sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sociedad Deportivo Quito

O Sociedad Deportivo Quito foi fundado em 20 de fevereiro de 1955, na cidade de Quito. Sua história pode ser definida com o passar das décadas. Logo após sua criação, a equipe conquistou o tricampeonato de futebol da Pichincha (como era chamada a elite do futebol do Equador), uma façanha nunca igualada por qualquer outro clube do Equador. Na primeira final do ano de 1955 o clube bateu a LDU na final e ficou com a taça de campeão pela primeira vez.

Em 1956, a equipe voltou a conquistar o título, e dessa vez o adversário foi o Barcelona de Guayaquil. De forma invicta conquistou o bicampeonato ao golear o adversário por 5 a 1, mostrando sua força no cenário nacional. Em 1957, novo título. O Deportivo Quito bateu o Aucas na decisão depois de uma campanha irregular, onde o obteve seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, ao longo da competição.

A década de 1960 começou não muito boa para o Deportivo Quito. No primeiro ano a equipe ficou com o vice-campeonato Nacional, perdendo para o América de Ambato. No entanto, desempenhou um papel proeminente no segundo campeonato nacional de futebol, torneio que foi disputado após três anos de interrupção no Equador.

O certame teve início em 16 de outubro, com a participação da LDU, Deportivo Quito, Espanha, Macará, Everest, Emelec, Barcelona e Pátria Futebol. O campus azul grana, novamente liderado pelo craque Hernán Salgado, terminou a competição na quarta colocação.

Com o fim da Liga Interadina, ou Pechincha, foi criada o Campeonato Equatoriano de Futebol, com divisão em série A e B, no ano de 1963.

A partir daí o Deportivo Quito começou a se destacar de vez no cenário nacional. Esse ano foi mágico para o plantel de Atahualpa. Com 19 rodadas invictas, a equipe levantou o primeiro campeonato equatoriano da primeira divisão, batendo na última rodada a Liga Deportiva Universitária de Quito, rival e favorita à conquista do torneio.

Desta forma, a equipe da capital chegou pela primeira vez à disputa da Taça Libertadores, mas não foi muito longe no certame continental.

Após tantas glórias o panorama mudou de uma forma muito repentina para o Deportivo. No ano de 1965 e 1966 a equipe ficou nas últimas colocações do Campeonato Nacional e acabou sendo rebaixada para a segunda divisão.

Em 1965 um decreto-lei impediu que a equipe afiliada à AFNA fosse rebaixada para a Série B. Porém, no ano de 1966 o clube da capital não teve como se salvar. Novamente ficando na última colocação, o time deixou a elite do futebol nacional.

Em 1967 começou uma nova reviravolta na história do Deportivo Quito. Após conquistar o título do acesso, a equipe voltou para elite forte como em outros anos e não deu chances para os adversários, sendo campeão em 1968.

Contudo, a década de 1970 foi a pior da história do clube. A equipe foi rebaixada no ano de 1973 e demorou várias temporadas para conseguir voltar à elite do futebol nacional. Somente em 1980 fez uma campanha arrasadora na série B, perdendo apenas uma partida e se consagrando campeã. O retorno à primeira divisão estava garantido após sete anos.

A década de 1980 serviu apenas para a equipe se afirmar entre as grandes do cenário nacional. O clube não conquistou nenhum título, porém foi vice-campeão do certame nos anos de 1985 e 1988. O grande destaque dessa década foi as oitavas de finais da Libertadores pela primeira vez, em 1989.

Os anos 2000 não começaram muito bem para o clube de Quito, com campanhas irregulares. Isso se deu até o ano de 2008, quando a equipe finalmente voltou a conquistar o Campeonato Equatoriano, quebrando um tabu de 40 anos sem título.

Títulos

Campeonato Equatoriano  1964, 1968, 2008 e 2009.
Campeonato Equatoriano da Série B: 1980.

Estádio

Estádio Olímpico Atahualpa é um estádio localizado em Quito, no Equador, a 2.850 metros de altitude.
Inaugurado em 25 de Novembro de 1951, tem capacidade para 40.000 torcedores e é utilizado pela Seleção Equatoriana de Futebol e pelos clubes Club Deportivo El Nacional, Sociedad Deportivo Quito, Club Deportivo Espoli e Club Deportivo Universidad Catolica del Ecuador.
Em 1973, ocorreu a primeira partida no estádio pelas Eliminatórias para Copa do Mundo. Foi uma das sedes da Copa América 1993 e do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 de 1995.

Apelidos El Equipo de la Plaza del Teatro, La Academia, El equipo chulla, Los Azulgrana, El Equipo de la Ciudad, La Noble Institución, Los chullas quiteños

Site
http://www.deportivoquito.com/