sexta-feira, 27 de março de 2009

Grêmio Atlético Sampaio

Em meados da década de 1960 chegaram a Roraima vários militares do Exército Brasileiro, de diversos pontos do país. Entre esses estava Agenor Sampaio que, em 11 de junho de 1965 fundou, em um quartel na cidade de Boa Vista, o Grêmio Atlético Sampaio — GAS. O nome foi uma homenagem conterrâneo General Sampaio, grande militar cearense.

O mascote escolhido foi o leão — daí os apelidos Leão do Norte e Leão Dourado. O escudo do clube era diferente do atual, embora semelhante. Um leão em amarelo colocava-se no centro do brasão vermelho, de lado; logo abaixo havia um dos nomes do clube em letras maiúsculas: SAMPAIO; e no alto do brasão via-se quatro estrelas negras sobre o plano rubro.

O escudo atual tem as mesmas características do antigo. O novo formato é um pouco mais quadrado, com um saliência ao fundo, mas permanece vermelho. Ademais, as coisas estão parecidas, com o nome SAMPAIO em baixo, as estrelas e o mascote visto de lado.

Em meados da década de 1990 o clube profissionalizou-se, e, em 1996, disputou o Campeonato Roraimense de Futebol profissional de 1996. Com os destaques Goiano, Jacaré e Júnior o clube foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Baré. Ainda assim garantiu vaga para a Série B do Campeonato Brasileiro de 1996.

Apesar deste início triunfal, os próximos anos guardavam amargas derrotas.

A atuação na terceirona foi, contudo, terrível. O clube fez apenas quatro gols e não pontuou na competição, retirando-se ainda na primeira fase.

Em 2004 foi considerado a pior equipe do mundo ao lado do Íbis Sport Club. Em 2006 o superou, obtendo apenas uma vitória em toda a competição — de W.O. sobre o Progresso, de Mucajaí. Para 2007 o clube foi totalmente renovado, conquistando a primeira vitória desde 2004 sobre o Atlético Rio Negro Clube, por 4 a 3, de virada. O camisa 5 Marcão foi o vice-artilheiro do primeiro turno do estadual 2007, com cinco gols.

GAS desencanta

O que ninguém esperava aconteceu, depois de várias e várias temporadas sem vencer e marcar ponto no estadual, o GAS, Grêmio Atlético Sampaio, voltou a vencer uma partida pelo roraimense. No Final de semana jogando contra o Rio Negro a equipe dourada venceu por 3 a 1, quebrando um jejum que durava quase dois anos. Sua última vitória foi no dia 03 de abril de 2007, pelo primeiro turno do Estadual, exatamente contra o Rio Negro por 4 a 3.

Estádio

Canarinho

Nome Oficial: Estádio Flamarion de Vasconcelos
Capacidade: 10.000
Endereço: Praça Centro Cívico, 471 - Boa Vista (RR)
Inaugura
ção: 13/09/1975
Primeiro Jogo: Baré (RR) 2 x 0 Roraima (RR)
Primeiro Gol: Reis (Baré)
Recorde de Público: 9.980 (São Raimundo-RR 0 x 2 Rio Branco-AC - 13/09/75)
Dimensões do Gramado: 110m x 75m
Proprietário: Governo do Estado de Roraima

Mascote