terça-feira, 31 de agosto de 2010

Piacenza Calcio

A partir do final do século 19 o futebol começou a ganhar popularidade em Piacenza e foi introduzido no  colégio, juntamente com o ciclismo, ginástica, tiro e outros esportes. A faísca que ajudou a incendiar o futebol na cidade era um torneio estudantil em 1908. A competição de futebol foi jogado entre as equipes de várias cidades, e a equipe do Colégio Morigi de Piacenza foram os vencedores.O início do futebol  na cidade se limitou a "amistosos" , até que Piacenza Calcio foi fundada em 1919 com o presidente do primeiro clube como Giovanni Dosi. Dosi foi um ambicioso empresário, assumindo o controle de todos os aspectos sociais, técnicas e administrativas do clube, com o único foco em trazer o clube para o campeonato nacional .
Em sua primeira temporada, o clube jogou 12 jogos. Seus adversários incluídos: Parma, Reggiana, Spal e o proeminente Bologna. A temporada foi um ótimo começo para Piacenza, que perdeu apenas um jogo (1-0 para o Bologna) ganhar a promoção para Prima Categoria. O primeiro campeonato vencendo escalação incluídos os jogadores Fontana, Armani, Meani, Sala I, Marelli, Paleari, Cella, Galimberti, Bossola, Giiumanini, Boselli, Ronchetti Ventura, Sala II, Raina, Ziliani I, II Ziliani, Avogadri, Sala III e Antonini.Depois de passar grande parte do início da vida do clube nos campeonatos regionais, que entrou em Serie C para a temporada 1935-36, chegando perto de ganhar a promoção para a Série B no ano de 1938, mas perdeu para Fanfulla.
Após a Segunda Guerra Mundial, Piacenza competiu na Série B pela primeira vez, competindo lá por duas temporadas, antes de cair de volta para a Série C em 1948. Durante 1952, pela segunda vez o clube estava perto de promoção, mas perdeu novamente, desta vez para o Cagliari.O clube foi punido por desportivismo ilícito de 1956 e foram rebaixados para a Série D. Isto provou ser um golpe muito pesado para o clube, que continuariam a ioiô entre a Serie C e D até 1964. Piacenza finalmente voltou para a Série B em 1969, sob o comando Tino Molina e presidente Vincenzo Romagnoli.

Promovido a Série B em 1991  e promovido à Série A pela primeira vez em 1993.O lado continha 1993 jogadores como o meia Daniele Moretti, Francesco ala Turrini e Giampietro Piovani. Eles passaram 1993-1994 segurando seus próprios no meio da tabela e foram à margem de um lugar na Taça UEFA, mas foi infeliz ao ser relegado no final do dia. O clube sabiamente optou por manter Cagni e mais de sua equipe, e eles alcançariam a promoção como campeões da Serie B em 1995.Os cinco anos seguintes viram o clube a conquistar muitos adeptos com a sua programação todos os italianos e batalhas vitoriosas contra o rebaixamento. Em 1997, o clube adquiriu lendário homem duro zagueiro Pietro Vierchowod. Apesar de sua idade avançada, Vierchowod mostrou uma excelente aquisição, mais do que segurar a sua própria defesa e, mesmo marcando gols decisivos na batalha contra o rebaixamento. Rebaixamento em 2000 foi seguido por um retorno imediato à Serie A por dois anos com excelente forma mostrada pelos jogadores como o meia Enzo Maresca. O clube tem mantido desde então na Serie B, sem ameaçar a montar um desafio da promoção. No último dia da temporada 2006-07 da Serie B, a equipe precisava de uma vitória para forçar um playoff de promoção Serie B, mas foram além de um empate, e assim os 3 melhores ganharam uma promoção automática.


Títulos




Serie B 1994/95
Serie C 1986/87, 1990/91

Estádio

Stadio Leonardo Garilli criado em 1969, acolhe os jogos de Piacenza Calcio.Foi expandido em 1993, quando passou para o atual 21.668 para 12.000 lugares (60 lugares para a galeria de imprensa), após a promoção à Serie A.Anteriormente, o estádio era chamado Piacenza "Galleana", em homenagem ao bairro onde está localizado.Desde janeiro de 1997 ele foi nomeado em memória do engenheiro Leonardo Garilli (falecido em 30 de dezembro, 1996), que os apoiantes Piacenza e a praça da cidade toda a fronteira da região de Emilia-Lombard deve muito à dedicação e habilidade demonstrada no papel de presidente de Piacenza Calcio.


Apelidos : Biancorossi, Papaveri, Lupi

Site: http://www.piacenzacalcio.it/