domingo, 8 de agosto de 2010

Bologna Foot Ball Club

O Bologna Football Club está prestes a completar cem anos de vida. O clube foi fundado na cidade italiana homônima em 3 de outubro de 1909. Com uniforme listrado nas cores vermelho e azul, o clube recebeu o apelido de Rossoblù.
O time de Bologna manda seus jogos no Estádio Renato Dall'Ara, uma arena muiltiuso, que atualmente é utilizada só para sediar jogos de futebol. A praça esportiva foi construída em 1927 e tem capacidade para acomodar 38.279 pessoas.
Ao longo da sua história, o Bologna acumulou conquistas que o transformaram em um dos clubes mais tradicionais da Itália. Com os sete scudettos que detém, é o sexto time mais vitorioso do Campeonato Nacional.
Um austríaco de nome Emilio Arnstein foi o responsável pela criação do time italiano. Ele apaixonou-se pelo futebol na Universidade de Praga, na República Tcheca, e levou a idéia de criação de clube a fundo quando soube que na Piazza d`armi dez jovens estudantes praticavam o esporte.
A estréia no gramado ocorreu um ano após a sua fundação, goleando o time do Virtus, por 9 a 1. A escalação desse primeiro jogo foi a seguinte: Koch, Chiara, Pessarelli, Bragaglia, Guido Della Valle, Nanni, Donati, Rauch, Bernabeu (irmão de Santiago, fundador do Real Madrid), Mezzano e Gradi.
Logo do Centenário
O primeiro Scudetto do time italiano veio no ano de 1924/25 ao bater a poderosa Roma por 6 a 0. Algumas temporadas depois, mais precisamente em 1928/29, o clube repetiria o feito e conquistaria a Liga Italiana pela segunda vez. Antes da Segunda Guerra Mundial o Bologna já havia vencido o campeonato nacional seis vezes, construindo seu legado de um clube vencedor.
A década de 70 foi a última em que realmente o clube do nordeste da Itália obteve conquistas importantes. Em 1970 e 74 foi campeão da Copa da Itália, em uma emocionante vitória frente ao Palermo, nos pênaltis.
Após esses sucessos, o Bologna não manteve o mesmo nível e chegou a ser rebaixado para a Série B e posteriormente para a Série C. Porém, na temporada passada os rossoblùs se recuperaram e terminaram na segunda colocação, com 84 pontos, um a menos que o campeão Chievo, voltando assim à primeira divisão do futebol italiano.

Títulos

Campeonato Italiano: 7 (1924-25, 1928-29, 1935-36, 1936-37, 1938-39, 1940-41 e 1963-64)
Copa da Itália: 2 (1969-70 e 1973-74)

Estádio

O Estádio Renato Dall'Ara é um estádio localizado em Bologna, na Itália. É a casa do time de futebolBologna F.C. 1909.
Inaugurado em 29 de Maio de 1927 como Stadio Littoriale num amistoso entre Itália e Espanha (2 a 0 para os donos-da-casa), com capacidade para 50.000 torcedores (atualmente pode receber 38.279 torcedores) e com uma pista de atletismo em volta do campo. Recebeu duas partidas da Copa do Mundo de 1934.
Em 1983 o estádio foi rebatizado em homenagem a falecido Presidente do Bologna, Renato Dall'Ara. Recebeu quatro partidas da Copa do Mundo de 1990, incluindo a partida das Oitavas de Final entre Inglaterra e Bélgica, que terminou 1 a 0 para os ingleses, com gol de David Platt no último minuto da prorrogação.

Hino

Oggi si va alla partita
tu bolognese , lo sai
non fare il riposino
in auto oppure in tramvia
fila dritto allo stadio
porta gli amici con te!
prendi l'ombrello , il cappello , il paltò
per ripararti se piove.
una birretta,un panino poi più
ci rivedremo lassù.
E tutti grideremo...Forza forza alè!
alè...alè...Bologna...Forza...forza alè!
E' il grido del tifoso
e sai perchè
viene per te,sol per te,griderà,canterà,urlerà
dai Bologna
e finchè il calcio vivrà
il nostro grido sarà
forza,forza...Bologna.
Vieni tifoso allo stadio
vieni allo stadio perchè
gioca la squadra del cuore
porta il vessilo per te.
Sventola in alto i colori
viva il Bologna perchè
di tutti i colori,il più bello qual'è?
Il rosso blù sotto il sole
altro colore più bello non c'è
portalo sempre con te
 

Apelido: Rossoblù 

Site
http://www.bolognafc.it/