sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parma Football Club

O Parma foi fundado na segunda década do século XX com um nome diferente do atual. Isso ocorreu em 1913, quando moradores da cidade criaram o Verdi Football Club, em homenagem ao maestro Giuseppe Verdi. No mesmo ano, a denominação foi alterada para Parma Football Club, e o uniforme era uma camisa branca com uma cruz negra no peito.

A equipe, porém, demorou algum tempo para se aproximar da principal divisão do Campeonato Italiano. O primeiro acesso à Série B aconteceu no fim da década de 1920, mais precisamente em 1929/30.
Nessa época, o Parma passou por nova mudança de nome. Transformou-se em Associazione Sportiva Parma. Dentro dos gramados, não fazia boas campanhas, e continuava longe da elite do país.
Pelo contrário. Logo em 1931/32, caiu para a Série C, onde ficaria até meados dos anos 1940. Na década de 1950, o primeiro momento de estabilidade da história do clube, que passou 11 anos na segunda divisão italiana, sem se aproximar de novo acesso.
Depois disso, porém, não encontraria novo momento de tranqüilidade tão cedo. Ao longo dos anos 1960, alternou-se entre as divisões inferiores, sem nunca chegar sequer à segunda. Pior que isso: um ano depois caiu para a Série D. O clube passava por um grande problema financeiro e mudou de nome várias vezes. Em 1969 houve uma fusão com outro time da cidade, o A.C. Parmenese, tendo como objetivo se tornar uma equipe mais forte financeiramente.
Logo depois disso conseguiu voltar para a Série C. Em 1972/73, já estava o Parma novamente na segunda divisão. A temporada seguinte terminou com uma surpreendente quinta colocação. Mas foi um sucesso repentino, pois um ano depois caiu novamente.
Em 1978/79, a torcida pôde comemorar mais um acesso à Série B. Dessa vez sob o comando do técnico Cesare Maldini. Mas a Série C ainda estaria presente na vida do clube. Em 1985/86, Arrigo Sacchi colocou o time na Série B novamente. Dessa vez o caminho para a elite estava sendo pavimentado.
O dia 27 de maio de 1990 entrou para a história do clube. Sob o comando de Nevio Scala, o Parma conquistou a tão sonhada vaga na Série A. E o time vinha para ficar. Os anos 90 foram tempos de ouro:
A Parmalat, empresa de laticínios, comprou grande parte das ações do clube e passou a investir na contratação de jogadores de peso. A aposta deu resultado e logo na sua primeira aventura na elite do futebol italiano terminou em sexto lugar, conseguindo uma vaga na Copa da Uefa.
Em 1991/92, o Parma conquistou seu primeiro título importante: a Copa da Itália, na qual enfrentou a Juventus na final e venceu por 2 a 0, com gols de Melli e Osio. Em 1994/95 esteve muito perto de conquistar o scudetto, mas terminou em segundo lugar, atrás da própria Juventus.
Nesta mesma temporada o Parma deu o troco na Velha Senhora na final da Copa da Uefa. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o time gialloblu e no segundo houve um empate por 1 a 1. O herói do Parma foi Dino Baggio, que marcou os dois gols.
O clube continuou no caminho dos grandes sucessos. Em 1996/97, sob o comando de Carlo Ancelotti foi vice-campeão novamente da Série A e se classificou para a Liga dos Campeões, onde não conseguiu ir bem e foi desclassificado ainda na primeira fase.
Em 1998/99, o Parma fez a alegria da sua torcida ao conquistar dois títulos: a Copa da Uefa e a Copa da Itália. Em 1999/00, vitória na decisão da Supercopa da Itália contra o poderoso Milan. A partir daí o clube viveu com constantes trocas de treinadores: Malesani, Sacchi, Ulivieri, Passarella e finalmente Carmignani.
Com este, o Parma venceu seu último título importante até o momento: a Copa da Itália, em 2001/02. A decadência começou em 2003, com a falência da Parmalat. O clube foi obrigado a apostar nos jovens da casa, o que não deu muito certo. Em 2004, passando por sérios problemas financeiros, mudou o nome para Parma Football Club.
Em 2004/05, a equipe quase foi rebaixada para a Série B. O momento não era fácil, até que chegou Tommaso Ghirardi para tirar o clube da lama. O empresário investiu no time, mas não evitou o rebaixamento na temporada 2007/08 – era a primeira queda do Parma desde que havia subido para a Série A, há 18 anos.
Mas a diretoria trabalhou pesado para colocar o time novamente na elite do futebol italiano. E conseguiu. A aventura na Série B durou apenas um ano e o clube logo voltou a figurar entre os melhores na temporada 2009/10.

Títulos


Copa da Itália (3) 1991/92, 1998/99 e 2001/02
Copa da UEFA (2) 1994/95 e 1998/99
Recopa (1) 1992/93

Estádio

O Estádio Ennio Tardini (Stadio Ennio Tardini) é um estádio localizado em Parma, na Itália. Inaugurado em 1923, passou por reformas entre 1990 e 1993, tendo atualmente 27.906 lugares.

Hino

Parma, Parma, Parma, Parma

Son Crociati e tutti campioni
son del Parma i prodi calciatori
vinceranno: sono leoni
fanno gol
sempre gol!
Mai nessuno li potra` fermare
sono forti e sanno lottare
fanno gol
sempre gol
del campionato son la gloria!
Forza Parma
forza Parma!
Questo e` il grido di battaglia!
Forza Parma forza Parma
con i gol sempre gol!
Siam tifosi e con trombe e bandiere
accompagniamo la squadra del cuore
con il grido: oh Parma sei forte
batteremo le squadre avversarie
Mai nessuno li potra` fermare
sono forti e sanno lottare
fanno gol
sempre gol
del campionato son la gloria!
Forza Parma
forza Parma!
Questo e` il grido di battaglia!
Forza Parma
forza Parma
con i gol sempre gol!
Forza Parma
forza Parma!
Questo e` il grido di battaglia!
Forza Parma
forza Parma
con i gol sempre gol!
Parma, Parma, Parma, Parma
Apelidos: Ducali, Crociati, Gialloblu
 
Site
 
http://www.fcparma.com/