sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Stoke City Football Club

O Stoke City é considerado o segundo clube mais velho do futebol inglês, já que sua fundação ocorreu em 1863, na região de Stoke-on-Trent, sob o comando do jovem estudante da Charterhouse School, Henry Almond. No mesmo ano, Henry e seus colegas batizaram o time de Stoke Ramblers, mas a primeira partida documentada aconteceu apenas em 1868. O duelo foi contra o EW May XV, no Victoria Cricket Club, local que abrigou os jogos durante sete anos, até ser substituído pelo Sweetings Field.
A passagem pelo Sweetings Field também foi rápida, apenas três anos, já que em 1878 o Vitória Ground foi adotado como casa do então renomeado Stoke Football Club. O período também marcou a escolha das cores oficiais, o vermelho e o branco.
O estádio e o clube estavam prontos, mas não havia nenhum campeonato de grande porte no país. Porém, em 1888, o Stoke e outros 11 agremiações fundaram a Football League, competição na qual o clube não obteve bons resultados, já que terminou em último nas duas primeiras edições.
O nome atual do clube, Stoke City F.C., foi implantado em 1928, três anos após a região de Stoke-on-Trent assumir o status oficial de cidade. O final dos anos 1920 e o início da década de 1930 foi especial para o clube. Além da mudança do nome, foi nessa época que surgiu o primeiro grande craque da agremiação, Stanley Matthews.
Presente nas convocações da seleção inglesa e um dos melhores jogadores de sua época, Stanley foi o expoente dos anos de glória do Stoke. O primeiro título da Football League (1932/33), o recorde de público do Victoria Ground (51,723 contra o Arsenal em 1937) e o recorde de gols na liga (Freddie Stelle, 33 gols em 1936/37) foram obtidos durante a década de 1930.
Contudo, as vitórias deixaram de ser freqüentes e o declínio veio. Durante 20 anos o clube não conquistou nenhum resultado expressivo, até a chegada de Tony Waddington, dirigente e treinador.
Waddington trouxe craques como o ídolo Stanley Matthews e o grande goleiro Gordon Banks. A equipe evoluiu, voltou a obter bons resultados e, na temporada 1971/72, conquistou o título da Copa da Liga, batendo o favorito Chelsea por 2 a 1, em Wembley.
George Eastham, substituto de Waddington, não conseguiu manter o bom trabalho e o clube chegou a ser rebaixado para a terceira divisão nacional. Vários anos se passaram e o Stroke não conseguiu sair do buraco.
O único momento de glória do clube, entre o fim da década de 1970 e a volta para a primeira divisão em 2008, foi a mudança de estádio. Após 119 anos, o Britannia Stadium foi construído para substituir o Victoria Ground.
Durante o segundo mandato do presidente Tony Pulis, mais precisamente em 2008, o Stoke City conseguiu o tão sonhado acesso. Após bater o Leicester por 2 a 1, a equipe vermelha e branca conquistou vaga à Premier League, a elite do futebol inglês.

  • Perdeu o primeiro jogo contra o West Bromwich Albion F.C. em 8 de setembro de 1888
  • Seu empate cheio de controvérsias de 0x0 contra o Burnley em 30 de abril de 1898 levou para a partida de teste de promoção e rebaixamento sendo depois substituída pela promoção e rebaixamento automático mais tarde.
  • Em 1967 eles jogavam na United Soccer Association como Cleveland Stokers.
  • Em 1997 o clube mudou-se de sua tradicional casa no Victoria Ground para sua nova casa com 28.383 acentos Britannia Stadium. Máxima alocação para visitantes é 4,800.
  • 1999 um grupo islandês, o Stoke Holding, adquiriu o time.
  • Terminou a temporada de 2005-06 na 13º posição no The Championship.
  • Em 22 de maio de 2006, Peter Coates comprou novamente o time Stoke Holding por um valor estimado em £ 1,7 mi.

Títulos
 
Segunda Divisão Inglesa 1932/33 e 1962/63
Copa da Liga 1971/72 

Estádio

Britannia Stadium é o estádio do Stoke City, time da primeira divisão inglesa e se localiza em Staffordshire, Inglaterra, com capacidade para 28.383 pessoas e já sediou jogo da seleção inglesa sub-21 contra Portugal.








Mascote
Stoke CityO Stoke City tem o hipopótamo como sua mascote. O imponente animal, conhecido como Pottermus ou Hippo, foi criado durante a temporada 1997/98, período em que o clube se mudou para seu novo estádio, o Britannia Stadium.


Alcunhas The Potters


Site

http://www.stokecityfc.com/