Pular para o conteúdo principal

Associazione Sportiva Livorno Calcio

O futebol chegou a cidade de Livorno no início do século XX, mais precisamente em 1904. Foi nesse ano que Giovanni Domenico Carmichael, um italiano filho de britânicos, levou o esporte àquela região da Itália.

Nesse período, os dois clubes que deram origem ao atual Livorno foram criados, o Spes e o Virtus. Posteriormente, em 1915, as equipes resolveram unir forças em um processo traumático, devido à rivalidade das torcidas, que culminou na criação do Unione Sportiva Livorno.
A nova equipe disputava com freqüência o Campeonato Italiano, e alcançou seu primeiro bom momento em 1919/20, quando perdeu a final para a Inter de Milão.
Aquela geração ainda ficaria na história do Livorno porque foi a primeira vez que o clube cedeu jogadores à seleção italiana. Em 1924, Giovanni Vincenti e Mario Magnozzi defenderam as cores do país.
Até o fim da década, a equipe continuava a conseguir bons resultados na competição nacional. Fora dos gramados, ainda inauguraria seu primeiro estádio próprio. Foi em 1933, contra a Fiorentina, e o local foi batizado de Edda Ciano Mussolini, porque a iniciativa fora do governo fascista, que queria novos palcos para a Copa do Mundo de 1934, que viria a ser disputada na Itália.
Nos anos 1940, o Livorno viveria mais um grande momento dentro de campo. Surpreendeu ao ser vice-campeão do certame de 1942/43, perdendo o título no último momento para o Torino. No fim da década, porém, a equipe amargou uma queda para a Série B, que iniciaria um período difícil na história do time.
Posteriormente, já nos anos 1950, o Livorno chegaria a disputar a terceira divisão do Campeonato Italiano, e só retornaria à B em 1963/64. Não seria, porém, uma estada contínua. Ainda na década de 1980, por exemplo, o clube se alternava entre as divisões inferiores, sem se aproximar da elite do Italiano.
Foi assim até o século XXI. Em 2001/02, depois de 32 anos, o Livorno conseguiu o acesso à segunda divisão do futebol italiano. O melhor viria em 2003/04. Foi nesta temporada que, depois de 55 anos, o clube conseguiu a tão sonhada ida à elite.
Uma vez entre os melhores, por incrível que pareça, o Livorno surpreendeu. Em 2005/06, terminou o Campeonato Italiano no nono lugar. Mas, graças às punições de Milan e Juventus, que estavam envolvidos no escândalo de manipulação de resultados, conseguiu uma vaga na Copa da UEFA, inédita em sua história.
Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo reabaixado. Na temporada 2008/09 o Livorno disputa a segunda divisão do Campeonato Italiano.


Títulos


Série B: 2(1932-33 e 1936-37)
Copa da Itália da Série C: 1(1986-87)

Estádio

O Livorno manda seus jogos no seu estádio, o Armando Picchi. A espaço multi-uso localizado na cidade de Livorno possui 19,238 lugares e foi construído no ano de 1933. Seu nome é uma homenagem ao grande jogador da Inter de Milão, nascido na cidade de Livorno.

Hino

Per l'unione sportiva livorno!!!!

Baldi e fieri venite o compagni,
l'inno sacro al trionfo s’intoni,
salga l'urlo dei nostri polmoni:
hip hurrà, hip hurrà, hip hurrà!
Campi e prati baciati dal sole,
Il bel mare increspato dai venti,
ecco i luoghi dei nostri cimenti,
i teatri del nostro valor.
L'amaranto è la nostra bandiera,
giovinezza la salda speranza,
nella forza la sola baldanza,
fine e premio soltanto l'onor.
Bel colore di nostra divisa,
non piegare un istante giammai,
ma tra gli altri superbo tu vai,
senza macchia, senz’ombra, o color.
Per l'Unione Sportiva Livorno,
pei suoi baldi, gloriosi, campioni,
s’alzi l'urlo dei nostri polmoni:
hip hurrà, hip hurrà, hip hurrà!
L'amaranto è la nostra bandiera,
giovinezza la salda speranza,
nella forza la sola baldanza,
fine e premio soltanto l'onor.
Per l'Unione Sportiva Livorno,
pei suoi baldi, gloriosi, campioni,
s’alzi l'urlo dei nostri polmoni:
hip hurrà, hip hurrà, hip hurrà!


Apelido: Amaranto

Site
http://www.livornocalcio.it/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância