Pular para o conteúdo principal

West Bromwich Albion Football Club

O West Bromwich Albion (conhecido como Albion, The Baggies, The Throstles e West Brom) foi fundado em 1878 com o nome de West Bromwich Strollers por um grupo de trabalhadores da Salter's Spring Works, fábrica localizada na região oeste da Inglaterra. Dois anos depois, em 1880, o clube mudou o nome de Strollers para Albion. Em 1888, o West Brom fundou a Football League com outros 11 clubes ingleses. No jogo de estréia da liga, derrotou o Stoke City por 2 a 0. No mesmo ano,os Baggies venceram pela primeira vez a tradicional FA Cup, ao derrotar o Preston North End por 2 a 1 na final. Em 1892, o Albion voltou a vencer a Copa da Inglaterra, desta vez ao derrotar o Aston Villa por 3 a 0 na decisão.
Nos primeiros 22 anos de sua história, o West Bromwich chegou a usar cinco campos diferentes. Em 1900, porém, com a inauguração do The Hawthorns, o clube finalmente passou a ter uma casa para mandar seus duelos. Até hoje o estádio, que tem capacidade para 28 mil torcedores, é utilizado nos jogos do Albion.
Em 1901, o clube foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez. Mesmo subindo na temporada seguinte, não conseguiu se manter na elite do futebol inglês e passou anos entre a primeira e a segunda divisão da Inglaterra. Na temporada 1919-20, porém, com um time liderado por Fred Morris, o West Brom conquistou o seu primeiro – e até agora único – título da Football League. Morris foi o artilheiro do torneio, com 37 gols.
Uma das melhores temporadas da história do Albion foi em 1953-54. Com um futebol bastante ofensivo, a equipe, que chegou a ser considerada o “Time do Século ” por jornais ingleses, venceu o Preston North End por 3 a 2 na final da FA Cup e foi vice-campeão da Football League, perdendo o título para um dos mais tradicionais rivais dos Baggies, o Wolverhampton Wanderers.
Em 1964, o maior ídolo da história do West Brom chegou ao clube: o atacante Jeff Astle, que tinha apenas 22 anos quando trocou o Notts County pelo Albion. Astle vestiu por 315 vezes a camisa dos Baggies, marcando 151 gols e conquistando uma FA Cup e uma Cop a da Liga ao longo de dez temporadas.
Após a saida de Astle, o Albion voltou a ganhar destaque no futebol inglês com a chegada do técnico Ron Atkinson, em 1978. Desconhecido ao chegar ao clube, Atkinson logo chamou a atenção ao contratar Brendon Batson que, junto com Laurie Cunningham e Cyrille Regis, fez do West Brom o primeiro time a ter três jogadores negros no elenco. Com o sucesso do trio, o preconceito do futebol inglês com jogadores negros diminuiu consideravelmente.
Com Atkinson no comando, o West Bromwich fez partidas memoráveis. Em 1978, o clube foi ao Old Trafford golear o Manchester United por 5 a 3. Foi a última vez, até hoje, que um time marcou cinco vezes contra os Red Devils jogando em seu estádio.
Na década de 1980, o West Brom enfrentou uma grave crise financeira, que o fez despencar para a terceira divisão no começo da década seguinte.
Após anos tentando se reerguer, o Albion finalmente retornou à elite do futebol inglês em 2002, disputando pela primeira vez a Premier League. No retorno à primeira divisão, porém, o clube venceu apenas seis partidas e foi novamente rebaixado. Desde então o Albion segue trocando da primeira para a segunda divisão do futebol inglês, sem conseguir recuperar o brilho de outras fases da sua história.

Títulos
 
Campeonato Inglês 1919/20
FA Cup 1888, 1892, 1931, 1954 e 1968 
Football League Championship 1901–1902, 1910–1911, 2007–2008
League Cup 1966

Estádio

The Hawthorns
Capacidade para 26.500 pessoas











Mascote 

West BromwichA mascote do West Bromwich é chamada de Baggie Bird. Trata-se de uma versão do pássaro presente no escudo do time vestindo o uniforme do Albion.

Alcunhas Albion, The Baggies, The Throstles, West Brom

Site

http://www.wba.co.uk/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância