segunda-feira, 30 de março de 2009

Apucarana Atlético Clube

No mês de dezembro de 1975, foi fundado na “Cidade Alta” o Apucarana Atlético Clube (AAC). Dois anos depois, sob o comando do treinador Wander Moreira, que ainda reside no município, à equipe ganhou o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão, derrotando o Tabu, de Clevelândia, por 1 a 0. Com o isso, o time garantiu o acesso para o futebol de elite do Estado em 1978.

Em 1980, o “Dragão do Norte”, como era chamado por sua torcida, se licenciou do Estadual da Primeira Divisão e voltou a competir em 1984, quando novamente obteve o título da Segundona, agora sob o comando técnico de Áureo Francisco “Caixote” Silva. Um ano depois, o AAC foi campeão do Torneio da Soja permanecendo na Primeira Divisão até 1996. Em seguida, com muitas dívidas, o clube acabou sendo desativado.

Os principais destaques do AAC foram os jogadores Orlandinho, Zé Carlos, Warta, Canhoto, Clodoaldo, Zé Carlos Amaral, Cafezinho, Gil, Carlão, Roberto Morais, Nilton Pelegrini, Heraldo, Wilson Prudêncio, Milton, Galo, Castro, Carlos Eduardo, Marcão, Cleomir, Júlio e Vidotti.

Destes, o que mais se destacou foi o meio-campista carioca Milton. Ele atuou no Apucarana em 1987 e no ano seguinte foi vendido ao Coritiba. Em 88, fez um excelente Campeonato Brasileiro pelo “Coxa” e acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira, a qual disputou os Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul. O Brasil ganhou a medalha de prata, numa equipe que ainda contava com Taffarel, Jorginho, Neto, Bebeto e Romário.

Títulos

Campeonato Paranaense da Segunda Divisão: 2 vezes (1977 e 1984).

Estádio

Bom Jesus da Lapa

Capacidade 12.000
Inauguração: 28/01/1967