quarta-feira, 18 de junho de 2014

Gavião Kyikatejê Futebol Clube

Gavião Kyikatejê Futebol Clube é um clube profissional de futebol brasileiro. Tem como característica marcante sua raiz indígena - anteriormente formado totalmente por indígenas, hoje um time misto - e destaque em ser o primeiro time de um povo tradicional a disputar a divisão principal de um estadual, no ano de 2014.
Embora seja original da cidade de Bom Jesus do Tocantins, faz parte da liga futebolística de Marabá, cidade onde inclusive manda suas partidas, no Estádio Municipal Zinho de Oliveira.
Seu antigo treinador, Zeca Gavião, além de ser presidente do time, tornou-se ainda o primeiro indígena a comandar um clube do país.
O time Gavião Kyikatejê é original da antiga equipe da liga marabaense Castanheira Esporte Clube. Fundada na década de 1980, era uma equipe tradicional do futebol local, tendo disputado cinco finais do campeonato marabaense (disputado por equipes não só de Marabá), ganhando três destas.
Em 2007 o povo Kyikatejê-gavião adquiriu os direitos do Castanheira para ter direito a disputar a primeira divisão do certame municipal. Como a liga marabasense não permite a menção do nome do povo indígena no título da agremiação, o Gavião continuou a disputar o campeonato com o nome de Castanheira EC. Neste mesmo ano que passou a disputar a primeira divisão ficou com o vice-campeonato e em 2008 sagrou-se campeão da liga local.
Com os bons resultados na liga municipal, o povo Gavião decide profissionalizar o time em 2009 junto a Federação Paraense, adotando o nome de Gavião Kyikatejê Futebol Clube.
No ano de 2009 disputa a segunda divisão do Campeonato Paraense, entretanto não passa da fase de grupos.
Em 2010 disputa novamente a segunda divisão, ficando com um surpreendente terceiro lugar, mas não avançando para a divisão principal (somente os dois primeiros avançam).
Em 2011 e 2012 volta a disputar a segunda divisão, contudo não avançando em nenhuma das oportunidades, ficando na 7ª e 6ª colocação respectivamente.
Em 2013 o time alcançou ótimos resultados; primeiramente na segunda divisão, onde terminou em 2º colocado avançando para divisão da acesso, e; na divisão de acesso da primeira divisão, desqualificando equipes tradicionais do estado, disputará as fases principais da primeira divisão do campeonato estadual de 2014.