Esse quadro só mudou em 28 de abril de 1920. Uma reunião entre algumas pessoas da cidade foi convocada para a criação de uma nova equipe. O objetivo era escolher um nome inquestionável e que sempre pudesse representar a cidade nas competições amadoras regionais que eram disputadas até então. Um dos fundadores do clube, José Cione, sugeriu Atlético Monte Azul, que logo foi aceito por todos os presentes.
A participação no Campeonato Paulista começou somente em 1950, poucos anos após o início da profissionalização dos clubes do interior. Porém, o Monte Azul ficou apenas três edições na Segunda Divisão, passando por um recesso que durou oito anos.
Entre participações sem muito brilho nas competições estaduais e longos períodos de licenciamento da FPF, o clube só obteve uma boa seqüência de participações a partir de 1990. Não por acaso, quatro anos depois veio o primeiro título, de Campeão Paulista da Segunda Divisão da Série B1B.
Com um rebaixamento seguido de um recesso de um ano, o Monte Azul só voltou a vencer um título em 1994, da Segunda Divisão da Série B1. Com isso, no ano seguinte, o clube passou a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2007, terminou a competição em segundo lugar e garantiu o acesso à Série A2 do Estadual.
Títulos
Campeonato Paulista - Série B: 2004.
Estádio
O clube se orgulha de pertencer à cidade com a menor população de toda Primeira Divisão do Estadual, cerca de 20 mil habitantes. Com isso, o estádio homônimo ao nome do clube comporta mais da metade dos moradores da cidade. A capacidade é de 15 mil expectadores.
"Ninho do Azulão"
O Atlético Monte Azul, manda seus jogos no Estádio do Atlético Monte Azul, apelidado carinhosamente pela torcida como o ‘Ninho do Azulão’, pelo fato do mascote da equipe ser um pássaro chamado Azulão. O estádio localiza-se na Rua Monteiro Lobato, nº 33, centro.
Hino
Lá vem o “azulão” provocando emoção
Aguenta coração! Bandeira a tremular!
Nos campos da bola, nos campos da vida
Histórias a contar...
Um grito de fé! Olé!
Um grito de gooool!
É muita ginga, é muita raça p’ra louvar
É a galera num só coro a cantar...
Lá vem...
Vem AMA...
AMA de muita glória e tradição
AMA o seu passado é altaneiro
Atlético Monte Azul! Ostentas a vitória!
Escudo anil da cor do céu do meu Brasil
Tu és o orgulho nesse canto varonil
Lá vem...
O Azulão
Todo clube tem um símbolo, e ele faz parte do carinho que o torcedor sente pelo clube de coração.
Se até no nome o azul é a referência da cidade, com a mascote do principal clube de Monte Azul não poderia ser diferente. O “Azulão”, pássaro imponente representa a força do futebol para os 20 mil habitantes da cidade conhecida como “Princesinha da Colina”.
Site