terça-feira, 28 de setembro de 2010

West Bromwich Albion Football Club

O West Bromwich Albion (conhecido como Albion, The Baggies, The Throstles e West Brom) foi fundado em 1878 com o nome de West Bromwich Strollers por um grupo de trabalhadores da Salter's Spring Works, fábrica localizada na região oeste da Inglaterra. Dois anos depois, em 1880, o clube mudou o nome de Strollers para Albion. Em 1888, o West Brom fundou a Football League com outros 11 clubes ingleses. No jogo de estréia da liga, derrotou o Stoke City por 2 a 0. No mesmo ano,os Baggies venceram pela primeira vez a tradicional FA Cup, ao derrotar o Preston North End por 2 a 1 na final. Em 1892, o Albion voltou a vencer a Copa da Inglaterra, desta vez ao derrotar o Aston Villa por 3 a 0 na decisão.
Nos primeiros 22 anos de sua história, o West Bromwich chegou a usar cinco campos diferentes. Em 1900, porém, com a inauguração do The Hawthorns, o clube finalmente passou a ter uma casa para mandar seus duelos. Até hoje o estádio, que tem capacidade para 28 mil torcedores, é utilizado nos jogos do Albion.
Em 1901, o clube foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez. Mesmo subindo na temporada seguinte, não conseguiu se manter na elite do futebol inglês e passou anos entre a primeira e a segunda divisão da Inglaterra. Na temporada 1919-20, porém, com um time liderado por Fred Morris, o West Brom conquistou o seu primeiro – e até agora único – título da Football League. Morris foi o artilheiro do torneio, com 37 gols.
Uma das melhores temporadas da história do Albion foi em 1953-54. Com um futebol bastante ofensivo, a equipe, que chegou a ser considerada o “Time do Século ” por jornais ingleses, venceu o Preston North End por 3 a 2 na final da FA Cup e foi vice-campeão da Football League, perdendo o título para um dos mais tradicionais rivais dos Baggies, o Wolverhampton Wanderers.
Em 1964, o maior ídolo da história do West Brom chegou ao clube: o atacante Jeff Astle, que tinha apenas 22 anos quando trocou o Notts County pelo Albion. Astle vestiu por 315 vezes a camisa dos Baggies, marcando 151 gols e conquistando uma FA Cup e uma Cop a da Liga ao longo de dez temporadas.
Após a saida de Astle, o Albion voltou a ganhar destaque no futebol inglês com a chegada do técnico Ron Atkinson, em 1978. Desconhecido ao chegar ao clube, Atkinson logo chamou a atenção ao contratar Brendon Batson que, junto com Laurie Cunningham e Cyrille Regis, fez do West Brom o primeiro time a ter três jogadores negros no elenco. Com o sucesso do trio, o preconceito do futebol inglês com jogadores negros diminuiu consideravelmente.
Com Atkinson no comando, o West Bromwich fez partidas memoráveis. Em 1978, o clube foi ao Old Trafford golear o Manchester United por 5 a 3. Foi a última vez, até hoje, que um time marcou cinco vezes contra os Red Devils jogando em seu estádio.
Na década de 1980, o West Brom enfrentou uma grave crise financeira, que o fez despencar para a terceira divisão no começo da década seguinte.
Após anos tentando se reerguer, o Albion finalmente retornou à elite do futebol inglês em 2002, disputando pela primeira vez a Premier League. No retorno à primeira divisão, porém, o clube venceu apenas seis partidas e foi novamente rebaixado. Desde então o Albion segue trocando da primeira para a segunda divisão do futebol inglês, sem conseguir recuperar o brilho de outras fases da sua história.

Títulos
 
Campeonato Inglês 1919/20
FA Cup 1888, 1892, 1931, 1954 e 1968 
Football League Championship 1901–1902, 1910–1911, 2007–2008
League Cup 1966

Estádio

The Hawthorns
Capacidade para 26.500 pessoas











Mascote 

West BromwichA mascote do West Bromwich é chamada de Baggie Bird. Trata-se de uma versão do pássaro presente no escudo do time vestindo o uniforme do Albion.

Alcunhas Albion, The Baggies, The Throstles, West Brom

Site

http://www.wba.co.uk/