domingo, 15 de março de 2009

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube

Além de se orgulhar do título de “Terra das Confecções”, por ser um dos maiores pólos em comercialização de tecido e vestuário, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, tem uma outra paixão que nada tem a ver com o mercado têxtil.

Trata-se da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, fundada no dia 3 de julho de 1938. Uma entidade dedicada principalmente ao futebol profissional, mas que conta com um belo patrimônio, criado para satisfazer o seu fiel e grande quadro de sócios.

Começando pelo estádio Otávio Limeira Alves, que comporta cerca de cinco mil espectadores e oferece camarotes, cadeiras cativas, arquibancadas e boas instalações para o trabalho da imprensa.

Além de contar com um estádio próprio, o Ypiranga tem outros atrativos para seus associados: quadras poliesportivas, salão de festas com capacidade para oito mil pessoas, sede social, piscina semi-olímpica para competições, lazer etc.

Atrativos que mantêm e fazem crescer o número de sócios do clube, que já passam de 1,2 mil torcedores. Uma ótima forma de gerar receita para a agremiação e ajudá-la a permanecer com as contas em dia.

Sucesso administrativo que não é refletido, de forma tão satisfatória, nos resultados do time profissional de futebol. Com quase 70 anos de existência, o principal título do clube é a conquista da segunda divisão do Campeonato Pernambucano, feito obtido no ano de 2004.

Após o acesso à elite do futebol no Estado, o time conseguiu se manter na primeira divisão, onde permanece até hoje. Sua melhor participação na séria A do Campeonato Estadual de Pernambuco aconteceu recentemente, na edição do torneio disputada em 2006.

Naquele ano, o Ypiranga quase venceu o primeiro turno da competição, sendo superado pelo Santa Cruz, por apenas um ponto de diferença. No returno, nova boa atuação da equipe, terminando na terceira posição, atrás de Sport e Santa Cruz.

Apesar de não ter chegado à final, que era o principal objetivo da agremiação, uma campanha para entrar para história do clube foi realizada. Na classificação geral, o time de Santa Cruz do Capibaribe encerrou a competição no honroso terceiro lugar, com 33 pontos conquistados.

Títulos

Campeonato Pernambucano - Série A2: 2004.
Copa Pernambuco: 1994.
Copa dos Clubes Profissionais do Interior: 1994.

Estádio

Otávio Limeira Alves
Capacidade 7 mil lugares


MASCOTE

Curiosamente, assim como o escudo do clube, que traz uma máquina de costura como símbolo, a mascote do Ypiringa é representada pelo mesmo objeto. Uma clara referência à cidade de Santa Cruz do Capibaribe, também conhecida como a “Terra das Confecções”.