Pular para o conteúdo principal

Newcastle United Football Club

O Newcastle United Football Club foi fundado em 1892, mas a história do clube começou antes. Em 1881, o Stanley Cricket Club of South Byker decidiu criar uma equipe de futebol. Realizou algumas partidas e, em pouco menos de um ano decidiu se separar da parte do críquete da agremiação, mudando o nome para East End FC.

Meses antes, havia se formado na cidade um outro clube de futebol, o West End FC, que começou jogando suas partidas no campo de críquete, mas logo se mudou para o estádio St. James Park. O time teve um sucesso maior no seu início se comparado ao East End.

Em 1889 disputaram a primeira liga local. No mesmo ano, o East End tornou-se profissional, com um projeto ambicioso e de resultados relativamente bons. Em contrapartida, o West End vivia problemas financeiros e, em 1892, os diretores do clube do perceberam que não poderiam continuar mais.

Em dezembro do mesmo ano, as duas agremiações se uniram. Após passar por nomes como Newcastle Rangers e Newcastle City, as diretorias concordaram em registrar para o público, em 22 de dezembro, o Newcastle United. Ainda assim, o clube só se tornou ligado oficialmente à liga inglesa em 1895, virando o Newcastle United Football Club Corporation.

O time não dispunha de um grande potencial financeiro, mas ainda assim contou com jogadores de renome vindos da Escócia, como Colin Veitch, Jackie Rutherford, Jimmy Lawrence e Albert Sheperd. Prova do sucesso dos mesmos veio a seguir, quando a equipe venceu seus primeiros Campeonatos Nacionais em 1905, 1907 e 1909 e participou de cinco finais de FA Cup, vencendo uma delas em 1910.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Newcastle voltou com força e novos nomes estrangeiros para a disputa de seus campeonatos. Em 1924, venceu a segunda Copa da Inglaterra. Em 1932, outro triunfo no torneio, desta vez batendo o Arsenal com um gol posteriormente considerado ilegal, com a bola passando da linha de fundo em um cruzamento de Jimmy Richardson.

Após nova paralisação, desta vez em razão da Segunda Guerra Mundial, o time alvinegro passou a disputar a segunda divisão. Lá registrou o recorde de maior goleada da história do Campeonato Inglês, 13 a 0, sobre o Newport County. Ainda assim, só foi retornar à elite em 1948. Na primeira divisão, a primeira partida do clube teve um público de 57 mil pessoas, um recorde que durou muito tempo.

Nos anos 1950, venceu a Copa da Inglaterra por mais três vezes: em 1951, ao derrotar o Blackpool por 2 a 0, em 1952, ao bater o Arsenal, e em 1955, quando venceu o Manchester City. Nestes títulos, participaram jogadores como Jackie Milburn, vice-artilheiro da história do clube com 200 gols marcados, e Bobby Mitchell.

No começo dos anos 1960, os magpies contaram com atletas como George Eastham e Len White, o terceiro artilheiro da história do clube com 153 gols. Ainda assim, caíram em 1961 quando o técnico Charlie Mitten, ex-Manchester United, desembarcou no clube e comandou os alvinegros numa era de insucessos. Depois, sob o comando de Joe Harvey, o clube se reabilitou e, em 1965 regressou à primeira divisão.

Em 1968, a equipe se classificou para um campeonato internacional pela primeira vez, disputando a Intercities Cup (a Copa da Uefa da época). Contava com um time muito forte, com destaques para o famoso centroavante Wyn Davies, além de Bobby Moncur, Frank Clark e Bryan Robson.

Depois destes, outros jogadores como Jimmy Smith, Tony Green e Terry Hibbitt, além de mais um centroavante, Malcolm MacDonald. ‘Supermac’, como era chamado, foi protagonista de dois títulos dos magpies: da FA Cup em 1974 contra o Liverpool, e diante do Manchester City dois anos mais tarde. Depois o clube teve uma nova queda de rendimento, caindo para a segunda divisão em 1980.

