Pular para o conteúdo principal

Sociedad Deportivo Quito

O Sociedad Deportivo Quito foi fundado em 20 de fevereiro de 1955, na cidade de Quito. Sua história pode ser definida com o passar das décadas. Logo após sua criação, a equipe conquistou o tricampeonato de futebol da Pichincha (como era chamada a elite do futebol do Equador), uma façanha nunca igualada por qualquer outro clube do Equador. Na primeira final do ano de 1955 o clube bateu a LDU na final e ficou com a taça de campeão pela primeira vez.

Em 1956, a equipe voltou a conquistar o título, e dessa vez o adversário foi o Barcelona de Guayaquil. De forma invicta conquistou o bicampeonato ao golear o adversário por 5 a 1, mostrando sua força no cenário nacional. Em 1957, novo título. O Deportivo Quito bateu o Aucas na decisão depois de uma campanha irregular, onde o obteve seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, ao longo da competição.

A década de 1960 começou não muito boa para o Deportivo Quito. No primeiro ano a equipe ficou com o vice-campeonato Nacional, perdendo para o América de Ambato. No entanto, desempenhou um papel proeminente no segundo campeonato nacional de futebol, torneio que foi disputado após três anos de interrupção no Equador.

O certame teve início em 16 de outubro, com a participação da LDU, Deportivo Quito, Espanha, Macará, Everest, Emelec, Barcelona e Pátria Futebol. O campus azul grana, novamente liderado pelo craque Hernán Salgado, terminou a competição na quarta colocação.

Com o fim da Liga Interadina, ou Pechincha, foi criada o Campeonato Equatoriano de Futebol, com divisão em série A e B, no ano de 1963.

A partir daí o Deportivo Quito começou a se destacar de vez no cenário nacional. Esse ano foi mágico para o plantel de Atahualpa. Com 19 rodadas invictas, a equipe levantou o primeiro campeonato equatoriano da primeira divisão, batendo na última rodada a Liga Deportiva Universitária de Quito, rival e favorita à conquista do torneio.

Desta forma, a equipe da capital chegou pela primeira vez à disputa da Taça Libertadores, mas não foi muito longe no certame continental.

Após tantas glórias o panorama mudou de uma forma muito repentina para o Deportivo. No ano de 1965 e 1966 a equipe ficou nas últimas colocações do Campeonato Nacional e acabou sendo rebaixada para a segunda divisão.

Em 1965 um decreto-lei impediu que a equipe afiliada à AFNA fosse rebaixada para a Série B. Porém, no ano de 1966 o clube da capital não teve como se salvar. Novamente ficando na última colocação, o time deixou a elite do futebol nacional.

Em 1967 começou uma nova reviravolta na história do Deportivo Quito. Após conquistar o título do acesso, a equipe voltou para elite forte como em outros anos e não deu chances para os adversários, sendo campeão em 1968.

Contudo, a década de 1970 foi a pior da história do clube. A equipe foi rebaixada no ano de 1973 e demorou várias temporadas para conseguir voltar à elite do futebol nacional. Somente em 1980 fez uma campanha arrasadora na série B, perdendo apenas uma partida e se consagrando campeã. O retorno à primeira divisão estava garantido após sete anos.

A década de 1980 serviu apenas para a equipe se afirmar entre as grandes do cenário nacional. O clube não conquistou nenhum título, porém foi vice-campeão do certame nos anos de 1985 e 1988. O grande destaque dessa década foi as oitavas de finais da Libertadores pela primeira vez, em 1989.

Os anos 2000 não começaram muito bem para o clube de Quito, com campanhas irregulares. Isso se deu até o ano de 2008, quando a equipe finalmente voltou a conquistar o Campeonato Equatoriano, quebrando um tabu de 40 anos sem título.

Títulos

Campeonato Equatoriano  1964, 1968, 2008 e 2009.
Campeonato Equatoriano da Série B: 1980.

Estádio

Estádio Olímpico Atahualpa é um estádio localizado em Quito, no Equador, a 2.850 metros de altitude.
Inaugurado em 25 de Novembro de 1951, tem capacidade para 40.000 torcedores e é utilizado pela Seleção Equatoriana de Futebol e pelos clubes Club Deportivo El Nacional, Sociedad Deportivo Quito, Club Deportivo Espoli e Club Deportivo Universidad Catolica del Ecuador.
Em 1973, ocorreu a primeira partida no estádio pelas Eliminatórias para Copa do Mundo. Foi uma das sedes da Copa América 1993 e do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 de 1995.

Apelidos El Equipo de la Plaza del Teatro, La Academia, El equipo chulla, Los Azulgrana, El Equipo de la Ciudad, La Noble Institución, Los chullas quiteños

Site
http://www.deportivoquito.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...