sábado, 4 de junho de 2011

Club Deportivo Español

O Club Deportivo Español foi uma equipe do futebol venezuelano que participou no campeonato amador (Liga Venezolana de Fútbol) e da era profissional (Primera División de Venezuela).
O Deportivo Español foi um dos clubes de futebol mais antigos do país, se bem sua fundação não é precisa, pois no final da década de 20 já participava na Liga Venezolana de Fútbol na qual foi campeão na era amadora em 1946.
Quando se cria o futebol profissional venezuelano em 1957,  o Deportivo Español era a equipe mais antiga dos participantes, esse ano terminou na 4º colocação dos 6 que disputaram o campeonato profissional. Em 1958 consiguiram o vice-campeonato,  já que o Deportivo Portugués obteve um ponto a mais. Em 1959 consegue seu primeiro ( e único )  campeonato na era profissional , impondo-se ante o Deportivo Portugués, o jogador Abel Benítez do Deportivo Español anotou 15 gols, quebrando o recorde de 13 gols em 1957.
Em 1960 muda o formato do futebol profissional venezuelano , estabelecendo-se uma final com dois jogos para as duas melhores equipes, disputando o Deportivo Portugués e o Deportivo Español , ficando o  título com o primeiro. Nesse ano o Deportivo Español deixa de participar em campeonatos profissionais.

Títulos

Primera División de Venezuela 1946 e 1959