Entretanto, em 1982 Harvey voltou à presidência do clube, trazendo o técnico Arthur Cox, que levou o Newcastle de volta à elite. Pouco tempo depois, o time revelou um jogador que viria a ser um grande craque: Paul Gascoigne.

‘Gazza’ ajudou o Newcastle a conquistar a terceira posição na Liga. Depois, foi negociado, fazendo com que o time alvinegro perdesse qualidade e descesse à segunda divisão mais uma vez em 1989. O clube teve novos problemas financeiros e permaneceu no segundo escalão por três temporadas.

Em 1992, Kevin Keegan retornou ao clube como manager e trouxe um novo fôlego em todos os aspectos, tanto nas finanças como no futebol e na torcida. O estádio foi totalmente reformado e novos jogadores como David Kelly e Andy Cole chegaram para levar o time à primeira divisão, em 1993.

Depois, chegaram ao clube jogadores menos populares como David Ginola e Faustino Asprilla, mas que se juntando a grandes astros britânicos como Les Ferdinand e Peter Beardsley, vieram a se tornar efetivos. Mais à frente, se apresentou Alan Shearer, maior goleador da história da equipe com 206 gols.

Em 1997, o clube se classificou pela primeira vez à Liga dos Campeões da Europa e chegou à final da FA Cup, perdendo pro Arsenal. Depois disso, a equipe passou a conquistar o direito de participar das competições européias, mas nunca conseguiu ter grande sucesso na Liga dos Campeões e na Copa da Uefa.
 A temporada de 2003/04, porém, sido menos memoráveis como o clube saiu da Liga dos Campeões nas fases de qualificação, caindo de volta para a Taça UEFA para a época, e apesar de uma fuga impressionante para as meias-finais que não conseguiu ganhar a Copa e terminou em 5 º na Premier League. Na sequência de desentendimentos com a diretoria e alguns jogadores a equipe e não se qualificou para a Liga dos Campeões, Robson foi despedido.
Graeme Souness foi seu substituto. Sua nomeação foi motivo de controvérsia entre os fãs em relação ao status de Robson, alguns desentendimentos com o elenco e taxas de transferência de alta para os jogadores, tanto em 2004/05 e 2005/06 temporada, apesar da assinatura com Michael Owen no valor recorde de £ 17 milhões, não viu o elenco nos padrões esperado e foi demitido em 2 de fevereiro de 2006. Glenn Roeder Souness teve início em uma base temporária. Seu primeiro jogo no comando viu Alan Shearer ultrapassar Jackie Milburn artilheiro como artilheiro do clube. Roeder foi nomeado gerente em tempo integral no final da temporada seguinte seu orientador da equipe do 15º ao 7º lugar em apenas 3 meses e meio. Shearer se aposentou no final da temporada 2005-06, com um total de 206 gols pelo clube. Apesar de ter terminado a temporada de 2005-06, bem, as fortunas de Roeder mudou rapidamente na temporada de 2006-07, seguindo o que já foi classificada como a pior lesão para a equipa na história do clube, contando com jogadores para competir na Premier League e na Europa, e ele deixou o clube por mútuo consentimento, em 6 de maio de 2007.
Sam Allardyce foi nomeado como sucessor Roeder em 15 de Maio, apesar de fazer um início promissor de temporada, uma perda embaraçoso para o Derby County e exclusão de favoritos fã da linha de partida até vi Allardyce afastar do clube em 9 de janeiro de 2008 por mútuo consentimento, depois de menos de oito meses no cargo. Vendeu as suas acções no final do clube em 7 de Junho de Mike Ashley, e foi substituído por Chris Mort.
Foi confirmado em 16 de Janeiro, Kevin Keegan, que fez uma volta sensacional para Newcastle como gerente, junto vei Dennis Wise como director executivo (Futebol), bem como Tony Jimenez como Vice President e Vetere Jeff como coordenador técnico. A idéia era concluir um continental-estrutura de gestão do estilo de trabalho de apoio de Keegan.  Além disso David Williamson foi nomeado Diretor Executivo (operações) em abril de 2008 . Mort decidiu renunciar ao cargo de diretor executivo e presidente em junho e foi substituído por Derek Llambias.
Retorno Keegan, inicialmente, não correspondeu às expectativas que o clube e passou 8 jogos sem vitória, doi eliminado na Copa da Inglaterra, mas os jogos restantes da temporada, viu a sorte do clube volta e ganhou o suficiente para garantir resultados sobrevivência da Premier League, terminando em 12º. Em 4 de setembro, Keegan pediu demissão após 232 dias no cargo, afirmando que ele era incapaz de continuar como gerente se o dono nao era capais de controlar o clube.
Em 6 de Setembro de 2008 Ashley anunciou que estaria colocando o clube à venda, enquanto que sobre o estado do clube quando ele achou, as limitações financeiras estava sob o seu regime e as mudanças que ele tinha feito para proporcionar uma futuro estável para o clube. No final de dezembro de 2008, Ashley, anunciou que havia fracassado em encontrar um comprador adequado para o clube e retirou a venda.
Entretanto em Fevereiro de 2009 Kinnear foi admitido ao hospital na sequência de relatórios de problemas cardíacos e, posteriormente, submetidos a cirurgia cardíaca. Em um movimento surpresa, em 1 de capitão do clube de abril de 2009 ex - Alan Shearer tirou licença de seu jogo do papel do apresentador do dia se tornou a gerente interino do clube, em uma tentativa para tentar evitar o rebaixamento.
Apesar da nomeação de Shearer, as três equipes do Nordeste Premier League, Newcastle, Sunderland e Middlesbrough, corriam o risco de rebaixamento com um jogo para jogar em 24 de maio de 2009, ameaçando na Premier Legue pela primeira vez em 16 anos . Newcastle United foi rebaixado ao perder por 1-0 ao Aston Villa.
Depois do rebaixamento, o clube foi posto à venda por um preço de £ 100 milhões. O proprietário Mike Ashley notou que " Tem sido catastróficas para todos. Eu perdi meu dinheiro e eu fiz as decisões terríveis. Agora, quero vendê-lo tão logo eu puder ".
Em 27 de Outubro de 2009, Ashley anunciar que o clube já não estava à venda, informando que ele havia sido mal sucedido em encontrar um comprador que poderia produzir a prova de fundos, apesar de reduzir o seu preço pedir até R $ 80 milhões. O clube alegou que Ashley iria continuar a investir dinheiro na redução da dívida financeira do clube e teve as melhores intenções para o clube.
O início da temporada de 2009-10 no Campeonato viu o clube começou o Natal com uma vantagem de 8 pontos e um recorde defensivo de apenas 12 gols sofridos em 22 jogos. Manager Chris Hughton foi nomeado Gerente do mês de agosto, setembro e novembro.
Após retornar da Segunda Divisão, o Newcastle reestreiou na Premier League perdendo para o Manchester United (3 a 0).

Títulos

Campeonatos Nacionais: 1905, 1907, 1909, 1927
Copas da Inglaterra: 1910, 1924, 1932, 1951, 1952, 1955
Segunda Divisão Inglesa: 3 (1964/65, 1992/93, 2009/10)

Estádio
O St. James' Park é um estádio de futebol localizado em Newcastle upon Tyne, no nordeste da Inglaterra.
É a casa do clube de futebol inglês Newcastle United, da Premier League.
Inaugurado em 1891, foi reformado em 2001, o estádio tem, hoje, capacidade para 52.387 torcedores.

Mascote

A mascote do Newcastle é uma ave da espécie Magpie, da família dos corvos (Corvidae). Batizada de Monty, o animal é muito comum na Inglaterra, onde desde a Idade Média é visto como símbolo de má sorte quando pousado nas janelas ou em quintais das casas. Por conta disso, o animal foi escolhido com o objetivo de amedrontar seus adversários.

Alcunhas The Magpies ; The Toon

Site
http://www.nufc.co.uk/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância