terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cagliari Calcio

O Cagliari foi fundado no dia 20 de agosto de 1920 por estudantes da cidade que gostavam de futebol. De acordo com o site oficial do clube, a história começa quando esses jovens disputam uma partida contra marinheiros de Gênova. Apesar de praticarem o esporte com freqüência, a fundação oficial do clube só ocorreu em 1920, quando a agremiação disputou o Torneio de Sardenha, primeira competição a ser disputada pela equipe.

Durante muito tempo, o Cagliari participou de competições regionais e ficou sempre fora do Campeonato Italiano. A equipe chegou a disputar uma Série B no início da década de 1930, mas ela foi extinta e o time ficou na Série C. Com isso, passou muitos anos nas divisões inferiores do futebol italiano e só conseguiu subir à elite na década de 1960.
Na temporada 1951/1952, o Cagliari foi campeão da Série C, que naquela época não era dividida em C/1 e C/2 como nos tempos atuais. A equipe foi a primeira a vencer sozinha a competição, já que nos anos anteriores a vitória sempre foi conjunta, de pelo menos dois clubes simultaneamente. A partir daí, oscilou entre as Séries B e C até conseguir a ascensão pela primeira vez à Série A em 1964.
Para sua estréia na divisão principal do futebol italiano, o Cagliari contava com craques como o atacante Luigi Riva, maior jogador da história do clube e atleta que mais gols marcou com a camisa da seleção italiana, 35 em 42 partidas. Ele jogou a Copa de 1970 pela “Azzurra” e estava em campo na final, quando o Brasil derrotou os europeus por 4 a 1.
No mesmo ano da Copa do Mundo, o Cagliari conquistou seu único título e a jóia entre as glórias do clube. Trata-se do Campeonato Italiano da temporada 1969/1970. Luigi Riva foi o artilheiro da Série A naquela ocasião, e o Cagliari também contava com jogadores do calibre de Cera e Domenghini, presentes na Copa do México com a seleção italiana. A equipe foi campeã com apenas duas derrotas e 11 gols sofridos, recorde até hoje.
A escalação dos titulares do campeão era Albertosi, Martiradonna, Zignoli, Cera, Niccolai, Tomasini, Domenghini, Nenè, Gori, Greatti e Riva. Na temporada anterior, a equipe já havia disputado o título, e continuou como favorita nos anos subseqüentes, mas sem sucesso. Em 1976, com Riva já em fim de carreira, o Cagliari também declinou e foi rebaixado para a Série B. Em 2005, a camisa 11, usada pelo craque, foi aposentada pelo clube.
Desde seu rebaixamento para a Série B, o Cagliari oscilou entre divisões. Na temporada 1986/1987, o time acabou rebaixado para a Série C/1, na qual passou duas temporadas antes de conseguir o acesso. Mas, na temporada 1989/1990, o time já voltava à Série A depois de duas campanhas bem-sucedidas nas divisões inferiores. Na década de 1990, porém, a equipe disputou predominantemente a Série B. Apesar disso, conseguiu subir e, desde a temporada 2003/2004, o Cagliari disputa a primeira divisão italiana, geralmente terminando a competição no meio da tabela.

Títulos


Campeonato Itáliano: 1 (1969-1970)
Itália Serie B da Itália: 1 (2003-2004)
Itália Serie C da Itália: 3 (1930-1931, 1951-1952 e 1988-1989)
Estádio

Sant’Elia, com capacidade para 23.486 pessoas
Inaugurado em 1970, chegou a ter capacidade para 40.177 torcedores na Copa do Mundo de 1990. Atualmente pode receber pouco mais de 23.400 torcedores.

Hoje em dia são instaladas arquibancadas metálicas sobre a pista de atletismo visando aproximar a torcida do campo.



Hino

­Voleremo, voleremo uniti noi

Voleremo, voleremo uniti noi insieme a te
Dei mori la nostra bandiera, va più su.
E un vento di mille emozioni tu vedrai
Stasera nascerà dal cuore rosso e blu
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo saliremo ancor più su
Voleremo, uniti noi insieme a te
E un onda di mani ruggire vedrai
Un canto di battiti in coro avvolgerà
Questa aria chiara e salata di mare e libertà
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo saliremo ancor più su
Voleremo uniti noi
Saliremo, saliremo ancor più su
Voleremo, voleremo uniti noi
Saliremo ancor più su
Voleremo uniti noi insieme a te


Apelido
 
Rossoblu (rubro-azuis) ou Isolani (ilhados)
 
Site
http://www.cagliaricalcio.net/