Pular para o conteúdo principal

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube

Além de se orgulhar do título de “Terra das Confecções”, por ser um dos maiores pólos em comercialização de tecido e vestuário, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, tem uma outra paixão que nada tem a ver com o mercado têxtil.

Trata-se da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, fundada no dia 3 de julho de 1938. Uma entidade dedicada principalmente ao futebol profissional, mas que conta com um belo patrimônio, criado para satisfazer o seu fiel e grande quadro de sócios.

Começando pelo estádio Otávio Limeira Alves, que comporta cerca de cinco mil espectadores e oferece camarotes, cadeiras cativas, arquibancadas e boas instalações para o trabalho da imprensa.

Além de contar com um estádio próprio, o Ypiranga tem outros atrativos para seus associados: quadras poliesportivas, salão de festas com capacidade para oito mil pessoas, sede social, piscina semi-olímpica para competições, lazer etc.

Atrativos que mantêm e fazem crescer o número de sócios do clube, que já passam de 1,2 mil torcedores. Uma ótima forma de gerar receita para a agremiação e ajudá-la a permanecer com as contas em dia.

Sucesso administrativo que não é refletido, de forma tão satisfatória, nos resultados do time profissional de futebol. Com quase 70 anos de existência, o principal título do clube é a conquista da segunda divisão do Campeonato Pernambucano, feito obtido no ano de 2004.

Após o acesso à elite do futebol no Estado, o time conseguiu se manter na primeira divisão, onde permanece até hoje. Sua melhor participação na séria A do Campeonato Estadual de Pernambuco aconteceu recentemente, na edição do torneio disputada em 2006.

Naquele ano, o Ypiranga quase venceu o primeiro turno da competição, sendo superado pelo Santa Cruz, por apenas um ponto de diferença. No returno, nova boa atuação da equipe, terminando na terceira posição, atrás de Sport e Santa Cruz.

Apesar de não ter chegado à final, que era o principal objetivo da agremiação, uma campanha para entrar para história do clube foi realizada. Na classificação geral, o time de Santa Cruz do Capibaribe encerrou a competição no honroso terceiro lugar, com 33 pontos conquistados.

Títulos

Campeonato Pernambucano - Série A2: 2004.
Copa Pernambuco: 1994.
Copa dos Clubes Profissionais do Interior: 1994.

Estádio

Otávio Limeira Alves
Capacidade 7 mil lugares


MASCOTE

Curiosamente, assim como o escudo do clube, que traz uma máquina de costura como símbolo, a mascote do Ypiringa é representada pelo mesmo objeto. Uma clara referência à cidade de Santa Cruz do Capibaribe, também conhecida como a “Terra das Confecções”.

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.