sábado, 7 de agosto de 2010

Atalanta Bergamasca Calcio

O Atalanta surgiu em outubro de 1907, mas só se tornou o clube que é hoje em 20 de fevereiro de 1920, quando fundiu-se com um outro clube da cidade de Bérgamo, chamado Bergamasca. O primeiro usava um uniforme preto e branco, enquanto o segundo se vestia de azul e branco. Com a fusão, o Atalanta passou a utilizar uma camisa listrada verticalmente em preto e azul.
O nome do clube foi tirado de uma personagem da mitologia grega. Atalanta era uma caçadora que fez acordo com um rei de só se casar com quem conseguisse vencê-la em uma corrida. Como era muito veloz, ela demorou muito a ser derrotada, o que só aconteceria por meio de um estratagema. Esse enredo foi o que motivou os fundadores a escolherem o nome do clube.
No primeiro ano da disputa do Campeonato Italiano por contos corridos, em 1929, o Atalanta ingressou na competição, e demorou até 1937 para conseguir subir à Série A. Desde então, alternou períodos de estabilidade na elite do futebol nacional com fases de oscilação entre a divisão principal e as inferiores. A melhor posição do Atalanta no Italiano foi em 1948, quando terminou em quinto lugar.
O único título realmente de expressão da história do Atalanta foi conquistado em 1963, quando o time de Bérgamo conquistou a Copa da Itália. Naquela ocasião, a equipe teve de passar por Como, Catania, Padova, Bari e Torino para poder levantar o troféu. A final foi realizada no dia 2 de junho de 1963 e a equipe de Bérgamo superou o Torino por 3 a 1, em Milão, para ganhar o troféu mais importante de sua história.
Além deste, a equipe também ganhou a Série B em 1940, 1959, 1984 e 2006 e a Série C/1 em 1982. Desde o meio da década de 1980 que o clube alterna campanhas razoáveis na Série A com rebaixamentos e retornos. A última vez foi justamente na temporada 2005/2006, quando foi campeão da Série B e voltou à elite. Na última temporada, o Atalanta terminou em oitavo lugar.
O ano de 2007 marcou o centenário do Atalanta.

Títulos

Copa da Itália: 1 (1962-62)
Serie B: 4 (1939-40, 1958-59, 1983-84 e 2005-06)
Serie C: 1 (1981-82)


Estádio: Atleti Azzurri d’Italia, com capacidade para 26.638 pessoas.

Apelido: La Dea (A Deusa) ou Nerazzurri (preto-e-azuis)

Hino

Atalanta
Atalanta
Cuore di tutti noi
Atalanta
Figlia del vento
Tu non tramonti mai

Dea magica Dea
Fai sognare questa tua città
Tu ci prendi
Ci sorprendi
Magica Dea

Dea, magica Dea
Senti il cuore nerazzurro in noi
La tua gente
Che ti canta

Atalanta
Atalanta
Cuore di tutti noi
Atalanta
Stella che incanta
Tu non tramonti mai

(Riprendi la seconda parte e la terza parte)

Atalanta
Atalanta
Tu non tramonti mai
Atalanta figlia del vento
Sempre con te ci avrai

Uoh uoh uoh uoh uoh....


Mascote
Atalanta é uma deusa da mitologia grega que tinha excepcionais habilidades de caça e uma velocidade incrível na pista de corrida. Ela foi a inspiração para a escolha do nome do clube e sua mascote é a atleta mitológica vestindo a camisa azul e preta.
­­­


Site