Pular para o conteúdo principal

Genoa Cricket and Football Club

O Genoa Cricket and Football Club, ou simplesmente Genoa, foi fundado no dia 7 de setembro de 1893 por um grupo de ingleses que moravam na cidade. A ideia era formar um time de críquete, o esporte mais popular da região.
A cidade se tornou um importante porto comercial para os estrangeiros, sobretudo os ingleses, que gostavam de praticar o esporte mais tradicional na Inglaterra: o futebol. E foi assim que os italianos descobriram o calcio. Em 1896, o apaixonado por futebol James Richardson Spensley se uniu ao grupo.
Foi exatamente ele que deu início ao novo quadro societário do clube, permitindo a entrada de sócios italianos, em 1897. O esporte mais popular do mundo começava a fazer parte do Genoa, que disputou a primeira partida oficial entre times de cidades diferentes no dia 6 de janeiro de 1898:
Foi contra uma equipe com jogadores do International Football Club e Football Club Torinese. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o time de Turim e o segundo ficou com o Genoa, também por 1 a 0.
Neste mesmo ano foi organizado o primeiro campeonato nacional, vencido propriamente pelo Genoa. O scudetto viria também nas duas seguintes temporadas. O ciclo de vitórias foi interrompido pelo Milan, em 1901.
No dia 25 de janeiro de 1901, o sócio Rossi propôs a mudança nas cores do uniforme: 5 votos a favor contra 4. Assim, a camisa do Genoa se tornou vermelho e azul, cores da bandeira britânica – Union Jack.
Após o título perdido para o Milan, o clube rossoblu conquistaria mais uma vez o tri da Série A: 1901/02, 1902/03 e 1903/04. Em 1903, o Genoa enfrentou o Nice, da França, sendo o primeiro clube italiano a jogar contra um time estrangeiro: vitória fora de casa por 3 a 0.
Em 1906, o clube passou por um momento de reestruturação: a equipe tinha jogadores envelhecidos, como por exemplo, Spensley, quase com 40 anos, e outros atletas em fase de decadência. Assim, o Genoa não disputou títulos, deixando o caminho livre para Juventus e Milan fazerem a festa.
Em 1912, a diretoria contratou o técnico William Garbutt, o primeiro treinador profissional da história do futebol italiano. E Garbutt seria decisivo: ele tirou o clube da fila após dez anos ao conquistar o scudetto na temporada 1914/15. Mais que isso. Deu ao Genoa mais duas vezes o título italiano: 1922/23 – este invicto – e 1923/24.
O time dos anos 20 é considerado o Genoa mais forte de todos os tempos. A defesa era o ponto principal para o sucesso. Para se ter uma ideia, na temporada 1923/24, a do nono scudetto, a equipe jogou 26 partidas: fez 57 gols e tomou apenas 15.
Em 1925 aconteceu uma das histórias mais curiosas do futebol italiano. A temporada é chamada de a “estrela roubada” – já que se o Genoa fosse campeão teria o direito de colocar uma estrela na camisa. O clube rossoblu chegou até a final da Liga Nord contra o Bologna.
Na primeira partida, mesmo jogando fora de casa, o Genoa venceu por 2 a 1. Bastava um empate no jogo de volta. Resultado: 2 a 1 para o Bologna. Foi necessário um jogo de desempate.
O Genoa vencia por 2 a 0, quando Muzzioli chutou forte, o goleiro genovês espalmou, a bola bateu na trave e o juiz marcou escanteio. Os torcedores do Bologna invadiram o campo armados e foram para cima do árbitro insinuando que a bola teria passado por dentro da rede. Após 13 minutos de paralisação o árbitro confirmou o gol.
Logo depois, o Bologna empatou com um gol irregular: segundo a imprensa, o autor do tento fez falta no goleiro. Nova invasão de campo. Prorrogação? Não. Os jogadores do Genoa não voltaram para campo.
O juiz prometeu que a vitória seria dada aos genoveses. No entanto, Leandro Arpinati, vice-presidente da Federação Italiana de Futebol e torcedor do Bologna, forçou uma nova partida, que acabou empatada em 1 a 1. Seria necessário um novo jogo.
A Federação marcou o jogo para setembro, mas mudou de ideia no último momento e remarcou para agosto. Resultado: 2 a 0 para o Bologna. Os jogadores do Genoa estavam de férias e tiveram que jogar sem preparo, enquanto os atletas do Bologna, avisados por Arpinati da antecipação, continuaram os treinamentos e foram para o jogo em plena forma.
Começava aí a decadência do clube. Garbutt saiu e agravou ainda mais os problemas. Em 1933/34, o clube caiu para a Série B, mas voltou no ano seguinte. Em 1936/37 conquistou pela primeira vez a Copa da Itália. Na temporada 1937/38, com Garbutt de volta, o clube esteve perto do scudetto, terminando em terceiro lugar.
Depois, o Genoa passou a frequentar a parte intermediária da tabela para baixo. Conviveu com rebaixamentos e acessos. Em 1969/70, porém, foi um pouco mais além e decepcionou seus torcedores com a queda para a Série C. Na temporada seguinte voltaria para a Série B.
Os anos 70 e 80 continuaram com a instabilidade dos tempos anteriores. Em 1990/91, uma surpresa: o Genoa ficou em quarto lugar na Série A e conquistou uma vaga na Copa da Uefa. Mas a aventura pela Europa terminou na semifinal, contra o Ajax.
Em 1994/95, o clube voltou a cair para a Série B. Em 2000, o controle do time passou para Gianni Scerni, mas os resultados não vieram e ele deixou a presidência para Massimo Mauro, que tampouco conseguiu sucesso. Scerni voltou e depois cedeu boa parte das ações para Luigi Dalla Costa.
O novo proprietário, porém, investiu mal o dinheiro e o Genoa esteve à beira da falência, que só não aconteceu graças a ajuda de Costa Crociere e Enrico Preziosi. Este último se tornaria o salvador da pátria.
Preziosi chegou em 2003, mas os resultados demoraram a aparecer. O começo foi difícil: logo na sua primeira temporada no comando do clube, o time rossoblu caiu para a Série C, mas foi beneficiada pelo “Caso Catania” e permaneceu na segunda divisão.
Em 2004/05, porém, não teve jeito: o Genoa caiu para a Série C por causa de problemas extra-campo, mas logo subiu de divisão no ano seguinte. Começaria aí o ressurgimento. Em 2006/07, o time rossoblu conseguiu o tão sonhado retorno à elite do futebol italiano.
Finalmente começava a aparecer a administração de Enrico Preziosi. Com boas contratações, o clube conseguiu um ótimo quinto lugar na temporada 2008/09, conquistando uma vaga na Copa da Uefa. 

Títulos:
Campeonato Italiano (9) 1898, 1899, 1900, 1902, 1903, 1904, 1914/15, 1922/23 e 1923/24
Copa da Itália (1) 1936/37


Estádio

O Estádio Luigi Ferraris (apelidado de Marassi) é um estádio localizado em Gênova, na Itália. É a casa dos times de futebol Genoa 1893 e UC Sampdoria.
Inaugurado em 22 de Janeiro de 1911 no bairro de Marassi (da onde vem o apelido), com um jogo entre Genoa 1893 e Internazionale, com capacidade para 20.000 torcedores. Em 1 de Janeiro de 1933, foi rebatizado com o nome de Luigi Ferraris, capitão do Genoa e héroi da Primeira Guerra Mundial pela Itália.
Recebeu uma partida da Copa do Mundo de 1934, a derrota brasileira por 3 a 1 para a Espanha.
Em 1987 foi demolido e reconstruído, recebendo quatro partidas da Copa do Mundo de 1990.
Atualmente o estádio tem capacidade para 36.536 torcedores, mas o recorde de público no estádio é de 60.000 torcedores, num jogo entre Itália e Portugal, em 27 de Fevereiro de 1949.

Hino

Genoa, Genoa, Genoa Genoa Genoa!
Coi pantaloni rossi e la maglietta blu, è il simbolo del Genoa, la nostra gioventù
In dieci o centomila, non puoi tenerli più son sempre più festosi i tifosi rossoblù
Aprite le porte, oh oh, il Grifone va Nessun avversario, oh oh, mai lo fermerà
O donna prepara, oh oh, per la mia bandiera il nuovo scudetto che il Genoa vincere dovrà
Genoa, Genoa, Genoa Genoa Genoa! In cento o più trasferte, in auto moto o treno Ti seguono fedeli, non puoi tenerli a freno
Tornati a De Ferrari ti fanno un carosello e anche Garibaldi si unisce al ritornello
Aprite le porte, oh oh, il Grifone va Nessun avversario, oh oh, mai lo fermerà
O donna prepara, oh oh, per la mia bandiera il nuovo scudetto che il Genoa vincere dovrà
Genoa, Genoa, Genoa Genoa Genoa!







Mascote
A mascote do Genoa está presente no escudo da agremiação e no seu apelido. É um Grifone, uma figura mitológica que mistura elementos de um cavalo, uma águia e um leão, e representa a custódia e a vigilância.

Apelido: Grifone, Vecchio Balordo, Zena, Rossoblu




Site


http://www.genoacfc.it/



Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância