quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Empoli Football Club

Localizado em uma cidade pequena, com aproximadamente 45 mil habitantes, o desempenho do Empoli nas décadas mais recentes chega a impressionar. Sua força maior está nas divisões de base, tidas como das melhores em toda a Itália.

O Empoli foi fundado em agosto de 1920 por um grupo de estudantes da cidade, mas disputou sua primeira partida apenas no ano seguinte. Até a segunda metade da década de 1980, o clube nunca havia conseguido notoriedade no cenário do futebol italiano, pois permaneceu nas divisões inferiores durante a maior parte de sua história.
Na temporada 1985/1986, o Empoli conseguiu pela primeira vez o acesso à Série A, o que foi considerado um feito para um clube pequeno de uma cidade do interior. Apesar disso, foi rebaixado novamente alguns anos depois, afundando até a Série C/1. Nos últimos 20 anos, a história do Empoli tem sido de subidas e descidas entre as Séries A e B.
Na Série B de 2004/2005, o Empoli conseguiu seu único título nacional na história. A equipe terminou em primeiro e ganhou o acesso à Série A. Antes, já tinha conseguido voltar de uma divisão inferior, mas nunca havia terminado na liderança, sempre conseguindo uma das outras vagas.
Na temporada 2005/2006, o Empoli terminou em décimo lugar na elite nacional. Devido ao escândalo de manipulações de resultados naquele ano, que gerou punição a grandes equipes como Milan e Juventus, o time conquistou uma vaga na Copa da Uefa, mas não pôde participar por não possuir licença para a disputa da competição. Na temporada seguinte, o clube voltou a se classificar para a Copa da Uefa.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/08 e acabou sendo rebaixado.

Estádio

Carlo Castellani, com capacidade para 19.847 pessoas.



Apelido: Azzurri (azuis)

Mascote

A mascote da cidade de Empoli foi adotado pelo clube de futebol. É usada como símbolo para a academia para jovens do time, bem como para suas divisões de base.


Site
http://www.empolicalcio.it/