A URT conseguiu suas principais conquistas nos anos de 1999 e 2000: o bicampeonato da Taça Minas Gerais. Com isso, assegurou sua participação nas edições de 2000 e 2001 da Copa do Brasil. Em 2000, estreou contra uma grande equipe: o Fluminense, do Rio de Janeiro, e só perdeu no Maracanã, tendo conseguido um empate no Zama Maciel por 1 x 1, gol de Ditinho. Em 2001, a URT foi eliminada pelo Mixto de Cuiabá, logo na 1ª fase.
Em 2005 foi a 3ª colocada no Campeonato Mineiro, ficando atrás apenas do Ipatinga e do Cruzeiro.
Em 2006, o clube novamente participou da Copa do Brasil, após a grande campanha no Campeonato Mineiro de 2005. Na estréia, jogou contra o Londrina e classificou-se a 2ª fase, vencendo os paranaenses no primeiro jogo por 3 x 2 no Estádio Zama Maciel e empatando no Estádio do Café. Na 2ª fase, o clube jogou contra outro time grande, o Santos Futebol Clube, dentro de casa, e perdeu por 3 x 1, sendo eliminado. O autor do gol da equipe foi Ditinho.Rebaixado em 2007, disputa atualmente o Módulo II do campeonato mineiro.
Títulos
Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1994.
Taça Minas Gerais: 2 vezes (1999 e 2000).
Hino
É União Recreativa dos TrabalhadoresAzul e Branco são as suas cores, time de garra e de tradição
Velha Mangueira, com mil bandeiras sempre a tremular
E a galera sempre a vibrar, com as conquistas do seu campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.
Salve a celeste, esquadra azul do gigante forte.
É nos gramados desde o sul ao norte
Mostrando raça e exibição
Lutar, vencer, é este o lema que lhe deu as glórias
Grandes conquistas faz a sua história
Salve a celeste, salve o campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.
Estádio Zama Maciel
Os primeiros toques de bola da URT foram dados no campo (que a Sociedade Patense Sportiva - SPS) onde hoje situa-se a Casa de Saúde Imaculada Conceição. Logo depois, é que foi para o MANGUEIRÃO, graças ao projeto do Vereador Zama Maciel, pedindo o terreno no trilho de terra que se transformaria mais tarde na Avenida Brasil. "Foi um terreno doado por Rosa Batista"
Por varias vezes o Estádio "Zama Maciel" tornou-se pequeno para abrigar a multidão ávida pelo futebol da "veterana". A diretoria teve que alugar uma arquibancada metálica para aumentar um pouco mais a capacidade do "Mangueirão". O jogo contra o Cruzeiro, no dia 23 de maio de 1999, vai ficar na história. Naquele dia, aconteceu a quebra do recorde de público na cidade. Foram 9.317 pagantes, mais 394 não-pagantes, totalizando 9.659 presentes.Só o placar não agradou à nação "celeste", pois o Cruzeiro venceu por 4x1, com gols de Djair, Marcelo Ramos, Paulo Isidoro e Muller e o gol solitário da URT marcado por Pael. Mas ficou o exemplo do torcedor uerretense, o golaço de Pael e, principalmente, mais uma festa pacífica da "galera" no Estádio "Zama Maciel".
Um projeto foi criado para aumentar a capacidade do Estádio Zama Maciel de 8.000 lugares para 15.000, um projeto audacioso para deixar o mangueirão com conforto e segurança para todos os torcedores.
Mascote
O Pato Mascote da URT, foi batizado com o nome de PATUREBA, depois de pesquisa feita nos sites da CLUBE e da URT e no programa Bola na Rede.
Site