domingo, 26 de junho de 2011

Club Deportivo Estudiantes Tecos

Club Deportivo Estudiantes Tecos, é um clube de futebol que actualmente joga na Primeira Divisão do México. Tem sua sede no Estadio Tres de Marzo, no municipio de Zapopan, Jalisco que forma parte da Zona Metropolitana de Guadalajara.
Embora a fundação da Universidade Autônoma de Guadalajara foi em 1935, apareceu o Tecos UAG somente em 5 de julho de 1971, a equipe da universidade entrou para a Terceira Divisão no México, graças à iniciativa de Antonio Leano, tornando-se uma equipe de profissionais. Os Estudiantes, junto com o desaparecido Oaxtepec são até agora os únicos clubes da liga mexicana que alcançou a promoção da Terceira Divisão, sendo campeão de 1973, e ganhando o campeonato da Segunda Divisão em 1974, que lhe deu o acesso a Primeira Divisão em 1975.
Universidade Autônoma de Guadalajara
Na temporada 1993-94, consegue seu primeiro ( e único ) título da primeira divisão.
Até  25 de maio de 2009 eram conhecidos como Tecos de la U.A.G., quando mudaram seu nome pelo atual, o qual já era usado pela instituição em sua equipe da Terceira Divisão, tem rivalidade com o Atlas e o Guadalajara, seus torcedores em geral são estudantes da Universidad Autónoma de Guadalajara e habitantes de Zapopan.
Depois da renovação, a equipe não conseguiu classificar a liguilla do Apertura 2009, porém disputou o torneio Interliga 2010, que conseguiu uma das vagas a  Copa Libertadores 2010.

Títulos

Primera División de México 1993-94
Segunda División de México 1974-75
Tercera División de México 1972-73
Recopa da CONCACAF 1995

Estádio

Estadio Tres de Marzo, está situado em Zapopan, Jalisco,  municipio que forma parte da Zona Metropolitana de Guadalajara;  é a casa da equipe do Club Deportivo Estudiantes Tecos; o qual joga na Primeira Divisão do México. Possui uma capacidade para 25,000 pessoas, esta construído dentro do campus da Universidad Autónoma de Guadalajara.

Apelidos Tecos, Estudiantes, la Autónoma, Los Tecolotes.

Site

http://www.tecos.com.mx/