domingo, 19 de setembro de 2010

Reading Football Club

O Reading foi fundado em 1871, quando Sydenham organizou uma reunião com os primeiros sócios do clube. Ele veio a ser o primeiro presidente da história da equipe. Em 5 de setembro de 1896, o time passou a mandar seus jogos no estádio Elm Park, que foi a casa do Reading até 1998.

No início, a equipe só jogava partidas amistosas e jogos na Copa da Inglaterra. Em 1895, tornou-se profissional. Antes jogando em ligas locais, o Reading só foi entrar na disputa pelo título inglês em 1920. O campeonato local disputado pelo clube foi integrado à principal competição nacional e o time começou na terceira divisão.

Na temporada 1925/1926, o Reading ganhou a terceira divisão. Apesar disso, voltou a cair em 1931. O time continuou disputando esta competição, sem sucesso, até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o Campeonato Inglês foi interrompido devido ao conflito.

Depois do fim da guerra e do reinício da liga inglesa, a equipe continuou disputando a terceira divisão até o ano do centenário, em 1971. Ironicamente, o que era para ser uma ocasião festiva se tornou um pesadelo e o time foi rebaixado para a quarta divisão no saldo de gols.

Por algum tempo, o time oscilou entre a terceira e a quarta divisão, subindo e caindo com freqüência. Na temporada 1982/1983, o Reading quase deixou de existir. A equipe tinha acabado de cair mais uma vez para a quarta divisão e teve de resistir a uma fusão com o Oxford United, além de lutar contra a venda de Elm Park.

Em 1983/1984, o Reading terminou em terceiro lugar na quarta divisão e conseguiu subir. Na temporada 1985/1986, a equipe ganhou a terceira divisão e voltou para a segunda depois de 55 anos de ausência. Mas isso só durou duas temporadas, já que o Reading voltou a cair em 1987/1988.

Em 1993/1994, o time venceu a terceira divisão. Na temporada seguinte, terminou em segundo na fase classificatória da divisão de acesso à elite, mas não conseguiu subir para a primeira divisão porque a competição era jogada em playoffs. A vaga acabou sendo perdida para o Bolton, em uma derrota por 4 a 3 na prorrogação.

Depois disso, a equipe teve dificuldades na segunda divisão, lutando sempre contra o rebaixamento. O time conseguiu se salvar por dois anos, mas acabou não resistindo e, em 1997/1998, acabou o campeonato no fundo da tabela e caiu mais uma vez.

Apesar do rebaixamento, uma esperança: a construção de um novo estádio, o Madejski, mostrava a vontade do Reading de se estruturar em busca de melhores resultados. Então, em 1998/1999, o time jogou sua primeira temporada fora de Elm Park, que tinha sido sua casa por 102 anos.

O resultado foi decepcionante. O Reading terminou em décimo lugar e não conseguiu subir. Em 2001/2002, o clube finalmente conseguiu o acesso à segunda divisão. No ano seguinte, fez uma boa campanha na liga nacional, mas não conseguiu a vaga na elite porque perdeu nos playoffs.

Em 2005/2006, o Reading fez uma das melhores campanhas de sua história e somou 106 pontos na segunda divisão, conseguindo o título e se classificando pela primeira vez para a elite do futebol inglês. A primeira temporada da equipe na divisão principal foi surpreendente: o Reading terminou em oitavo, somente uma posição abaixo da zona de classificação para a Copa da Uefa.
Infelizmente na temporada seguinte (2007/2008) o time não foi bem e acabou caindo para a segunda divisão.

Títulos

Football League Championship  2005-06
Football League Second Division  1993-94
Football League Third Division 1985-86
Football League Third Division South 1925-26
Football League Fourth Division  1978-79

Estádio 

Madejski, com capacidade para 24.161 torcedores.
Inaugurado em  22 de agosto de 1998







Hino 

It was 2.45, the place was alive,
With the Elm Park sound as we came to the Ground,
The crowd was still growing,
Excitement was showing,
When the kick-off came it was down to the game.
And the White, Blue, win or lose,
We're with you all the way,
We got a feeling this is gonna be our day.
And the match was on when they heard our song,
And if your with the Royals,
We know you'll sing along.
It's the heart of the town when you're there at the ground,
It's the atmosphere that makes you so proud,
When there's so much to play for that makes you feel sure,
The team needs you and you need them too.
And the White, Blue, win or lose,
We're with you all the way,
We got a feeling this is gonna be our day.
And the match was on when they heard our song,
And if your with the Royals,
We know you'll sing along.



Mascote

Kingsley, um leão, é a mascote do Reading e foi visto pela primeira vez nos campos em 1997/1998. Naturalmente, ele é uma referência à origem real do clube, que é de uma região conhecida por seus nobres, porque o leão é o rei dos animais. A mascote usa uma camisa de número 1871, que é o ano de fundação da agremiação.

Alcunhas The Royals

Site
http://www.readingfc.co.uk/