Pular para o conteúdo principal

Deportivo Toluca Fútbol Club S.A. de C.V.

Fundado em 12 de fevereiro de 1917, o Toluca uniu dois times do município que existiam apenas para disputas amadoras. Um, inclusive, tinha como sede uma fazenda onde os proprietários enfrentavam os peões. Mas o futebol só tornou-se coisa séria na década de 50. Até então, o clube jogava apenas torneios amistosos.
Junto com Cruz Azul, Pumas e Santos Laguna, fundou a Segunda Divisão. Levou o caneco em 1953 e nunca mais voltou para lá. Hoje, é uma das maiores instituições do país. É o terceiro maior vencedor do campeonato nacional (o Chivas tem 11 títulos e o América, 10) e dono do Estádio Nemesio Díez, um caldeirão de 27 mil lugares que recebeu as Copas de 1970 e 1986.
O nome é uma homenagem ao espanhol Nemesio Díez Riega, o melhor presidente da história do clube. Foi por iniciativa dele que o Toluca chutou para escanteio o amadorismo e ingressou na era profissional. Comprou um campo no centro da cidade e construiu o estádio para o time crescer.
No fim dos anos 60, o dirigente foi atrás de Ignacio Trelles, treinador da seleção do México nos Mundiais de 1962 e 1966. Não demorou para o técnico mostrar porque era considerado quase uma majestade. Em 1967 e 1968, foi bicampeão mexicano e ainda ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf.
Ignacio Trelles saiu antes do bi da Concacaf, em 1970, que marcou também a despedida de Nemesio Díez. Considerando-se com a tarefa cumprida, passou o bastão adiante.
Se o coronel e o tenente tinham deixado seus postos, o sargento ainda estava a serviço. O atacante Vicente Pereda liderou o time no título do terceiro nacional, em 1975. Trata-se do maior ídolo do Toluca. Atacante, não vestiu outra camiseta durante os 16 anos de carreira. Chegou em 1960 e foi embora em 1976.
Com os três fora, começou uma grave e profunda crise. Foram 14 longos anos sem comemorar nada. A fase ruim parecia que iria terminar em 1989, com a vitória na Copa do México. Parecia. Vieram mais 10 de silêncio, quebrados com o tetracampeonato, em 1998.
A retomada das conquistas serviu como um combustível. O Toluca recuperou a alegria e a torcida voltou a encher o estádio que ganhou o apelido de “La Bombonera” depois de surgirem as barra bravas. No embalo delas, até 2008, o Toluca emplacou mais cinco títulos mexicanos. E, finalmente, voltou a ser grande e a sonhar.
O paraguaio José Saturnino Cardozo tem muito a ver com isso. É o jogador que mais fez gols defendendo um time do México. Entre 1995 e 2005, foram 249 pelo Toluca. No Apertura 2002, alcançou um recorde. Marcou 29.
Agora, os Diabos Vermelhos procuram um novo ídolo. Ele poderia ter surgido em 2006, quando o time encarou tudo e todos e debutou na Sul-Americana. Foi atropelando quem passasse pela frente até as semifinais, quando caiu para o Colo Colo, do Chile. Ou, então, na Libertadores do ano seguinte. Terminou a fase de grupos em primeiro, com direito a vitória por 2x0 sobre o Boca. Mas parou no inexpressivo Cúcuta, da Colômbia, nas oitavas.

Títulos

Liga dos Campeões da CONCACAF: 1968 e 1970
Campeonato Mexicano de Futebol: 1966/67, 1967/68, 1974/75, Verano 1998, Verano 1999, Verano 2000, Apertura 2002, Apertura 2005, Apertura 2008 e Apertura 2010
Segunda División de México: 1952/53
Copa do México: 1955/56 e 1988/89
Campeón de Campeones: 1966/67, 1967/68, 2002/03 e 2005/06

Estádio

Estádio Nemesio Díez é um estádio de futebol localizado na cidade de Toluca, no México.
Inaugurado em 18 de agosto de 1954 como a casa do clube de futebol Deportivo Toluca, tem capacidade para 27.000 espectadores. Recebeu partidas das Copas do Mundo de 1970 e 1986.

Apelidos Diablos Rojos, El Equipo Escarlata, Los Choriceros, Los Rojos, El Rojo

 Site http://www.deportivotolucafc.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância