Pular para o conteúdo principal

Unione Sportiva Cittá di Palermo

O Palermo foi fundado em 1900 por Ignazio Majo Pagano, com o nome Anglo Panormitan Athletic and Football Club. O objetivo era incentivar a prática de vários esportes, como o futebol e o cricket. As cores do clube eram o vermelho e o azul, e só foi mudar para o rosa e preto em 1907.
Neste mesmo ano mudou o nome para Palermo Football Club. A equipe jogava partidas de campeonatos regionais até então. Em 1921, porém, o clube se inscreveu no Campeonato Italiano. Mas em 1927, o Palermo foi obrigado a sair da competição por problemas financeiros.
O clube renasceu graças à fusão com o Vigor Palermo. Em 1931/32, o time conquistou pela primeira vez na sua história a promoção para a Série A. E foi exatamente no dia 24 de janeiro de 1932 que aconteceu a inauguração do Estádio La Favorita – hoje chamado de Renzo Barbera, em homenagem a um ex-presidente do clube.
No entanto, a boa campanha em 1934/35, com o sétimo lugar, foi completamente oposta da temporada seguinte: 15º lugar e rebaixamento para a segunda divisão. Em 1940/41, a equipe foi excluída novamente da competição por problemas financeiros.
Seria preciso mais uma fusão para salvar o clube: dessa foi com a Juventina, outro time da cidade. Em 1941/42 participou da Série C e logo conseguiu subir para a Série B. Em 1947/48, o Palermo voltou para a elite do futebol italiano.
Foram temporadas sempre com resultados modestos, entre a primeira e segunda divisão. Em 1960, o time rosanero participou pela primeira vez de uma competição organizada pela Uefa: a Mitropa Cup, ou Copa da Europa Central.
Em 1962, conquistou um oitavo lugar na Série A – a torcida não esquece da vitória por 4 a 2 contra a Juventus, em Turim. A temporada seguinte? Rebaixamento para a Série B. Em 1967/68, o clube voltou para a elite do calcio com o nome Società Sportiva Calcio Palermo, e caiu novamente dois anos depois.
Em 1972, o Palermo conquistou a promoção para a Série A. Entretanto, seria apenas o início de tempos complicados, com exceção de duas finais da Copa da Itália, em 1973/74 e 1978/79, contra Bologna e Juventus, respectivamente.
Em 1986/87, uma nova exclusão do Campeonato Italiano por problemas financeiros. No ano seguinte, o clube foi fundado novamente com o nome Unione Sportiva Palermo Spa. O novo time, porém, não conseguia decolar e viveu momentos difíceis, alternando entre as Séries B e C.
Em 3 de março de 2000, o presidente da Roma, Franco Sensi, adquiriu o Palermo e a presidência foi concedida a Sergio D’Antoni. Sensi havia comprado as quotas do clube, mas ficou somente até 2002. Foi quando chegou Maurizio Zamparini.
O novo dono precisou de apenas duas temporadas para colocar o time rosanero novamente na Série A, em 2003/04, com Francesco Guidolin como técnico e Luca Toni no comando de ataque. Após a sexta colocação em 2004/05, o Palermo alcançou por duas vezes a quinta colocação, em 2005/06 e 2006/07.
Posições que devolveram a dignidade do clube e a felicidade da torcida. O time conseguiu se classificar para a Copa da Uefa, mas não obteve grandes sucessos. Para a temporada 2009/10, Zamparini decidiu apostar todas as suas fichas no novo técnico Walter Zenga.

Títulos

Serie B 1931–32, 1947–48, 1967–68, 2003–04 
Serie C 1941–42, 1945–46 
Serie C1 1992–93, 2000–01 
Serie C2 1987–88



Estádio

O Estádio Renzo Barbera (Stadio Renzo Barbera, antigo Stadio La Favorita)
Inaugurado em 24 de janeiro de 1932 como Stadio Littorio num jogo entre Palermo e Atalanta. Foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1934.
Em 1936 foi rebatizado para Stadio Michele Marrone, em homenagem a um soldado morto na Guerra Civil Espanhola. O nome do estádio foi mais uma vez modificado após a Segunda Guerra Mundial para Stadio La Favorita.
Em 1948 a pista de atletismo foi retirada e a capacidade passou para 30.000 torcedores. Em 1984 houve uma nova reforma, com a construção do segundo anel de arquibancadas e a capacidade ampliada para 50.000 lugares. Recebeu algumas partidas da Copa do Mundo de 1990.
Em 18 de Setembro de 2002 foi rebatizado pela última vez, com o nome de Renzo Barbera, presidente do Palermo entre 1970 e 1980.


Hino

Palermo numero uno
Forza Palermo, facci sognare
Forza Palermo, facci sognare

Trent’anni ci vosero, trent’anni i mala vita
Ma alle fine vincemmo sta partita
Torna Palermo torna in Serie A
Una città è in festa aspetta e un sinni va!
Ghiacciuola all’arancio panini chi panielle
Stavuota a Favorita viremo cose belle
Dalla gradinata sino ai popolari
Tutta Palermo cia putiemo fare

Forza Palermo, facci sognare
Forza Palermo, facci sognare

Du picciotto luongo ca si chiama Luca Toni
Ni fici provari sta grande emozioni
u burgu o capu du orieto a ballarò
Tutta Palermo sapia ca signò
Arrivano i gemelli ca suonano a chittara
All’avversario sulu u ciavuro ra palla
Ogni partita è festa o Barbera
U stadio addivienta una grande bandiera

Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi

Nuddu su scorda u granni prieiriente
Ca a squadra sua un ci mancava niente
E i cucini catanisi arrivati a Favorita
Cavusi spardati purpppietti e granita
I gienti su cuntienti ora cu Zamparini
nne strati si stringiono cristiani e marocchini
Palermo Rosanero Palermo in Serie A

Sangu e latte travagghio e libertà
Sangu e latte travagghio e libertà

Forza Palermo, facci sognare
Forza Palermo, facci sognare
Forza Palermo, facci sognare
Forza Palermo, facci sognare

Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi
Siamo noi, siamo noi, la Sicilia rosanero, siamo noi

Vi saluto Kurò!

Mascote

A mascote do Palermo é a águia Kuró, criada recentemente pelo departamento de marketing do clube para ações comerciais. A águia é tão presente na história do clube que está no escudo da agremiação em dourado. Trata-se de um dos símbolos da cidade de Palermo.

Alcunhas Rosanero Aquile

Site
http://www.ilpalermocalcio.it/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância