quinta-feira, 5 de junho de 2014

Maringá Futebol Clube

Maringá Futebol Clube (MFC) foi fundado em 2010 com o objetivo de tornar-se o clube do povo maringaense, resgatando a tradição do futebol local pelas mãos de maringaenses natos. Depois de muito tempo, Maringá passaria a ter um clube de futebol movido pela paixão e, não, pela busca de enriquecimento.
No mesmo ano de criação já veio o primeiro título, a conquista do Paranaense 3ª divisão.
Na campanha daquele ano o time terminou a primeira fase na primeira colocação de seu grupo, sem nenhuma derrota e se classificou para a segunda fase. Nesta segunda fase terminou na primeira colocação vencendo na final o Agex/Iguaçu, time de União da Vitória, e automaticamente garantiu o acesso para a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de 2011, sendo campeão.
Na Final disputada contra o Agex/Iguaçu, venceu o jogo de ida, no Estádio Willie Davids, em (Maringá), por 2 a 1, e empatou o jogo de volta, realizado no Estádio Municipal Antiocho Pereira em (União da Vitória), em 0 a 0, obtendo o título de campeão do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão de 2010.
Em 2011, após um início titubeante, reencontrou-se na competição e chegou até as semifinais. Na ocasião, enfrentou o Toledo, vencendo a partida de ida por 2 x 0 e sendo derrotado na segunda partida por 2 x 1. Por um gol apenas, o Metropolitano deixou de conquistar o acesso à Primeira Divisão já em seu segundo ano de vida. Embora tenha deixado escapar seu objetivo principal, teve uma participação honrosa, tendo sido o único clube a derrotar os dois que conquistaram o acesso, Londrina e Toledo.
Após anos de demonstração de muito bom futebol, em 2012 porém, o clube viveu um ano complicado.
Mas no ano seguinte pela Segunda Divisão de 2013, o Maringá conseguiu o acesso e o título fazendo jus à força de sua cidade e à tradição do seu futebol.
No ano de 2014, em sua primeira participação na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol já alcançou a final.
A final foi realizada contra o Londrina Esporte Clube revivendo o Clássico do Café.
Na primeira partida em Londrina empate em 2x2, no jogo de volta em Maringá 1x1 no tempo normal e derrota nos penaltis por 4x3.
Ao longo de sua curta história o Maringá Futebol Clube, já teve várias mudanças de nome. Quando nasceu em 2010, através do projeto social que mantinha no Jardim Alvorada, se chamava Sociedade Esportiva Alvorada Club.
Posteriormente, passou a denominar-se Grêmio Metropolitano Maringá, porém em virtude da Grêmio Maringá, mudou para Metropolitano Maringá. Em 2 de setembro de 2013, adotou a atual nomenclatura, a fim de aumentar a identificação do clube com a Cidade Canção.
Títulos
Divisão de Acesso 2013
Terceira Divisão do Paranaense 2010

Estádio

O Estádio Regional Willie Davids é um estádio de futebol localizado no município brasileiro de Maringá, no estado do Paraná. O estádio tem capacidade para 21.600 espectadores .
O recorde de público aconteceu numa partida entre o Grêmio Maringá e o time de Apucarana, em 3 de março de 1996, quando 34.118 pessoas foram ao estádio.

Atualmente por questões de conforto - instalações de cadeiras, etc. - o estádio teve sua capacidade reduzida para 21.600 torcedores, não podendo receber mais os 35.000 torcedores que recebia nos anos 90.

O estádio foi fundado em 30 de março de 1953, pela primeira diretora do Melhoramentos Futebol Clube, em reunião realizada por funcionários da Companhia Melhoramentos em um prédio na Avenida Prudente de Moraes. A construção do estádio foi iniciada logo após a posse de sua diretoria com a participação de 76 membros da companhia que entraram com Cr$ 1.000,00 cada um, e assim desbravaram a mata, plantaram a grama no campo, fizeram três vestiários, casa para o zelador, cabine de rádio e cercas internas e externas de madeira. No dia 12 de maio de 1957 o estádio foi inaugurado com o jogo de futebol entre o Melhoramentos e o Londrina, cujo placar foi um empate em 2x2, em que Américo Dias Ferraz, então prefeito de Maringá, deu o pontapé inicial do jogo.

Hino
Maringá, Maringá, Maringá!Tricolor és campeãoTuas vitórias são orgulhoPara a nossa cidade canção!
Maringá, Maringá, Maringá!Meu coração sempre terásTu és grande meu guerreiroSempre, sempre vencerás
Com tua raça e tua forçaSempre, sempre venceráTuas cores e o teu nomePara sempre honrarás
Tu nasceste com a estrelaSempre vencedor serásMaringá, Maringá, MaringáNo meu peito viverás
Maringá, Maringá, Maringá!Tricolor és campeãoTuas vitórias são orgulhoPara a nossa cidade canção
Maringá, Maringá, Maringá!Meu coração sempre terásTu és grande meu guerreiroSempre, sempre vencerás!.

Apelidos Maringá ; MFC ; Zebra ; Zebra Guerreira ; Tricolor ; Tricolaço
Site