

O recomeço na elite seria surpreendente. Logo no primeiro ano, em 1950/51, o Tottenham venceu o Campeonato Inglês pela primeira vez, superando o poderoso Manchester United com quatro pontos de vantagem.

Mas a década de 1950 seria apenas uma preparação para o que aconteceria no começo dos anos 1960. Nesse período, o único grande feito foi individual. Bobby Smith balançou as redes adversárias em 36 oportunidades e foi o artilheiro do certame nacional.

Em 1960/61, o time conseguiu a “dobradinha”, ao vencer o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Foi o primeiro time a conseguir o feito no século 20. Antes, apenas o Preston North End e o Aston Villa tinha alcançado essa glória, em 1888/89 e 1896/97, respectivamente.
Escudo Antigo

Em 1962/63, o time conseguiu seu primeiro grande feito internacional. Venceu a Recopa Européia, o segundo título mais importante do continente à época. Foi, inclusive, o primeiro inglês a fazê-lo. No Nacional, Jimmy Greaves foi o artilheiro da temporada com 37 gols e estabeleceu recorde do clube em um só ano.

A era estrelada continuou em 1966/67, quando o Tottenham venceu pela quinta vez na história a Copa da Inglaterra. A seqüência permaneceu nos anos 1970. Logo em 1970/71, o time venceu o Campeonato Inglês em mais uma oportunidade.

No ano seguinte, novo triunfo continental. Foi a Copa da Uefa de 1972/73, em que o Tottenham superou o Wolverhampton na grande decisão. Todos esses títulos, porém, foram interrompidos no fim daquele período. Depois de se desfazer de boa parte de seu plantel vencedor, o clube foi rebaixado na temporada 1977/78. Logo no ano seguinte o time logrou o acesso.

O vexame do fim dos anos 1980 ainda seria apagado em 1980/81. Nesse ano, a equipe conquistou mais um título da Copa da Inglaterra. Na temporada seguinte, a do centenário do clube, o troféu veio novamente, pela sétima oportunidade.

Em 1983, o Tottenham foi pioneiro fora dos gramados. Foi o primeiro clube inglês a colocar ações na bolsa de valores, prática que seria adotada décadas depois por praticamente todos os times europeus.

Logo em 1983/84, o time conseguiu seu segundo título da Copa da Uefa, ao vencer o Anderlecht, da Bélgica, na disputa por pênaltis. Começava, então, a tenebrosa década de 1990, que, se não ficou marcada como ruim, também não foi de todo vencedora. Os únicos títulos foram a Copa da Inglaterra de 1990/91 e a Copa da Liga Inglesa em 1998/99.

Títulos

Campeonato Inglês: 1950/51 e 1960/61
Copa da Inglaterra: 1900/01, 1920/21, 1960/61, 1961/62, 1966/67, 1980/81, 1981/82 e 1990/91
Copa da Liga: 1970/71, 1972/73 e 1998/99
Recopa Européia: 1962/63
Copa da UEFA: 1971/72 e 1983/84

Estádio

Seu estádio chama-se White Hart Lane, e foi fundado em 1889. Após os esforços de modernização teve sua capacidade reduzida para 36.240 espectadores, com média de público de 35.882 espectadores na temporada 2004-2005, mas o seu recorde de público é de uma partida do Tottenham contra o Sunderland, em 5 de março de 1938, quando estiveram neste estádio 75.038 torcedores.

 


Hino

Come on you Spurs
Come on you Spurs
Ossie's going to Wembley, His knees have gone all trembley
Come on you Spurs, Come on you Spurs
Ossie's going to Wembley, His knees have gone all trembley
Come on you Spurs, Come on you Spurs

Come on you... Spurs are on their way to Wembley
Tottenham's going to do it again
They can't stop 'em
The boys from Tottenham
The boys from White Hart Lane
Spurs are on their way to Wembley
The Kings are claiming their crown
Everybody will be singing
When the Spurs go marching home
We are the boys from Keithy's army
And we're marching off to war
We're sending our soldiers to Wembley
Under General Burkinshaw
We know the enemy will fear us
In the battle coming up
They won't even get near us
We're gonna capture the cup
Come on you... Spurs are on their way to Wembley
Tottenham's going to do it again
They can't stop 'em
The boys from Tottenham
The boys from White Heart Lane
In our ranks there's Ossie Ardiles
He's had a dream for a year or two
That one day he's gonna play at Wembley
Now his dream is coming true
Ossie we're gonna be behind you
Altogether man for man
We know you're gonna play a blinder
[Ossie] In de cup for Totting-ham

Come on you... Spurs are on their way to Wembley
Tottenham's going to do it again
They can't stop 'em
The boys from Tottenham
The boys from White Heart Lane
Come on you... Spurs are on their way to Wembley
Tottenham's going to do it again
They can't stop 'em
The boys from Tottenham
The boys from White Heart Lane
Everybody will be singing
When the Spurs go marching home
Ossie's gone to Wembley
His knees have gone all trembley
Come on you Spurs
Come on you Spurs 



Mascote

A mascote do Tottenham, que inclusive está presente no escudo da agremiação, é uma galinha. A origem da opção são as brigas de galo do início do século 20, que eram apreciadas por torcedores do clube.


Alcunhas Lilywhites ; Spurs

Site

http://www.tottenhamhotspur.com/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância