Pular para o conteúdo principal

Associazione Calcio Fiorentina e Florentia Viola

Em 26 de agosto de 1926, a fusão entre dois clubes de Florença, o Libertas e o Club Sportivo Firenze, deu origem à Fiorentina, clube de tradição na Itália. A primeira competição disputada pela equipe foi o campeonato nacional, iniciado no mesmo ano, e o futebol da Viola (violeta, em italiano) estreou vencendo o Pisa, no dia 3 de outubro de 1926, por 3 a 1, em sua primeira partida oficial.

Na temporada 1930/1931, a Fiorentina venceu a Série B e ingressou pela primeira vez na elite do futebol italiano. Nos primeiros anos, obteve bons resultados, como um quarto lugar na sua temporada de estréia e uma terceira colocação no campeonato de 1934/1935. Apesar disso, o time foi rebaixado em 1937/1938.

As duas temporadas seguintes à do descenso foram uma época feliz para os torcedores da Viola. Não só a equipe conseguiu novamente o acesso à divisão principal do Campeonato Italiano em 1938/1939, como também conquistou seu primeiro título: a Copa da Itália da temporada 1939/1940. Esta foi a formação campeã pela primeira vez com a camisa violeta: Griffanti, Simontacchi, Piccardi, Ellena, Bigogno, Poggi II, Menti II, Morselli, Frigo, Celoria, Tagliasacchi.

Depois disso, a Fiorentina continuou obtendo bons resultados na Série A e se consolidou como uma das principais forças do futebol italiano. Mas foi apenas na temporada de 1955/1956 que a equipe conquistou seu primeiro scudetto. Com um time competitivo, que incluía o brasileiro Julinho no elenco, a Fiorentina se sagrou campeã italiana com 12 pontos de vantagem para o vice, o Milan. Nos quatro campeonatos seguintes, a Viola terminou a competição em segundo lugar.

Na década de 1960, a Fiorentina venceu mais duas vezes a Copa da Itália (1960/1961 e 1965/1966), feito que se repetiria ainda nas temporadas de 1974/1975, 1995/1996 e 2000/2001. Na Série A de 1968/1969, a equipe conquistou pela segunda vez na sua história o scudetto.

Recentemente, o time passou por crises. No início dos anos 90 a Fiorentina foi rebaixada para a Série B, que ganhou pela terceira vez em 1993/1994, sob o comando do atacante argentino Batistuta. Na temporada seguinte, o time conseguiu fazer uma boa campanha na Série A.

No início do século XXI, a Fiorentina entrou em uma crise gravíssima e chegou a deixar de existir. O clube tinha dívidas que não podia pagar e foi rebaixado para a Série B pelos seus problemas financeiros. O problema era tamanho que não permitia à Fiorentina disputar sequer o Nacional nas divisões inferiores e o clube foi dissolvido.

Um mês depois disso, a Fiorentina voltou, com novo nome e na Série C/2 de 2002/2003, à quarta divisão do Campeonato Italiano. A agora Fiorentina Viola, liderada por Di Livio, único jogador do elenco antigo a não sair do clube com a crise, conseguiu se classificar para a Série C/1.

Devido a uma confusão na Série B da temporada 2002/2003 conhecida como Caso Catania, a segunda divisão italiana aumentou o número de clubes de 20 para 24. Assim, decidiu-se que subiriam os três classificados da Série C/1 mais a renascida Fiorentina. Deste modo, o time de Florença não precisou disputar a Série C/1 para ganhar acesso à Série B.

Em 2003/2004, a Fiorentina conseguiu a classificação de volta à Série A. Na primeira temporada de volta à elite, passou sufoco para evitar o rebaixamento. Nos anos seguintes, fez boas campanhas, contando com nomes de prestígio em seu elenco, tais como o goleiro Frey e o atacante Luca Toni, que marcou 31 gols em 2005/2006.
Apesar do sucesso em seu retorno, a Fiorentina correu o risco de ser rebaixada novamente por problemas extracampo: o clube estava envolvido no escândalo de manipulações de resultados que acabou rebaixando o Juventus e punindo clubes como o Milan. Apesar de ter sido condenada ao descenso, a diretoria da Viola recorreu e conseguiu diminuir a punição para 15 pontos deduzidos da equipe na Série A. Mesmo começando com -15 em 2006/2007, a Fiorentina conseguiu uma vaga na Copa da Uefa.
Mesmo com um déficit, a Viola conseguiu terminar a temporada 2006/07 em sexto lugar, na zona de classificação para a Copa da Uefa. Foi justamente nesse ano que chegou ao time o atacante romeno Mutu, um dos principais responsáveis pela volta por cima do time.
Em 2007/08, a equipe chegou até as semifinais da copa européia, sendo eliminado pelo Rangers. O trabalho da família Della Valle se mostrava cada vez mais sólido e competente. Tanto que neste campeonato, a Fiorentina terminou em quarto lugar, na frente do Milan, e com uma vaga na Copa dos Campeões.
Em 2008/09, com a contratação de Gilardino, Jovetic e Vargas, o time se mostrou ainda mais forte, mas não passou da primeira fase da Uefa Champions League. De todo modo, o quarto posto na Série A foi um prêmio para um time aguerrido e bem montado.

Títulos

Série A 1955/1956 1968/1969
Copa da Itália 1939/1940 1960/1961 1965/1966 1974/1975 1995/1996 2000/2001 
Recopa Européia 1960/1961
Supercopa da Itália 1996
Série B 1930/1931 1938/1939 1993/1994
Série C/2 2002/2003


Estádio

O Estádio Artemio Franchi é propriedade da Câmara Municipal de Florença e foi inaugurado a 13 de Setembro de 1931.
Projectado pelo arquitecto Pier Luigi Nervi em 1929, foi construída em duas fases pelas empresas de construção Nervi & Nebbiosi e Nervi & Bartoli.
Apesar de ser um Estádio Municipal, recebe os jogos em casa da Fiorentina.
Aquando da sua fundação o estádio foi nomeado "Stadio Giovanni Berta" em memória ao governador fascista morto recentemente por revolucionários comunistas na Ligúria. Com o fim da Segunda Guerra Mundial o estádio foi novamente nomeado, desta vez como simplesmente "Stadio Comunale" (Estádio Municipal). Em 1991 a Câmara de Florença juntamente com a direcção da Fiorentina resolveram atribuir o nome do estádio ao ex-presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e ex-dirigente da Fiorentina Artemio Franchi.
Capacidade para 47.282 pessoas.


Hino

­Garrisca al vento il labaro Viola,
sui campi della sfida e del valor,
una speranza viva ci consola,
abbiamo undici atleti e un solo cuore:
"Oh, Fiorentina,
di ogni squadra ti vogliam regina,
oh, Fiorentina,
combatti ovunque ardita e con valor,
nell'ora di sconforto e di vittoria,
ricorda che del calcio hai tu la storia.
Maglia Viola lotta con valore,
per esser di Firenze vanto e gloria,
sul tuo vessillo scrivi: "Forza e Cuore",
e nostra sarà sempre la vittoria:
"Oh, Fiorentina..."
Forza Fiorentina!!!!! Alè Viola!!!!

Apelido: La Viola (a violeta) e Gigliati (lírios)

Mascote
­

Site oficial: www.violachannel.tv

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância