sexta-feira, 24 de junho de 2011

Club Deportivo Guadalajara


As celebrações foram intensas na Cidade do México e em Guadalajara. As cidades ficaram coloridas e os jogadores desfilaram pela cidade no “Carro Chivas”, elaborado para carregar o elenco pelas ruas. A torcida acompanhou de perto, lotando as avenidas, comemorando o título e o centenário do clube mais popular do México.
O Club Deportivo Guadalajara (em espanhol) nasceu no dia 8 de maio de 1906. Um grupo de amigos se reuniu com o objetivo de montar um clube de futebol. Esses jovens eram funcionários de uma loja de pérolas no México. Apoiados pelo dono do estabelecimento, o belga Edgar Evaraert, o grupo fundou o time com o nome de União Club, que dois anos depois se tornaria Club Deportivo Guadalajara ou Chivas Guadalajara, um espécie de apelido e como o time é mais conhecido.

Enquanto era um clube de futebol amador, o Chivas obteve sucesso nos torneios que disputou. O time conseguiu 12 títulos no “Futebol Primeira Força” de Jalisco. Mas foi apenas em 1943 que o clube ingressou no futebol profissional do México.
Seu primeiro técnico foi Fausto Prieto. O primeiro jogo aconteceu no dia 6 de junho de 1943, quando a equipe foi derrotada pelo Atlas por 3 a 1. O primeiro gol da história do time profissional foi marcado por Manuel López, aos 30 minutos do primeiro tempo, no Estádio Atlas Paradero. Na época, os dirigentes adotaram uma política de ter apenas jogadores mexicanos no time, o que tornou o Chivas o clube mais popular do país.
A primeira grande glória da agremiação aconteceu no dia 3 de janeiro de 1957, com a conquista do primeiro título nacional. Na final, o time bateu a equipe do Irapuato, por 1 a 0. O gol do triunfo foi do grande ídolo do clube, Salvador Reyes. Era o primeiro de 11 títulos que o Chivas ganharia no futebol mexicano.
Na temporada seguinte, o Chivas venceu mais uma final. Agora, com mais facilidade que a decisão passada, o time goleou o Atlante por 4 a 0, com mais uma bela atuação de Reyes, que marcou duas vezes. O clube conquistou o bicampeonato e entrou de vez para o grupo de grandes times do México.
Mas não parou por aí. O time conquistou seu tricampeonato vencendo uma das maiores equipes do país: o Necaxa. O jogo foi muito equilibrado, mas o Chivas saiu vitorioso com um placar por 3 a 2. A estrela do time, Reyes, desta vez não fes gols. Os gols da final histórica foram marcados por Hector Hernandez, Sabás Ponce e Diaz.
Quando a torcida do Chivas achava que já havia conquistado de vez o México, veio o tetra. Logo na temporada seguinte, com uma campanha irretocável, o time venceu o campeonato em cima de outra equipe tradicional do país: o Toluca. Mais um placar apertado: 3 a 2.
Desta vez, Reyes brilhou mais uma vez. Ele comandou o time durante todo o campeonato e marcou novamente em uma final. Completando o placar, Gutiérrez e Romero (contra) definiram a vitória do Chivas Guadalajara.
Após a seqüência de quatro títulos nacionais consecutivos, o Chivas voltou a ser campeão mexicano duas temporadas depois, mais uma vez batendo o Toluca. O time continuou sua caminhada gloriosa e venceu mais seis títulos nacionais, o último deles em 2006.
A conquista deste último título nacional foi muito comemorada não só pelo fato de o Chivas quebrar um jejum de nove anos sem conquista, mas também porque o clube comemorava o seu centenário.

Títulos
Copa dos Campeões da CONCACAF 1962

Campeonato Mexicano  1956/1957, 1958/1959, 1959/1960, 1960/1961, 1963/1964, 1964/1965, 1969/1970, 1986/1987. 1997 (Verão), 2006 (Apertura).
Copa do México 1963 e 1970.
 

Estádio

Estádio Omnilife é um estádio de futebol da cidade de Zapopan, México.
Com capacidade para quase 49.850 espectadores, o estádio é a casa do clube mexicano Chivas Guadalajara. Leva o nome de empresa mexicana de suplementos alimentares Omnilife, de propriedade do empresário Jorge Vergara. Com grama sintética, foi inaugurado com o jogo Guadalajara 3 x 2 Manchester United, com o gol inaugural de Chicharito Hernández, que jogou um tempo em cada equipe.
Abrigará as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011

Apelidos Chivas, Rebaño Sagrado, Chiverío, Campeonísimo, Chivas Rayadas, Súper Chivas.

Mascote

O nome do clube é derivado de um cabrito montês muito comum no México. Ele é conhecido por ser muito selvagem e pouco amigável. Foi daí que veio a inspiração dos torcedores para adotarem um cabrito vestido com a camisa do clube para mascote.
 
Site


http://www.chivascampeon.com/